SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

De tradicional a moderna: uma reforma impecável!

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

O desejo de ter nossa casa própria acompanha uma série de preocupações e estudos acerca de sua viabilidade prática e econômica. Dar-se o luxo de comprar um terreno e construir uma nova casa pode ser ainda mais complicado e muitas vezes inviável dependendo da nossa condição financeira. 

Mas felizmente este não é o único caminho. Por estes e outros motivos, muitas pessoas recorrem à reforma e restauro como um meio de estabelecer seu lar ideal a partir de uma casa já construída. Em todo o mundo, este processo de recriar é tão praticado e valorizado, ao ponto de ser uma opção tão interessante quanto começar um projeto de arquitetura do zero. Neste caso, a criatividade vem como um pré requisito necessário, além de recursos técnicos que possam compreender esta antiga estrutura que se modernizará. 

Esta opção é sem dúvida muito atraente, pois revela uma alternativa de menor custo que, quando levada a sério por profissionais de responsabilidade, pode ultrapassar expectativas e tornar-se tão interessante quanto qualquer outro projeto bem planejado, independentemente de sua origem.

Neste obra que conheceremos hoje, os proprietários resolveram contar com a ajuda do escritório de arquitetura Metaphor para realizar uma reforma que desse nova vida a uma casa tradicional e antiga. Um sobrado para abrigar os jovens recém casados e suas crianças, totalmente renovado, que passou a oferecer muito mais elegância, além de um estilo de vida aliado aos tempos atuais e às novas necessidades da família. O resultado: 280m² de muito conforto, frescor e praticidade!

Antes: Fachada tradicional e aspecto ultrapassado

Antes da reforma, a casa possuía uma fachada tradicional, voltada para a rua e composta com tijolinhos, telhado de cerâmica e estrutura pintada de branco. Apesar de conservada, esta fachada não mais representava a aparência e estilo que os proprietários desejavam para seu cartão de visitas. Além disso, a arquitetura encontrava-se rodeada e um pouco perdida e escondida no meio das plantas. 

Antes: Uma entrada nada triunfal

Ao entrar na casa, o sentimento era de ainda mais sufocamento. Os ambientes eram escuros, com revestimentos tradicionais e sem nenhum senso estético. Para piorar a situação, os móveis rebuscados e muito antigos, não adicionavam classe ao espaço, muito pelo contrário, tornavam-no ainda mais deprimente. Uma sala que pedia por renovação e frescor, onde era simplesmente impossível receber convidados e causar uma boa impressão.

Antes: Um lugar antigo e sombio

Os espaços de circulação também pediam por uma mãozinha. A atmosfera completamente escura e sombria imperava em toda a casa, como podemos ver. Mesmo no segundo andar, faltava luz natural e artificial, com corredores e escadas tomados por um sentimento de abandono. E por conta deste aspecto, estes ambientes nunca pareciam estar limpos. Faltava cor, harmonia e uma total repaginação.

Depois: Aparência renovada!

A reforma trouxe uma sensação de renovação, modificando completamente a fachada. O resultado manteve um certo aspecto tradicional, com um portão rebuscado e uma aparência ligeiramente romântica. Mas vemos que os tons claros e a poda das plantas permitiu que a arquitetura se destacasse completamente, com uma aparência mais contemporânea e formas mais delineadas. Parece até outra casa!

Depois: Entrada e andares independentes

Ao entrarmos na casa após a reforma, nos deparamos com um novo mundo e novíssimas possibilidades. Os ambientes internos foram completamente iluminados, trazendo revestimentos ricos, tecnológicos e que se aliam a uma atmosfera clean e contemporânea.

Esta é a entrada da casa, a partir de onde descobrimos que os dois andares receberam um novo layout, que permitiu que se tornassem independentes, cada qual com sua própria cozinha, sala e suíte.

Depois: A sala do primeiro andar

Vemos que o elemento de cor trouxe uma cara nova e fresca ao lugar. Neste área da sala, localizada na unidade do primeiro andar, o ambiente é amplo, renovado, com muita madeira nos revestimentos de piso, parede e até teto, criando divisões entre os espaços sem de fato segregá-los. Aqui tudo é conectado, onde é possível admirar o lindo painel de madeira atrás da TV, que pode ser visto de qualquer canto da casa.

Depois: Uma cozinha vibrante no primeiro andar

A cozinha já víamos desde o ambiente anterior, mas agora conheceremos de perto. Sua formação é moderníssima, prática e de muita energia. A cor verde ilumina o espaço e eleva a atmosfera, acentuada e contrastada pelo revestimento metálico e pela própria madeira que cobre os ambientes. Acima do armário da cozinha, uma bancada preta recebe, junto com a marcenaria, todos os elementos necessários embutidos, em uma cozinha planejada para ser funcional e facilitar o dia-a-dia.

Depois: Apartamento independente no segundo andar

No andar superior, priorizou-se uma atmosfera minimalista e de cores neutras e frescas. As paredes foram pintadas de branco e receberam também uma belíssima textura de tijolinhos que adorna e acolhe. Além disso, os móveis foram escolhidos por suas formas leves e lineares, sem nenhum rebuscamento e em tons de madeira natural, cinza e preto. 

Um ambiente de grande ordem e despreocupação, iluminado por um projeto cuidadoso e trazendo integração entre sala de estar e cozinha, que conheceremos melhor a seguir.

Depois: A prática cozinha do segundo andar

A madeira envolve todo o espaço, estendendo-se pelo piso, prateleiras, armários, mesa e revestimentos em geral. Apenas cessa no lugar das superfícies brancas. O resultado é encantador!

Aqui vemos como foi resolvido o espaço de cozinha e sala de jantar, onde tirou-se proveito de um amplo ambiente em total conexão. A mesa incorpora-se ao mobiliário e armários, tornando o design prático e trabalhando lugares suficientes para guardar e organizar, mantendo a atmosfera limpa e minimalista.

Depois: Um banheiro clean no segundo andar

Terminamos este livro de ideias com uma visão do impecável banheiro que pertence à planta do segundo andar. Aqui a estética é de total ordem. Os revestimentos trazem tons suaves e frescos, trabalhando a principal fonte de decoração deste espaço. Além deles, luminárias pendentes em forma de gotas adicionaram mais um toque de cor. Um banheiro que vai além do óbvio, trazendo uma atmosfera de relaxamento e plenitude. Acesse este link para conhecer as plantas do projeto!

E aproveite para conhecer mais um:

Casa de praia: verdadeiro paraíso!

Gostou do resultado? Então conte pra gente sua opinião!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!