Dicas inteligentes para restaurar os móveis de madeira!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

O design de interiores tem o poder de influenciar no aspecto da sua casa. A organização dos móveis no ambiente tendem a transmitir bastante da sua personalidade e de como você enxerga as possibilidades e o novo. Trazer criatividade e possibilidades para reaproveitar os espaços da casa, reaproveitar os objetos existentes na casa, é uma maneira criativa de embelezar o seu ambiente com inteligência e proporcionando um ótimo resultado final. 

decoração com móveis antigos inspiram o ambiente para uma decoração clássica e delicada e com um importante toque pessoal. Alguns móveis além de possuirem um valor sentimental, também são consideradas peças de antiguidade valiosas e fora do alcance de muitas pessoas. Quem tem a oportunidade de possuir um móvel desse, deve-se valorizar bem o que tem. Porém, algumas belas peças de mobiliário antigo pode ser adquirido por preços mais baratos, mas em muitos casos, essas peças necessitam ajustes e uma reforma. Se você gosta de trabalhos manuais, um pouco de trabalho, umas camadas de tinta e pequenos consertos, podem transformar o seu móvel antigo ou desgastado, em uma peça moderna e cheia de estilo e pronta para embelezar o seu cantinho favorito.

Por isso, nós da homify preparamos este artigo, com dicas incríveis e ótimas soluções para restaurar seu móvel de madeira! Confira!

Planeje e utilize os materiais basicos

Sala de estar  por massivum
massivum

Serie Merlin

massivum

Para iniciar o processo de restauração de móveis em madeira, primeiramente considere o local para executar o trabalho. É necessário que se um bom tenha espaço, para preparar o móvel, lixar ou para passar uma demão de tinta. A área externa da casa, ou um espaço arejado com janelas e portas é um excelente local para por o seu plano em prática. Analise o que vai ser restaurado no móvel, como a pintura, a troca dos puxadores, dobradiças ou parafusos, ou mesmo um reparo na estrutura. Isso é importante para saber quais os materiais que serão utilizados durante a restauração. Faça uma lista nos materiais e ferramentas necessárias, para garantir um trabalho perfeito e bem executado.

Escolha o móvel a ser restaurado

Apartamento - Pajuçara: Sala de estar  por LM Arquitetura | Conceito
LM Arquitetura | Conceito

Apartamento – Pajuçara

LM Arquitetura | Conceito

Escolha o móvel para executar o trabalho de reforma e restauração. Alguns móveis resistentes e de boa qualidade, podem pode ser encontrados em muitas lojas de antiguidades ou até em lojas de móveis de segunda mão. Avalie o móvel a ser comprado e e planeje de início a sua transformação. Ou dê a possibilidade de dar uma cara nova aos objetos antigos que já tem em casa e que passaram na família de geração em geração, dê a ele a oportunidade de embelezar de um jeito novo a sua decoração.

Este armário com portas espelhadas ganhou uma nova camada de tinta em cor vibrante e se transformou em móvel de destaque nesta sala de estar projetada por LM Arquitetuta| Conceito.

Pequenos consertos

Sala de estar  por Flat sheep
Flat sheep

Vintage highboard uit de jaren 60. Retro dressoir/kast of evt secretaire

Flat sheep

Analise o que vai ser restaurado no móvel, como a pintura, a troca dos puxadores, dobradiças ou parafusos, ou mesmo um reparo na estrutura. Isso é importante para saber o que deve ser substituido e quais os materiais que serão utilizados durante a restauração.

Prepare o móvel

Cadeira Pavão 1 lugar : Sala de estar  por Trapiche Carioca
Trapiche Carioca

Cadeira Pavão 1 lugar

Trapiche Carioca

Antes de começar o trabalho, prepare o móvel e siga estes passos para executar um bom trabalho:

1. Desmonte a peça com cuidado e remova puxadores, dobradiças e todas as partes removíveis de seu móvel de madeira antigo. 2. Faça uma limpeza na madeira com o uso de uma flanela macia, e uma mistura de água e álcool, para ajudar a remover gordura e sujeira acumulada com o passar dos anos. 3.Utilize uma uma lixa fina e passe em toda superfície de madeira, para remover verniz e os resíduos de tinta. 4. Aplique uma camada de tinta preparatória na madeira, que é feita com uma demão de tinta látex PVA branca. 5. Para pintar seu móvel antigo de madeira utilize tinta esmalte a base de água, da cor que desejar , aplique em sentido único, com pincel ou trincha. 6. Aplique uma segunda demão de tinta para finalizar e dar um acabamento perfeito.

Esta cadeira foi desenvolvida por Trapiche Carioca. 

Acabamentos

Sala de jantar  por homify
homify

vilanova8

homify

Existem várias técnicas e tipos de materiais para dar o acabamento que você deseja na peça. Algumas técnicas são as mais utilizadas e apropriadas para mobiliários de madeira, a pátina por exemplo, dá uma aparência envelhecida a peça, e é perfeita para decorar ambientes com estilo rústico. Se a intenção dar uma repagina e deixar novo o objeto de madeira, a laca é uma boa escolha para um acabamento brilhante com um ar moderno. 

Manutenção e decoração

Espaços de casa <3: Casa  por Meu Móvel de Madeira
Meu Móvel de Madeira

Espaços de casa <3

Meu Móvel de Madeira

Restaurar peças clássicas em madeira é uma grande ideia para uma decoração criativa e requintada. O importante é manter a manutenção desses móveis e cuida-lo para garantir que ele garanta muito mais anos de vida. Para evitar danos e não danificar a cor ou a própria madeira, uma simples manutenção diária, basta manter esse móvel limpo e polido e a madeira hidratada. Tenha cuidado e mantenha-o longe de luz solar direta, ou em um ambiente que sofra com mudanças climáticas constantes. Como por exemplo, em jardins ou em áreas muito molhadas como a área da piscina.

Com estas ideias, você vai ter um móvel de madeira restaurado, e que vai deixar sua decoração especial com toque único.

Este aparador foi desenvolvido pelos profissionais da Meu Móvel de Madeira

Gosta de móveis antigos na decoração da sua casa? Deixe seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!