Cozinha planejada com ilha: vantagens e +20 modelos para se inspirar

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Cozinha planejada com ilha: vantagens e +20 modelos para se inspirar

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Casa Horto OBM 79: Armários e bancadas de cozinha  por Maria Claudia Faro,
Loading admin actions …

Uma cozinha planejada com ilha é o grande sonho de consumo da maioria das pessoas. Esses modelos de cozinha já eram muito comuns nos Estados Unidos antes de ficarem populares no Brasil. Aliás, foi por causa do estímulo do cinema norte-americano que os projetos de arquitetura e interiores brasileiros começaram a ganhar esse estilo também. Se você acha as cozinhas com ilha muito bonitas, aproveite para saber mais sobre as vantagens desse modelo e veja lindas ideias para usar como inspiração na hora de planejar a sua. 

O que é uma cozinha planejada com ilha?

Casa de Campo - Quinta do Lago - Tarauata: Cozinhas  por Olaa Arquitetos,
Olaa Arquitetos

Casa de Campo – Quinta do Lago – Tarauata

Olaa Arquitetos

Uma cozinha com ilha é aquele modelo de projeto em que no centro do ambiente há um móvel multifuncional e solto dos demais. Esse móvel pode ser grande ou pequeno e sua principal utilidade é servir como uma bancada de serviços mesmo, para que os usuários tenham mais espaço para o preparo das refeições.

Atualmente, nos projetos de cozinha moderna, as ilhas podem servir como suporte para a pia, para o cooktop e também é muito comum ver extensões da ilha para a mesa ou para um balcão de refeições. Além de tudo, a parte interna da ilha também pode ser utilizada como armário para o armazenamento de alimentos ou de louças.

Vantagens de ter uma cozinha planejada com ilha

Esse móvel é uma opção realmente útil e vantajosa para trazer mais praticidade à rotina, sem esquecer do valor estético. A ilha deixa a cozinha mais acolhedora, pois é um móvel no qual as pessoas se reúnem para as atividades culinárias.

Na hora de pensar no seu projeto, pode escolher entre uma cozinha com ilha modular ou então modelos de cozinha planejada feita em marcenaria. A escolha ideal deve considerar o tamanho do seu espaço, as particularidades que podem exigir móveis de tamanhos muito específicos e, claro, o quanto você deseja investir em um projeto de cozinha.

Então, em resumo, ideias não faltam para pensar em modelos de cozinha planejada com ilha central que satisfazem todos os gostos e necessidades. Para garantir que a sua nova cozinha ou mesmo seu espaço gourmet com ilha fique perfeito, a dica é que faça o projeto com um arquiteto ou designer de interiores.

Esse profissional ajuda a economizar e a fazer escolhas inteligentes, pensando em todos os detalhes. Para se inspirar, veja maravilhosos modelos de cozinha planejada com ilha, para ambientes de todos os tamanhos, sugeridos pelos profissionais cadastrados na homify.

1. Cozinha moderna neutra

Cozinha centralizada: Armários e bancadas de cozinha  por Revisite,
Revisite

Cozinha centralizada

Revisite

Nesse projeto, a cozinha é integrada com os demais ambientes sociais da residência, então esse conceito de ilha veio a calhar, pois otimiza a integração dos espaços. Nesse caso, a ilha foi utilizada para receber o cooktop e também um cantinho para café. 

2. Cozinha planejada moderna

Apartamento Itacorubi Gran Classic 1: Cozinhas  por ANNA MAYA ARQUITETURA E ARTE,
ANNA MAYA ARQUITETURA E ARTE

Apartamento Itacorubi Gran Classic 1

ANNA MAYA ARQUITETURA E ARTE

Essa maravilhosa cozinha traz muito espaço para o preparo das refeições e tem um design inspirador que só uma cozinha planejada em marcenaria consegue oferecer. Ao fundo, um amplo armário com cristaleira e, na frente, uma ilha que foi acoplada à lateral do balcão para que formassem um único móvel.

3. Cozinha com ilha central em conceito aberto

Casa Horto OBM 79: Armários e bancadas de cozinha  por Maria Claudia Faro,
Maria Claudia Faro

Casa Horto OBM 79

Maria Claudia Faro

Se você tem uma casa e adora cozinhas abertas, arejadas e bem iluminadas, esse modelo certamente é uma fonte de inspiração. A ilha foi utilizada como bancada de refeições rápidas e também recebeu a pia.

4. Cozinha com ilha em pegada campestre

Com madeira, tijolinhos à vista e um pé-direito alto, essa cozinha com ilha central remete às casas de campo, bem espaçosas e com família grande. Nesse modelo a ilha é maior, com espaço para refeições, cuba e cooktop.

5. Cozinha com cooktop na ilha central

Living Urbano de Praia: Armários e bancadas de cozinha  por Mais Art & Design,
Mais Art & Design

Living Urbano de Praia

Mais Art & Design

Já se você prefere cozinhas bem modernas com um design mais sofisticado, esse é um maravilhoso modelo para se inspirar. A ilha é bem pequena, apenas para o cooktop, recebendo um tampo de granito branco e laterais em vidro para proteger quem está na mesa e coifa.  

