Cozinha americana pequena: como planejar uma que seja perfeita! Cozinha americana pequena: como planejar uma que seja perfeita!

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Cozinha americana pequena: como planejar uma que seja perfeita!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
COZINHA MODERNA: Cozinhas  por Graça Brenner Arquitetura e Interiores,Moderno
Loading admin actions …

Seja na construção ou reforma de uma casa ou apartamento, a cozinha sempre vai merecer uma atenção especial. Afinal, para muitas pessoas, esse é o ambiente mais querido da casa, onde são vivenciadas muitas experiências, seja em atividades culinárias ou em reuniões com amigos e familiares.

Por esses e muitos outros motivos que cada escolha deve ser cuidadosamente feita. Se em outros tempos havia a possibilidade de morar em casas ou apartamentos com cozinhas grandes, atualmente é cada vez mais raro termos essa mesma sorte – principalmente em cidades grandes. O que vemos são cozinhas cada vez menores e que demandam planejamento perfeito para que proporcionem o conforto desejado.

Devido a esta mudança, é muito importante entender quais os tipos de cozinhas que existem e, assim, entender qual é a melhor opção de organização e funcionalidade a ser aplicada em casa. Um bom modelo para moradias pequenas é a cozinha americana.

Quer saber mais sobre como é essa cozinha e conhecer projetos dos profissionais incríveis de todo o país? Siga conosco pelas imagens abaixo!

1. Cozinha planejada pequena

Toda cozinha pequena, precisa de um mínimo de planejamento. Entre tantos truques, como o de manter uma triangulação entre geladeira, fogão e pia, é importante também pensar em diversas questões que facilitarão, e muito, a vida dos moradores.

As cozinhas planejadas ou sob medida são desenhadas com soluções de marcenaria que aproveitam ao máximo cada cantinho. Ter o design correto é essencial para que se possa construir um cômodo que todos os eletrodomésticos e outros elementos possam ser incluídos sem prejudicar a circulação de pessoas. Com isso, há melhor funcionalidade para atender a rotina dos moradores e facilitar a limpeza, além de valorizar muito mais a casa com a beleza que só uma cozinha sob medida tem.

2. Cozinha americana simples

Para apartamentos pequenos, a tendência é a escolha por cozinhas americanas. Você deve ter ouvido falar nesse formato de cozinha alguma vez, mas se ficou na dúvida sobre o que ela inclui, nós explicamos.

O que é cozinha americana

Integrada com outro ambiente, na maioria das vezes a sala de jantar, apenas um pequeno balcão, geralmente na altura de meia parede, divisa os espaços. Como vantagem, a cozinha americana proporciona sensação de maior amplitude aos ambientes internos, o que acaba também reforçando o conforto dos moradores. O balcão também cria espaço para refeições rápidas ou para o preparo de algum alimento.

Uma pequena cozinha americana simples é uma ótima ideia para contar com excelente organização para esse espaço da casa.

3. Cozinha americana planejada

Residência Goiânia/GO: Cozinhas  por Donakaza,Moderno
Donakaza

Residência Goiânia/GO

Donakaza

As cozinhas americanas planejadas contam com soluções em marcenaria que são as responsáveis por otimizar os espaços. Tudo será feito de acordo com a necessidade do cliente. Armários, por exemplo, podem tomar toda a parte superior de uma parede, chegando próximo ao teto, caso seja preciso aproveitar cada centímetro da parede para criar espaço de armazenamento.

Além disso, as cozinhas planejadas têm a vantagem de maior durabilidade na comparação com cozinhas mais simples. O preço na locação ou revenda é algo que também precisa ser considerado como ponto vantajoso.

4. Cozinha americana com sala de jantar

Por ser uma alternativa para espaços sociais integrados, a cozinha americana normalmente está integrada com a sala de jantar.

Nesse caso, existem algumas possibilidades interessantes, como, por exemplo, ter uma sala de jantar tradicional com mesa e cadeiras que confortam os momentos de refeições.

Porém é possível também que, em um espaço bem pequeno, o próprio balcão utilizado para dividir os ambientes seja utilizado como espaço para rápidas refeições. Nesse caso, posicionar as banquetas junto ao balcão será a escolha certa.

