Casa polonesa com amplos interiores!

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Para quem não abre mão do conforto e de um estilo de vida mais casual, esta inspiração certamente será marcante. Conheceremos hoje uma casa polonesa que oferece abrigo do frio e muito espaço e comodidade em seu interior.

A Polônia, país integrante da Europa Central, tem em sua cultura mais de mil anos de história. Com uma tradição arquitetônica bastante rica, acompanha, também na modernidade, tendências e novas discussões que traduzem um estilo de vida contemporâneo e tecnológico. Para resolver as questões específicas de seu inverno rigoroso, vemos em seus projetos uma preocupação constante em tornar ambientes totalmente protegidos do clima e com um específico cuidado em aproveitar da melhor forma seus recursos naturais. 

Apesar de no Brasil não enfrentamos estas adversidades, encontramos nesta inspiração um link mais do que necessário, que perpassa a questão de como realizar arquiteturas que se adaptem ao meio ambiente, ofereçam proteção e ao mesmo tempo nos transportem para atmosferas interiores de verdadeiro bálsamo e acolhimento.

Esta casa que veremos a seguir, projetada pelo escritório Seweryn Pracownia, abrange um conceito de inovação, amplitude e design casual com influências do estilo contemporâneo e industrial. Para entender melhor, basta seguir em frente.

Uma fachada sólida e protetora!

O design moderno da fachadas desta casa compete com os mesmos estilos e acabamentos de casas de campo. Um primeiro passo nesta direção é dado pela cerca de madeira que circunda a propriedade, no mesmo material que reveste a base da casa. Apesar disso, seu aspecto contemporâneo é reforçado pelo uso de outros materiais como metal e plástico, além de sua forma sólida e de volumetria muito impactante. 

O projeto inspira-se o tempo todo na atitude minimalista e jogo de formas e materiais, permitindo que alguns toques e linhas específicas se sobressaiam aqui e ali. Neste caso, a simplicidade das formas, sua clareza e poucos elementos, permite uma grande presença estrutural e impressão memorial.

Fachada porterior

A partir dessa perspectiva, a casa apresenta uma volumetria mais horizontal e que se abre gentilmente para a belíssima paisagem de inverno rigoroso. Do jardim, vemos uma arquitetura de aparência leve, com janelas que se estendem do piso ao teto, e uma abertura da volumetria que recria uma varanda para aproveitar o verão. Esta área foi bastante determinada pelo uso do concreto e da madeira, materiais também usados nos interiores.

Ambientes abertos e integrados

Agora conheceremos o interior desta arquitetura. Aqui, vemos que a sala de estar trouxe um luxo casual, definido pela amplitude dos ambientes e mobiliário. Percebemos também que as paredes recriam janelas em diversos lugares e formatos, trazendo uma visão do mundo exterior sem deixar de proteger toda a casa das temperaturas extremas. 

Esta solução em planta aberta funciona muito bem tanto em ambientes muito espaçoso quanto ambientes pequenos, tornando-os fluidos, versáteis e com uma sensação de ainda mais espaço. E a estética industrial também é uma ótima opção para ambos os casos, onde vemos muito estilo e praticidade, deixando que a própria estrutura e instalações decorem os ambientes.

Ambientes que se conectam

Olhando de dentro pra fora, vemos uma grande integração visual entre os espaços internos, externos e a paisagem ao redor. Uma floresta típica pode ser apreciada ao sabor e calor de interiores totalmente aconchegantes. A sala de estar e o terraço mantêm sofás e poltronas muito confortáveis, de linhas horizontalizadas e materiais com texturas e cores simples, deixando a atmosfera leve, fresca e muito clean. Uma ideia para aproveitar!

Um banheiro minimalista

Uma casa como esta não poderia deixar de contar com um banheiro igualmente perfeito. Trabalhando formas limpas, simetria e presença linear, este ambiente tornou-se muito mais interessante do que se estivesse limitado apenas à sua funcionalidade. O espaço trabalho o conceito minimalista, com uma bancada de madeira leve sob pias em formato geométrico. Por fim, a banheira traz charme e relaxamento, revestida por concreto, que também segue pelas paredes até o espelho com iluminação charmosa.

Se você gostou de conhecer esta casa, não deixe de prosseguir:

Casa sem igual no Japão!

Você moraria em uma casa como esta? Conte pra gente o que achou!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!