Sinta a natureza em casa!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Que delícia seria poder deixar a natureza entrar dentro de casa e se incorporar à vida cotidiana de forma espontânea e simples! O bom é saber que isso é possível com algumas ações que não têm nada de complicado.

Plantas, jardins internos ou de mesa, móveis de madeira, fornos à lenha ou lareiras, bichinhos de estimação e presença do sol e do ar circulando, tudo isso facilita a sensação de se estar junto à natureza.

Não há segredos: basta arregaçar as mangas e dar uma arejada (literal, inclusive) nos ambientes, incluindo neles elementos que remetem ao verde e à vida ao ar livre. Você logo perceberá que o espaço em que mora está mais puro, mais leve, mais fresco, mais vivo, mais aconchegante, mais luminoso – e mais feliz!

Acompanhe agora nossas dicas para uma vida junto à natureza mesmo na cidade e desfrute de um grande bem que só a simplicidade e perfeição do mundo natural é capaz de proporcionar!

Verde: coloque plantas em casa!

Esta é a dica mais óbvia que se poderia dar a respeito do assunto: distribua plantas e flores pela casa, mas sem exagerar. Procure o equilíbrio e a a sua casa pulsará de vida! No projeto de Meire Lemes Designer de Interiores, fartas folhagens formam uma bela parede verde junto a uma estante e um piano de cauda, tornando a sala de estar mais viva e encantadora. Mas existem outras formas de se utilizar plantas na casa: em vasos com folhagens, suculentas, cactos, arbustos pequenos ou grandes, árvores pequenas, bonsais e até paredes verdes, com estrutura para vários vasinhos, ou ainda espécies florais como lavanda. No caso de flores, violetas e flores-de-lis são lindas e bastante resistentes, se bem cuidadas. Também é possível alegrar a casa com vasos de vidro, cristal ou cerâmica com flores campestres, margaridas, rosas, crisântemos, entre outros. Já se quiser sofisticação e beleza delicada, recorra às orquídeas, verdadeiras obras de arte da natureza.

Sol: não esconda a janela atrás dos móveis!

Salas de estar modernas por AVENIR & SERENITE PATRIMOINE
AVENIR & SERENITE PATRIMOINE

Salon – séjour de 33 m²

AVENIR & SERENITE PATRIMOINE

Ter luz natural abundante dentro de casa é um privilégio que não toca a todos. Se o sol entra fartamente pelas suas janelas, não as esconda atrás de móveis e cortinas. Procure deixar a sala de estar (ou qualquer outro ambiente) se banhar na luz do sol sempre que possível, aquecendo o ambiente para a noite, impedindo a umidade e o mofo de se instalarem, alegrando o espaço com sua luminosidade natural e seu calor. Pense no prazer e no bem que fará à sua saúde se todo dia se permitir alguns minutos sob a luz direta do sol. Claro, não se esqueça de usar filtro solar para neutralizar a ação dos raios prejudiciais, mas se deixe aquecer pelo sol da manhã e do final da tarde, que criam atmosferas tão impressionantes ao nosso redor. 

Vento: pense na circulação de ar!

Paredes  por Hain Parkett
Hain Parkett

Hain Parkett Landhausdielen

Hain Parkett

Uma dica simples: adquira o hábito de desligar o aparelho de ar-condicionado e de abrir todas as janelas para fazer o vento ou a brisa entrar e circular o ar viciado dos ambientes e substituí-lo por ar renovado. Faça isso todas as manhãs, por exemplo. Você vai perceber que terá uma sensação de vida em torno de você, vai perceber até os perfumes das suas flores e plantas. E ainda vai ouvir a vida despertando no mundo em volta de você, dentro de casa ou nas ruas lá fora. Se puder, mantenha as janelas abertas o máximo possível e certamente economizará ao desligar o ar-condicionado. Mas faça isso principalmente para sentir a vida se manifestando na brisa que envolve seu corpo e ondula os seus cabelos. Um banho de ar também faz bem à alma e ao corpo!  

