Armários de cozinha na medida certa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Armários de cozinha planejados têm uma vantagem óbvia: são sob medida para o espaço que se tem disponível. Mas o bom disso é que, não importa se os armários são numerosos ou poucos, cada um deles é pensado para organizar ao máximo as coisas da cozinha.

Assim, pode-se ter a cozinha dos sonhos, seja ela ou pequena, já que tudo terá seu lugar. É muito comum que os armários sejam brancos, mas o uso de cores também faz sucesso nos projetos de armários para cozinha.

Os armários para cozinha podem ser superiores ou inferiores. Os inferiores geralmente vêm embutidos na base de gabinetes de cozinha que apresentam um tampo com pia. Mas eles podem também servir de base para uma bancada de trabalho.

Os materiais mais comuns utilizados nos armários de cozinha são o aço e a madeira, que são práticos e bonitos. Eles também podem ter portas inteiriças ou envidraçadas.

Na seleção de imagens que apresentamos a seguir, você vai encontrar belos e funcionais armários de cozinha pensados para os mais variados espaços. Com certeza, você vai encontrar aqueles que ficariam perfeitos na sua cozinha!

Madeira nobre

Lapa | Decorados: Cozinhas modernas por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Lapa | Decorados

SESSO & DALANEZI

Nesta bela cozinha planejada, o que salta aos olhos é o uso da madeira nobre nos armários superiores e inferiores. Nos superiores, há nichos abertos e também iluminação embutida na parte de baixo. Nos inferiores, micro-ondas, fogão e cooktop são embutidos, dando uma aparência homogênea ao mobiliário. Sobre a pia e a bancada, um espelho comprido dá a visão total do resto do espaço e ainda confere brilho a ele. O resultado é uma cozinha prática, aconchegante e com toques elegantes. Para outras dicas sobre armários de cozinha, leia este artigo.

Branco e azul

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Cozinhas clássicas por Samara Barbosa Arquitetura
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

No projeto deste apartamento com estilo contemporâneo realizado por Samara Barbosa Arquitetura, em que os tons neutros predominam, mas, no entanto, são aplicadas pinceladas de azul e amarelo, a cozinha segue o conceito à risca. Amplo e com uma base branca, o espaço conta com muitos armários na mesma cor, tanto superiores quanto inferiores. Além disso, em torno da geladeira e do freezer, está instalado um grande armário com portas, gavetas e nichos. Os toques de azul aparecem no friso em toda a extensão do gabinete da pia e dos armários inferiores, enquanto a cor amarela aparece nas cadeiras da área de refeições. O piso de porcelanato em grandes lajotas e tom neutro dão aconchego à cozinha.

Branco e azul II

Aqui neste apartamento em estilo moderno, a proposta é um pouco diferente: os armários inferiores são brancos e os superiores, com portas em azul escuro. Como a cozinha à praticamente um corredor, os armários se estendem por toda a parede, tanto de um lado quanto do outro. Na bancada da pia, o tampo é preto e a parede acima dela é de pastilha cerâmica cinza. Já no lado oposto, os armários inferiores totalmente brancos são acompanhados por prateleiras na mesma cor. A parede que serve de fundo a eles tem estampa colorida que imita linhas de metrô, o que dá um ar urbano e divertido à cozinha.

Azul e cobre

apto cobre/blue: Cozinhas modernas por Casa100 Arquitetura
Casa100 Arquitetura

apto cobre/blue

Casa100 Arquitetura

Integrada à sala de estar, a cozinha deste pequeno apartamento serve ainda de sala de jantar, quando a bancada central se abre e traz à vista quatro cadeiras de madeira. Em tão pouco espaço, os armários da cozinha precisam ser otimizados. Assim, além dos armários inferiores na bancada da pia, há ainda vários armários superiores e um armário aberto que abriga a geladeira e pequenos eletrodomésticos. A harmonia entre eles se dá pelo tom vibrante de azul, que contrasta com as prateleiras de madeira no alto da parede e com a bancada-mesa de jantar. Um toque especial fica por conta dos pendentes em cobre, que se harmonizam perfeitamente com os armários azuis. A imagem é de Quadra 2 Fotografia.

