Uma casa exclusiva e singular

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Todo mundo gosta ou deseja uma casa ampla, com pé-direito elevado, com grandes vãos livres e aberturas generosas, com ambientes iluminados pela luz natural abundante e integrados entre si e com o espaço exterior e repleta de jardins e vegetação exuberante. Este casarão, que apresentaremos hoje, reúne todas estas características citadas acima, mas ainda faltava o toque de personalidade e requinte. Para isto, o estúdio Breno Santiago Arquitetura e Interiores foi contratado com a missão de dar uma identidade própria a cada ambiente e distribuir de maneira equilibrada os móveis e o acervo de obras de arte da família de proprietários. 

Além disto, trata-se de uma família apaixonada por bons pratos e que adora receber amigos e familiares para compartilhar momentos agradáveis e sabores especiais. Portanto, o casarão necessitava de um espaço adequado para reunir amigos e familiares em torno de mesas e panelas. 

Confira a seguir mais detalhes e imagens desta residência contemporânea imponente, que conta com peças icônicas do design nacional e internacional e que combina materiais de acabamento de alta qualidade com elementos em marcenaria feitos sob medida e que agregaram personalidade e funcionalidade aos ambientes.

Acesso principal

Dois vasos de plantas marcam a entrada principal. O acesso à residência se dá através de uma porta de madeira de folha dupla e protegida pela marquise metálica em balanço. 

Mobiliário

O tour pela casa tem início no living room. O living room possui espacialidade marcante devido ao pé-direito duplo e à presença abundante de luz natural. As cores neutras e o piso de madeira servem para realçar o mobiliário e as obras de arte que ornamentam os ambientes. Na sala de estar se destaca as duas poltronas Diz, desenhada por Sérgio Rodrigues em 2001, com estrutura em madeira maciça, assento e encosto em compensado moldado em dupla curvatura folheado em madeira de lei, que emprestam suas qualidades estéticas ao ambiente.

Sala de estar

Além das poltronas Diz, ícones do design nacional, a sala de estar é composta de um sofá na cor cinza, duas poltronas com estofado aveludado na cor preta , tapete de estampa floral na cor preta, mesa de centro com acabamento em laca branca e uma tela na cor vermelha, que combinadas com as almofadas, dá um toque de calor e cor ao ambiente, tornando o mais sofisticado e vibrante.

Sala de TV

O home-theater possui paredes na cor cinza, cuja neutralidade serve para realçar o mobiliário e os acessórios que ornamentam o ambiente. O home-theater é composto de um sofá com chaise na cor branca, duas poltronas Mole, também desenhada por Sérgio Rodrigues, mesa de centro almofadada, na cor vermelha, mesa de canto com acabamento em laca amarela, lareira a gás com pedras vulcânicas, uma tela amarela, que dá um toque de cor ao ambiente, e um tapete de cor neutra. A combinação de móveis de design contemporâneo e moderno, de cores neutras e vibrantes cria um ambiente mais personalizado e aconchegante. 

Para obter mais informações sobre como decorar com poltronas clássicas do design, leia este artigo.

Sala de jantar

A sala de jantar é composta de mesa de jantar de madeira, conjunto de cadeiras de estrutura de madeira e assentos e encostos revestidos de couro, na cor bege, combinando com as paredes, tapete na cor azul, uma tela na cor vermelha e duas luminárias com pendentes de forma oval, que realçam a elegância e a sofisticação do ambiente. Além do requinte do ambiente, a sala de jantar ainda proporciona vistas privilegiadas para o jardim externo através de uma ampla abertura com esquadria metálica na cor reta, que emoldura a vista para o jardim vertical que torna o jardim mais exuberante. 

