A casa do sonho americano

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O sonho americano, ou american dream, é um conjunto de ideais que expressam o ambiente de liberdade e oportunidades existente naquele país, que possibilitam e até mesmo incentivam as pessoas a buscar o sucesso e a prosperidade através do seu trabalho e esforço individual. Este ideal é que permite a mobilidade e a ascensão social das pessoas, independentemente de suas classes ou circunstâncias de nascimento. O sonho americano é vastamente difundido pelo cinema e pela cultura de massa norte-americana. E, existem algumas imagens que simbolizam o sonho americano, como a casa de madeira pré-fabricada marcada pelas amplas varandas e telhados de inclinação acentuada, que acomodam no sótão os dormitórios.

Homift apresenta hoje a casa do sonho americano. Localizada em Düsseldorf, na Alemanha, e denominada Casa Aberta, a casa do sonho americano é tal como nos EUA, oferecida no catálogo da empresa The White House American Dreams Homes GmbH, especializada em construção de casas pré-fabricadas em estilo americano. A casa é organizada em dois pavimentos e foi construída inteiramente em madeira. O seu interior proporciona aos moradores amplos espaços de convivência e espaços íntimos aconchegantes, que asseguram o conforto e o bem-estar dos moradores.  

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta residência sensacional? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa de madeira pré-fabricada de estilo americano nos transporta para o mundo do cinema e desperta a nossa fantasia.

Por quê a madeira?

As casas de madeira são o tipo de construção de mais comum nos EUA. Isto se deve primeiramente pela questão cultural, que vem de longa data. Devido a abundância de madeira no país, as construções em madeira sempre foram mais viáveis economicamente do que as casas de alvenaria. Além disto, a madeira apresenta um ótimo desempenho térmico e alta resistência mecânica. O que significa dizer que as casas de madeira resistem com eficiência aos terremotos e tornados, que atingem o país. Portanto, os americanos têm razão em investir neste tipo de construção. Não à toa a casa de madeira materializa o sonho americano, já que adquirir uma casa destas é prova de sua prosperidade e ascensão social.

Fachada frontal

A Open House ou Casa Aberta foi construída em Düsseldorf. Esta unidade é caracterizada pelo revestimento em madeira, pintada de branco, pelo telhado de forma tradicional e de inclinação acentuada e pelas amplas sacadas na parte frontal e na parte posterior. Tirando proveito das vantagens do desenho do telhado, que permite a utilização do espaço sob a cobertura como área útil, o programa de necessidades foi distribuído em dois pavimentos. A garagem acomoda dois carros e o espaço sobre a garagem foi aproveitado como home-office.

Living room

No interior da residência, especialmente nos espaços de convivência, predominam os espaços integrados e abertos para a o espaço exterior. O living room abriga a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar. As paredes e o teto são predominantemente brancos e o piso de madeira serve para quebrar o domínio do branco e também para realçar a sensação de aconchego do ambiente. O mobiliário de madeira dialoga com a arquitetura e dá um toque rústico e mais personalidade ao ambiente.

Sala de estar

As janelas de esquadrias de madeira são amplas e proporcionam uma visão da paisagem externa em quadros, além de permitir a entrada abundante de luz natural.

A sala de estar conta com uma estante embutida, que serve para armazenar objetos decorativos e artigos pessoais da família, que dão um toque de personalidade ao ambiente. O mobiliário pertencente à família inclui peças de madeira de estilo rústico, como a mesa de centro, que realça o estilo campestre e a atmosfera informal e dá um charme especial ao ambiente.

Sala de jantar

A sala de jantar está conectada com a varanda que circunda a residência e proporciona aos moradores, portanto, vistas agradáveis para os jardins circundantes. O mobiliário se destaca pelo estilo campestre e pela aparência patinada da mesa de jantar e do conjunto de cadeiras de madeira, que agregam charme e dão um toque shabby chic ao ambiente.

Para obter mais informações sobre como incrementar a decoração da sua casa com móveis de madeira, leia este artigo com ideias e dicas preciosas.

Cozinha

A cozinha é um dos grandes destaques desta casa de estilo americano. Espaçosa e bem iluminada, devido às amplas janelas de caixilhos de madeira, a cozinha está organizada em forma de L e conta com móveis planejados de madeira, feitos sob medida para o projeto, além de uma bancada central em forma de ilha. As bancadas são revestidas de granito, na cor preta. Detalhes como os puxadores dos armários e a cuba de apoio da pia dão um toque campestre e realçam o charme do ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Quarto

Os dormitórios estão todos situados no pavimento superior. O projeto aproveitou o espaço residual sob o telhado de inclinação acentuada para acomodar os quartos dos filhos e do casal. O sótão por si só, pela sua configuração espacial de planos oblíquos, realça a sensação de aconchego e intimidade. O piso de madeira e as paredes de madeira realçam a sensação de calor e acolhimento, enquanto o mobiliário de madeira de estilo vintage e detalhes como o lustre de estilo provençal dão um toque de elegância e requinte ao ambiente.

Área externa

A varanda é um elemento fundamental nas casas de estilo americano. Esta casa possui varandas frontais e uma varanda situada na parte posterior da casa, que proporciona aos moradores um ambiente privativo e relaxante em contato direto com a paisagem natural circundante. Nos dias mais quentes, na primavera e durante todo o verão, os moradores aproveitam este espaço ao ar livre para tomar café da manhã e curtir a atmosfera tranquila e agradável da varanda. O mobiliário de madeira e de fibras naturais realça o estilo rústico e campestre do ambiente.

Você gostaria de habitar uma casa de estilo americano?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!