Porta pivotante de madeira: vantagens, desvantagens + 15 ideias inspiradoras

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Porta pivotante de madeira: vantagens, desvantagens + 15 ideias inspiradoras

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Projeto Casa Contemporânea OV: Condomínios  por Gelker Ribeiro Arquitetura | Arquiteto Rio de Janeiro,
Loading admin actions …

Só quem está envolvido com construção e reforma sabe quantas etapas e elementos fazem parte de um projeto e necessitam de atenção especial. Até mesmo as portas de madeira entram na lista na hora de pensar nos acabamentos. Um dos modelos mais solicitados nos projetos de arquitetura atuais é a porta pivotante de madeira, que tem um visual imponente e elegante que complementa a fachada ou a entrada de residências e empresas. Saiba mais sobre esse modelo de porta de entrada de madeira e esteja preparado para fazer a melhor escolha no seu projeto.

O que é uma porta pivotante?

  por homify
homify

Porta pivotante

homify

A porta pivotante tem um diferencial principal com relação às portas comuns, que é o seu sistema de abertura e fechamento. Ela não é fixada na parede com dobradiças – aliás, nem sequer é fixada na parede.

Esse sistema utiliza pinos (chamados de pivôs, justificando o nome da porta) que são fixados na parte de cima do batente da porta e na parte de baixo, junto à soleira, deixando a lateral livre. A porta vai abrir e fechar sobre o eixo desses dois pivôs, promovendo um visual mais bonito e diferenciado. 

Como a porta pivotante é um modelo relativamente novo no Brasil, com cerca de duas décadas de aplicação em projetos de arquitetura e interiores, ainda há quem tenha dúvidas sobre a escolha desse tipo de porta. Por isso é importante conhecer as vantagens e desvantagens antes de fazer a escolha ideal. 

Vantagens e desvantagens da porta pivotante de madeira

porta pivotante: Janelas   por Margareth Salles,
Margareth Salles

porta pivotante

Margareth Salles

Não há dúvidas de que instalar uma porta pivotante de madeira na entrada de uma casa valoriza a fachada. Instantaneamente, a estética fica mais bonita. Mas não é só por isso que os modelos de portas de madeira pivotantes são escolhidos. Analise algumas vantagens e desvantagens de escolher esse tipo de porta. Veja se é mesmo a opção ideal para o seu projeto, converse com um profissional responsável em quem você confia para ajudar na decisão.

Vantagens da porta pivotante

  • Valoriza a fachada da construção;
  • Há uma grande variedade de modelos;
  • Abertura e fechamento com mais leveza e flexibilidade;
  • Abertura maior do batente, permitindo entradas espaçosas;
  • Economia de espaço porque a porta é projetada para que parte dela fique para fora ao abrir;
  • Ferragens ficam camufladas por serem embutidas, contribuindo com o design;
  • Modelos para interior e exterior em materiais como madeira, aço e vidro;
  • Fácil instalação quando feita por profissionais qualificados.


Desvantagens da porta pivotante de madeira

  • Precisa ser de alta qualidade para não empenar, pois trata-se um modelo mais frágil;
  • Menor capacidade de vedação, o que pode aumentar a entrada de insetos e de poeira;
  • Necessidade de contratação de mão de obra especializada para uma instalação perfeita.


Como viu, há mais vantagens do que desvantagens em escolher uma porta pivotante de madeira para o seu projeto. Então, veja a seguir alguns lindos modelos e ideias de instalação em entradas ou ambientes internos para se inspirar. 

1. Porta pivotante precisa ser de madeira?

Não, sua porta pivotante pode ser feita em outros materiais, como esse modelo da imagem acima que é de vidro com esquadria de PVC, que garante um bom isolamento térmico. Entretanto, a porta de vidro não é recomendada para entradas devido à baixa segurança, ainda que seja um vidro de espessura bem grossa. Esse é um lindo modelo para áreas internas, como na passagem da área de festas para a sala ou cozinha, por exemplo.    

2. Porta de madeira com vidro

Porta Pivotante e Deck de madeira: Janelas e portas  por AL Interiores,
AL Interiores

Porta Pivotante e Deck de madeira

AL Interiores

Esse é mais um exemplo de porta pivotante de vidro, mas com esquadrias de madeira. Veja como fica lindo em um espaço com outros elementos de madeira, como o deck. É mais um tipo de porta que vai agregar valor às passagens dos ambientes internos para os externos. Essa porta da imagem, por exemplo, tem 2,90m de altura para garantir a ótima entrada de luz natural e foi usada em uma varanda.

3. Porta externa pivotante

Já se a ideia for mesmo instalar uma porta pivotante de madeira na entrada da casa, um modelo como esse da imagem é inspirador. Os detalhes em vidro nas laterais e também na parte superior contribuem para a melhor iluminação do ambiente, mas deve ser usado em casas que estão mais ao fundo do terreno ou bem cercadas, garantindo maior segurança.

Observe que, quanto mais larga e alta a porta, mais imponente vai ficar a fachada. Essa porta é feita em madeira de ipê champanhe e tem 2,70m de altura em um pé-direito de 6 metros. 