Cozinha

Na cozinha predomina a combinação de cores branca e preto, que criam uma atmosfera elegante e arrojada. O piso de porcelanato na cor bege prioriza a funcionalidade e durabilidade. Os armários inferiores planejados de madeira, na cor preta, combinam com os armários superiores de portas de vidro pintado. Os eletrodomésticos em aço inox também desempenham um papel importante na decoração da cozinha, que se integra naturalmente com a sala de almoço, que é uma extensão do ambiente da cozinha. 

Dormitório masculino

No quarto do menino a combinação de elementos de marcenaria com o papel de parede de listras verticais, nas cores azul e bege, resultou em um ambiente mais personalizado e aconchegante. Os elementos em marcenaria como as prateleiras e nichos de madeira, que servem para armazenar objetos decorativos, a bancada de estudos e a cabeceira da cama deram o toque de aconchego e personalidade ao ambiente. Peças icônicas como a cadeira Gohst Chair, desenhada pelo aclamado designer francês Philippe Starck, incrementa a decoração do dormitório. 

Dormitório feminino

O quarto feminino também teve sua decoração incrementada com papel de parede de estampa floral na cor rosa, que deu um toque mais feminino e mais delicado ao ambiente. Além do papel de parede, a cabeceira de cama estofada, na cor rosa, o recamier de estofado rosa, almofadas coloridas e o criado mudo de design vintage e cor amarela complementam a decoração do ambiente, tornando-o mais elegante e personalizado.

Closet

Infelizmente não dispomos das imagens da suíte do casal, mas apresentamos o espaço do closet. No closet obviamente buscou-se a praticidade na organização e na localização das roupas. A maior parte das roupas e acessórios fica à mostra, facilitando sua localização e a ordem. As portas espelhadas, além de ampliarem a sensação de profundidade espacial do closet, agregaram também funcionalidade e requinte ao ambiente. 

Espaço gourmet

Algumas residências investem na área de lazer com piscina, em uma adega de vinhos, em uma galeria para acomodar o acervo de obras de arte da família ou no caso dos proprietários deste casarão, no espaço gourmet. Como os proprietários são apaixonados pela boa culinária e curtem receber os amigos e familiares para desfrutar o prazer de boas companhias e servir-lhes bons pratos, o espaço gourmet recebeu atenção especial. Além dos equipamentos indispensáveis para o preparo dos mais variados pratos, como forno e churrasqueira a gás, o espaço foi decorado para servir de ponto de encontro e para estimular a convivência de familiares e amigos em um ambiente descontraído e elegante.

Espaço de convivência

O espaço gourmet conta com uma sala de jantar e sala de TV integrados, formando um grande salão de festas e confraternizações. Além do mobiliário simples e confortável, as amplas aberturas garantem a entrada de luz e ventilação naturais abundantes. Além disto, as portas janelas permitem aos moradores e convidados desfrutarem das vistas para os jardins que circundam a residência. Um dos destaques do ambiente é a mesa rústica de madeira que dão um toque rústico e colonial ao ambiente, fazendo o contraponto com o mobiliário e acabamentos mais nobres.

Varanda

O espaço gourmet é interligado com a varanda, graças às amplas portas de vidro com esquadrias de alumínio na cor preta. A varanda é composta de um espaço lounge e uma sala de jantar aberta, que conta com uma mesa de madeira e cadeiras feitas de bambu. A madeira é presença marcante em todos os ambientes, seja no mobiliário, seja no piso ou nos elementos em marcenaria. Aqui, no espaço lounge o painel de madeira serve de suporte para a TV e dá um toque rústico ao ambiente. 

Área de lazer

A varanda por sua vez se comunica diretamente com o jardim externo situado na parte posterior do terreno. Além do ambiente requintado e agradável com piso de mármore, a varanda proporciona vistas privilegiadas para o jardim e para a piscina, tornando o ambiente mais aprazível e sofisticado. 

Para saber mais sobre projetos de varandas e terraços, visite nossa sessão especial dedicada a este ambiente, clicando aqui

Em quais ambientes desta casa você se inspiraria para decorar sua casa? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!