Madeira: use móveis de madeira, não de aço ou plástico!

Se você quer mesmo ter a sensação de ter a natureza dentro da sua casa, dê preferência a móveis de madeira e evite aço ou plástico. A madeira é um material natural, quente e que passa uma sensação de aconchego ao ambiente, seja ele a sala de estar, o quarto, a cozinha ou o banheiro. É quase impossível se cansar da madeira como material para o mobiliário porque ela é acolhedora e transmite bem-estar e também beleza. Sem falar que se adapta a todos os estilos de decoração. Já o aço (ou outro metal) dá um ar mais frio ou impessoal, enquanto o plástico é artificial e igualmente impessoal. Assim, dê uma chance à madeira e verá que a casa toda respirará mais livre e terá uma atmosfera mais agradável e amigável.

Aquecimento: use fornos à lenha ou lareiras!

Salas de estar modernas por wohnfeuer
wohnfeuer

speicherofen Leda Colona

wohnfeuer

Quando o assunto for aquecimento, novamente o mesmo conselho: não use o ar-condicionado! Como já foi dito, ele gasta muita energia e não é uma forma natural de lidar com o problema. Prefira os fornos à lenha ou as lareiras, que utilizam material orgânico para gerar calor. Se não for possível construir uma lareira na sua casa ou apartamento, o mercado está cheio de modelos prontos que permitem a queima de madeira sem poluir o ambiente. Já os fornos à lenha são indicados para casas, podendo ser construídos mesmo depois do imóvel pronto.  

Terra: tenha um jardim de mesa ou interno!

Além das plantas e flores, você pode ter todo um espaço destinado às plantas e flores, um espaço onde relaxar e se renovar. Um jardim interno pode ser criado em um pátio pequeno anexo à casa, em um terraço ou varanda ou, ainda, no vão de uma escada. Você pode usar o mesmo tipo de plantas descritas na primeira imagem deste artigo. Outra possibilidade é ter, na sala ou na cozinha, uma mesa ou aparador sobre o qual cultivar plantas em vasos, como suculentas e cactos, mas também ervas aromáticas, o que pode ser muito útil no preparo das refeições,. Imagine só dar sabor à sua comida com seus próprios temperos? Não é para qualquer um!

Água: tenha um aquário!

Salas de estar modernas por Aquarium Architecture
Aquarium Architecture

Footballer's Pad Aquarium

Aquarium Architecture

Para que a água esteja presente na sua casa de uma forma mais contemplativa que o chuveiro ou a piscina, instale um aquário em algum ambiente. Na sala de estar, dá um toque mágico ao espaço; já no quarto, acalma e relaxa. E não se perturbe com os preços: existem modelos dos mais simples até os mais complexos. Se, ainda assim, for caro para você, o velho e bom aquário de vidro redondo continua a ser uma opção bonita e viável. Para ser mais original, procure outros tipos de peixe, com cores e formas diferentes, que resistam à vida no aquário simples. Quem sabe você não acaba gostando do efeito dele também?

Pets: alegre a sua vida!

Salas de estar modernas por Skéa Designer
Skéa Designer

La maîtresse des lieux

Skéa Designer

Para finalizar, uma dica muito especial para trazer a natureza para a sua casa é a seguinte: por que não ter um animalzinho para alegrar a sua vida e ser seu companheiro e de sua família? Gatinhos são muito limpos, independentes e encantadores. São ideais para quem também gosta de independência, mas também curte um carinho ronronante de um bichano peludo. Ou então cachorrinhos, verdadeiros companheiros de brincadeiras,  caminhadas e aventuras, mas precisam ser treinados para conviver harmoniosamente com os humanos. Na verdade, existem vários outros bichinhos que podem lhe fazer companhia: tartarugas, hamsters, porquinhos-da-índia, coelhos e papagaios, entre outros. Só faça uma pesquisa para saber com qual deles você se dá melhor e cuide do bichinho com todo amor e dedicação! Para outras dicas sobre natureza, leia este artigo.

De quais dicas você gostou mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!