Dicas fáceis para criar uma atmosfera nipônica em sua casa!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

O design e a decoração minimalista japonesa são referências internacionalmente conhecidas e adaptadas por designers, decoradores e arquitetos do mundo todo. As formas delicadas e retas em conjunto com cores suaves e materiais como o bambu e a palha, compõe ambientes que trazem a harmonia, silêncio e aconchego. 

A cultura nipônica baseia-se em seu modelo de vida e conduta social para refletir sobre aspectos importantes dentro da casa, como no caso a disposições de objetos, aproveitamento da luz natural, mobiliários baixos e retos, etc. Com o intuito de buscar mais serenidade através do ambiente e diminuir o ritmo do cotidiano, este tipo de decoração opta pelo estilo quanto menos é mais, reduzindo acessórios e liberando espaços para circulação de energia. 

O estilo japonês é uma alternativa interessante que unida a uma decoração mais contemporânea pode servir de inspiração para muitos cômodos em sua casa! Com um estilo menos sobrecarregado, você pode se inspirar a compor cores, materiais e luzes. Por isso traremos nesta matéria alguma dicas simples de como decorar e criar uma atmosfera nipônica em sua residência!

Paredes de bambu!

Cercas e painéis de bambu para áreas internas e externas.: Terraços  por Bambu Rei Eco-Design
Bambu Rei Eco-Design

Cercas e painéis de bambu para áreas internas e externas.

Bambu Rei Eco-Design

O bambu é uma planta utilizada em grande escala na construção civil e na decoração principalmente em países asiáticos. Por ser muito resistente, casas e edifícios são erguidos com o auxílio e base neste material. No design, o bambu cumpre diferentes funções, pode servir como mobiliário, pergolado, divisórias dentro da residência e paredes para jardim, como foi o caso desta parede feita pelo Bambu Rei Eco-Design que funciona também como suporte para plantas.

Luminárias de papel

Cozinhas asiáticas por TENK

A iluminação indireta e suave é algo muito importante, durante dia privilegie a iluminação natural, no entanto, no período da noite é importante considerar uma iluminação que traga calma, por isso, luminárias com cúpulas arredondadas, base de madeira e revestimento de papel de arroz, são imprescindíveis para dar um toque oriental à sua residência e criar um ambiente acolhedor. Existem estilos variados com acabamentos modernos.

Mesas baixas

Mesas baixas de madeira são uma característica marcante da decoração japonesa, pois as pessoas se reúnem ao entorno desta, sentadas no chão sob almofadas. Normalmente constrói-se uma estrutura acima do nível do chão de maneira que seus pés possam ficar embaixo da mesa. No entanto, você pode adaptar o estilo ao construir uma mesa de madeira com assentos almofadados em que você possa inclusive cruzar as pernas ao sentar.

Móveis baixos

Quartos  por von Mann Architektur GmbH
von Mann Architektur GmbH

Schlafzimmer Dachgeschoss

von Mann Architektur GmbH

Os móveis exercem um papel importante para a decoração com estilo japonês, normalmente seus formatos retos e minimalistas unem-se ao fato de serem mais baixos, já que é comum no Japão as pessoas comerem e dormirem próximas ao nível do chão. Por isso, mesas de cabeceira e camas, também chamadas de shikibuton, são ótimas escolhas quando o assunto é decoração oriental.

Opte pelo mínimo

Ser minimalista não é questão de faltar objetos, mas sim de entender que alguns poucos objetos necessários fazem toda a diferença no visual. Por isso, capriche no acabamentos, na escolha dos móveis e materiais. Janelas grandes com madeiras delicadas, móveis e pisos de madeira, plantas e alguns pequenos toques como quadros e um ou outro objeto de cerâmica podem trazer o charme ao espaço.

Bonsai

Bonsai é uma palavra japonesa que significa árvore no vaso que se refere à uma técnica de manter espécies de árvores num formato miniatura. Colocar um bonsai perto de sua janela, na sua sala de estar ou na entrada de casa pode ser toque delicado à sua decoração. Experimente colocar pedras e cristais ao redor da pequena árvore.

Tatame

O tatame é uma alternativa muito prática e confortável principalmente para quem tem crianças em casa, pois mantém o piso numa temperatura agradável e amortece colisões. O tatame funciona como uma segunda pele para o solo, você pode deitar ou sentar sobre ele pois seu material constituído por base de palha de arroz ou material sintético revestido com tecido, proporciona maciez. Você pode revestir o piso de uma cômodo da casa com o tatame, ou apoiar a sua cama sobre este material em uma plataforma de madeira.

Quais destas dicas é a ideal para te ajudar a decorar sua casa num estilo mais zen?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!