6. Cozinha conceitual com ilha no centro

Para essa cozinha, a ideia foi projetar um conceito de sereísmo expressado nas cores leves que remetem ao mar e no desenho do revestimento da parede. No centro, uma linda ilha que serve como mesa para até 5 pessoas.

7. Cozinha com bancada alta

Esse é um modelo diferente, ideal para utilizar em espaço gourmet ou cozinhas com estrutura para mais pessoas.  

8. Ilha para cozinha grande e moderna

Residência Zona norte: Armários e bancadas de cozinha  por RHAJA ARQUITETURA,
RHAJA ARQUITETURA

Residência Zona norte

RHAJA ARQUITETURA

Se você tem uma cozinha bem espaçosa, pode fazer uma ilha proporcional que serve tanto como bancada para cozinhar quanto como mesa para vários lugares.   

9. Cozinha planejada moderna branca

Apartamento Cond. Maison Isabel: Armários e bancadas de cozinha  por RI Arquitetura,
RI Arquitetura

Apartamento Cond. Maison Isabel

RI Arquitetura

Essa é mais uma cozinha bem moderna e espaçosa, além de completa, com tudo o que é necessário para receber família e amigos com conforto. Na ilha, espaço para cozinhar com proteção de vidro e uma mesa acoplada.

10. Cozinha com ilha sofisticada

Estilos e materiais não faltam para elaborar projetos de cozinhas sofisticadas e de alto padrão. Esse modelo em tons de cinza e madeira recebe uma ilha com fogão e, ao lado, uma ampla mesa.   

11. Cozinha espelhada com ilha

Living Urbano de Praia: Armários e bancadas de cozinha  por Mais Art & Design,
Mais Art & Design

Living Urbano de Praia

Mais Art & Design

O efeito dos revestimentos espelhados nas portas dos armários reflete em toda a cozinha, deixando-a ainda mais agradável para receber a família e convidados em volta da ilha central, aguardando pelas refeições.  

12. Cozinha pequena planejada com ilha

Mesmo se você tiver uma cozinha pequena, uma ilha pode ser planejada para o seu ambiente. Veja que lindo esse modelo com tampo de granito preto que serve como bancada de serviço e de refeições rápidas. É uma verdadeira economia de espaço.  

13. Cozinha com ilha estilo mediterrâneo

O conforto visual é o ponto alto dessa linda e delicada cozinha com ilha em estilo mediterrâneo. Perfeita para quem gosta de ter paz e tranquilidade nos momentos culinários.  

14. Cozinha com ilha central mesclando rústico e industrial

espaço gourmet: Armários e bancadas de cozinha  por +2 Arquitetura,
+2 Arquitetura

espaço gourmet

+2 Arquitetura

A utilização da madeira mesclada com o concreto aparente e o alaranjado vibrante deixou essa cozinha espaçosa muito confortável. A ilha é o complemento perfeito que traz mais vida ao ambiente.

15. Cozinha com ilha prática e funcional

Cozinha prática: Cozinhas embutidas  por Revisite,
Revisite

Cozinha prática

Revisite

Toda em cinza e com design muito moderno, essa cozinha foi projetada com o objetivo de oferecer toda a praticidade e funcionalidade solicitada pela cliente.

16. Cozinha em preto, branco e madeira

Mesmo com cores mais escuras em contraste com o branco, essa cozinha é muito arejada e iluminada. A ilha central comporta a cuba e o cooktop com uma linda mesa de madeira na sua extensão.  

17. Cozinha pequena com ilha na parede

A ideia da ilha é ficar solta no centro da cozinha, mas nem sempre o espaço permite essa disposição da mobília. Então, a ilha pode ser embutida, encostada na parede, para ganhar espaço sem perder o conceito. 

18. Cozinha com bancada multifuncional

Nessa cozinha pequena e integrada, a ilha serve como um divisor de ambientes, além de ter espaços para o armazenamento de louças e eletros, tudo com muita modernidade e sobriedade.  

19. Cozinha em conceito aberto com ilha grande

Cozinha em conceito aberto: Cozinhas embutidas  por Igor Cunha Arquitetura ,
Igor Cunha Arquitetura

Cozinha em conceito aberto

Igor Cunha Arquitetura

A ilha é uma peça muito bonita e que, dependendo do tamanho, pode ser colocada entre sala e cozinha para ter utilidade dos dois ambientes.  

20. Cozinha integrada romântica

A casa Rosa: Cozinhas embutidas  por AL Interiores,
AL Interiores

A casa Rosa

AL Interiores

Por fim, um modelo de ilha bem simples e pequena, mas em uma composição charmosa e cheia de personalidade para você ver que não necessita de muito investimento para ter sua cozinha com ilha.

Qual modelo de cozinha com ilha combina mais com você?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!