5. Balcão de cozinha americana

O balcão é uma das principais características em uma cozinha americana. Com altura de meia parede, ele pode ser de alvenaria ou madeira, conforme o projeto decorativo para o lar.

A variação no tamanho e formato também é outro ponto. Balcões estreitos podem ser utilizados como espaço para refeições rápidas, enquanto os mais largos facilitam as atividades culinárias do dia a dia. No desenho, os modelos tradicionais podem dar lugar também a balcões em L ou outro formato que melhor se adeque.

6. Decoração de cozinha pequena

Decorar uma cozinha pequena, é um grande desafio. Primeiramente, é importante perceber qual a disposição do local para definir onde o balcão será adaptado. Em espaços pequenos, o ideal é que os cantos das paredes sejam aproveitados da melhor maneira possível, por isso os balcões em L ganham tanto destaque na decoração.

Os revestimentos precisam ser facilmente laváveis no dia a dia. Existem opções que podem ajudar na funcionalidade do ambiente, como as pastilhas de vidro, que ainda auxiliam na iluminação ao refletirem a luz.

A iluminação deve estar muito bem distribuída para evitar pontos de sombras nos cantos da cozinha. Além disso, a opção por pendentes na área de trabalho sempre deve ser considerada. Complementos com LED, por exemplo, podem contribuir com um ótimo efeito visual.

No mobiliário, os armários planejados são ideais para o armazenamento de pequenos objetos e para garantir facilidade na organização.

7. Modelos de cozinha americana

As cozinhas americanas podem e devem ser integradas aos demais espaços da casa, mas não só isso. É possível criar composições modernas e que demarquem com sutileza a separação dos ambientes.

No caso da cozinha desse projeto, o balcão deu lugar para uma grande ilha adaptada para servir como mesa nas refeições do dia a dia. Um modelo diferente dos que mostramos até então, mas que é igualmente bonito e, é claro, prático. Com a mesa, foi possível organizar tudo melhor – isso sem contar com o quanto o cenário foi embelezado pelas peças de madeira.

8. Cozinha pequena decorada

cozinha e espaço gourmet integrados: Cozinhas  por Paula Ferro Arquitetura,Clássico
Paula Ferro Arquitetura

cozinha e espaço gourmet integrados

Paula Ferro Arquitetura

Como boas ideias nunca são demais, vamos conhecer agora uma maravilhosa cozinha pequena e decorada ao gosto do cliente. Utilizada como área gourmet, com churrasqueira, a cozinha foi composta por móveis planejados sob medida, como os amplos armários, além da torre de eletrodomésticos que permite conforto no manuseio de alimentos e louças.

Quanto à divisão, percebemos uma pequena tábua de madeira adaptada ao balcão e junto às cadeiras.

9. Cozinha em U

Fugir do padrão do balcão tradicional sempre vale a pena, porém depende do local disponível para organizar a cozinha. Nesse caso, os balcões em U, G e L aparecem como alternativas que merecem atenção.

Enquanto os balcões em L são bons para ocupar cantos e paredes, os balcões em U permitem um espaço central vazio onde as pessoas podem se deslocar com conforto. Na imagem, temos uma cozinha linda e com formato em U que manteve livre o seu centro. Para reforçar as boas ideias do projeto, temos a madeira aplicada como extensão ao balcão, onde há conforto para rápidas refeições.

10. Inspire-se com mais modelos de cozinha americana decorada!

 Cozinha pequena e elegante

Cozinha americana contemporânea

Cozinha com ilha goutmet

COZINHA GOURMET: Cozinhas  por TRÍADE ARQUITETURA,Moderno
TRÍADE ARQUITETURA

COZINHA GOURMET

TRÍADE ARQUITETURA

Cozinha americana industrial

Cozinha americana rústica

Retrofit - Residência Alphaville: Cozinhas  por Moran e Anders Arquitetura,Moderno
Moran e Anders Arquitetura

Retrofit – Residência Alphaville

Moran e Anders Arquitetura


Cozinha integrada com área de serviço

CASAS VERDES CAMPOS: Cozinhas  por hola,Moderno
hola

CASAS VERDES CAMPOS

hola

Cozinha americana minimalista

Cozinha americana futurista

Cozinha em varanda gourmer

Incrível cozinha vermelha

De qual cozinha você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS , Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!