Ton sur ton

Em outro apartamento pequeno, os armários na cozinha ajudam a otimizar o espaço. Nesta cozinha sob medida, os armários inferiores e superiores – com portas e gavetas – jogam com a alternância de dois diferentes tons de azul, um mais escuro e o outro claro, o que dá leveza ao ambiente e também mais personalidade. Para quebrar um pouco as tonalidades frias, a parede junto ao fogão e onde está instalada a coifa é em vermelho vivo. O resultado é um ambiente moderno e bonito. A imagem é de Maíra Acayaba.

Branco e cinza

Nesta cozinha ampla, o branco puro é a cor que predomina noa armários superiores e inferiores, assim com o na ilha central. Mas o cinza prateado dos eletrodomésticos contrasta suavemente com o branco puro, que aparece também no piso. O ambiente todo é funcional, com espaço para todos os utensílios e objetos de uso em uma cozinha. Nada fica aparente e a sensação é de limpeza e claridade. O efeito de tudo isso é uma cozinha moderna e muito bem planejada. 

Branco e madeira

Apartamento Vila da Serra: Cozinhas minimalistas por Carmen Calixto Arquitetura
Carmen Calixto Arquitetura

Apartamento Vila da Serra

Carmen Calixto Arquitetura

Separada da sala de jantar por uma parede de vidro fosco, esta cozinha tem tudo que é necessário. Os armários brancos, tanto os inferiores quanto os superiores, dão um aspecto clean ao ambiente. Os detalhes em madeira contribuem para conferir aconchego ao espaço. O micro-ondas se encontra em um nicho de madeira, ao lado da coifa. Já os demais eletrodomésticos são todos na cor cinza, o que dá unidade ao projeto e se harmoniza com o mobiliário branco. A imagem é de Rodrigo Marcandier.

Preto

Integrada à sala de jantar por uma porta de correr, esta cozinha se destaca pelo mobiliário preto, que lhe confere sofisticação. O gabinete da pia tem portas e gavetas com puxadores de metal, enquanto os armários superiores têm nichos na parte inferior onde estão acondicionados pequenos eletrodomésticos e livros, entre outras coisas. Na parede lateral um armário também preto com grandes nichos recebe o mesmo tipo de objetos, além de ter um forno e um frigobar embutidos. Perfeito para uma pessoa sozinha ou casal sem filhos. A imagem é de Elson Gomes. 

Preto II

Nesta enorme residência de propriedade de um jovem empresário solteiro, a cozinha é totalmente aberta e voltada para a sala de jantar. A persiana branca esconde amplas janelas e, junto com o piso claro, contrabalança a cor preta dos armários inferiores e superiores, a qual ajuda a conferir sobriedade na medida certa ao ambiente. Os tampos dos gabinetes das pias e das bancadas, porém, são brancos ou bege. Os armários têm puxadores em metal, que se harmonizam com o cinza-prateado dos eletrodomésticos.  

Madeira e amarelo

Residência Goiânia/GO: Cozinhas modernas por Donakaza
Donakaza

Residência Goiânia/GO

Donakaza

A cozinha deste pequeno apartamento é aberta para a sala de estar, estando separada dela por uma bancada preta com banquetas amarelas. Os armários superiores e inferiores da cozinha procuram manter uma paleta de cores neutras, como bege e branco. Assim, eles são em madeira, que proporciona aconchego, e, no caso de dois pequenos armários superiores, amarelos, o que torna o ambiente levemente vibrante e se harmoniza com as banquetas. Já o tampo do gabinete da pia é preto, equilibrando o jogo de cores claras. A imagem é de Viviane Ramos.

Como seriam os armários da cozinha ideal?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!