4. Portas de entrada espelhadas

Casas  por homify
homify

Casa E&P no Vale do Sereno – Nova Lima – Brasil

homify

Essa é mais uma variação entre os modelos de portas pivotantes sem madeira ou misturando materiais. Se a sua casa tem um projeto bem moderno, com linhas retas e puras, uma porta espelhada como essa vai ficar sensacional, inclusive com esse efeito que impede a visão de fora para dentro, trazendo uma maravilhosa sensação de liberdade.  

5. Portas para interiores

porta pivotante: Janelas   por Margareth Salles,
Margareth Salles

porta pivotante

Margareth Salles

Você pode incluir portas pivotantes nas partes internas, dividindo ambientes com elegância. Basta que o projeto seja feito já pensando nesse modelo de porta, pois é necessário que haja espaço o suficiente para sua instalação. Esse modelo de porta de madeira branca, que vai do piso ao teto, foi instalado para separar a área social da íntima.  

6. Porta externa que parece de madeira

Acesso principal - Residência MA:   por BEZZON Arquitetura,
BEZZON Arquitetura

Acesso principal – Residência MA

BEZZON Arquitetura

Se a ideia foi incluir diferentes elementos no projeto, você pode deixar a madeira para as portas internas e usar o aço corten, que numa passada de olhos se parece com a madeira, mas é ainda mais forte e resistente. Além do mais, é um charme à parte na entrada da residência.  

7. Porta de entrada de madeira

Esse é um modelo mais estreito e alto de porta pivotante de madeira para colocar na entrada de casa. Veja essa linda ideia de como harmonizar com os demais elementos, formando uma fachada cheia de estilo.  

8. Porta pivotante larga

Casa Campo / Ateliê - Vale das Videiras: Janelas   por Carlos Salles Arquitetura e Interiores,
Carlos Salles Arquitetura e Interiores

Casa Campo / Ateliê – Vale das Videiras

Carlos Salles Arquitetura e Interiores

Praticamente, não há limites para a largura e altura de uma porta pivotante, claro, desde que esteja dentro das normas para garantir a segurança e a funcionalidade desse elemento, sem prejudicar a construção ou as pessoas que nela estiverem. Veja que ideia genial: utilizaram a madeira em forma de tábuas com uma esquadria mais escura, trazendo um visual de casa em estilo industrial.  

9. Porta pivotante de madeira cedro rosa

A escolha da madeira é outro ponto importante na hora de comprar a porta pivotante. Escolha uma madeira tratada, de alta qualidade, que possa ser usada em áreas externas e que tenha alta resistência. Esse modelo em cedro rosa tem medidas de 4,5 x 2,10 x 1,29 (comprimento, altura e largura). 

10. Porta pivotante com madeira de demolição

Para oferecer um visual mais rústico e também para garantir que está fazendo uso de madeira sem prejudicar o meio ambiente, as tábuas de demolição são uma ótima escolha. Você pode escolher que elas sejam bem lixadas e pintadas ou aplicar um efeito de desgaste para evidenciar o estilo dessa madeira. 

11. Porta externa com abertura extra

Essa porta foi instalada de modo que, ao ser aberta, é como se duas portas fossem abertas ao mesmo tempo, formando dois acessos para o mesmo ambiente. Essa é uma questão puramente estética que agrega valor ao projeto. Veja, no detalhe, a beleza do puxador que se segue a altura da porta.  

12. Porta pivotante em madeira laqueada em preto

Detalhe acesso/ Porta principal:   por ANDRÉ PACHECO ARQUITETURA,
ANDRÉ PACHECO ARQUITETURA

Detalhe acesso/ Porta principal

ANDRÉ PACHECO ARQUITETURA

Quanto às cores, sua porta pivotante pode ser da cor que desejar, claro, com um investimento extra para isso. Nesse modelo, por exemplo, a porta ganhou uma pintura de laca preta com detalhes metalizados em um acesso revestido com porcelanato. Muito requinte e bom gosto logo na entrada. 

13. Portas para interiores coloridas

O vermelho é outra cor que deixa a porta pivotante ainda mais atraente, quando essa cor de fato harmoniza com os demais elementos do ambiente. Esse modelo da imagem recebeu uma pintura em laca cor de vinho, que é uma pintura de um resultado bem liso, com ou sem brilho, conforme seu gosto. É uma porta de hall com acesso à sala.  

14. Porta de madeira maciça

Porta Pivotante em madeira: Corredores e halls de entrada  por MEI Arquitetura,
MEI Arquitetura

Porta Pivotante em madeira

MEI Arquitetura

A madeira maciça também é muito valorizada nos projetos devido a sua alta durabilidade e resistência, além de ser muito fácil de manter. Você só precisa aplicar um pano seco para remover o pó e está feito. Para um modelo mais tradicional, uma pintura com verniz escuro é o suficiente.  

15. Porta externa em vermelho vibrante

Porta principal pivotante vermelha: Janelas   por ARQ Ana Lore Burliga Miranda,
ARQ Ana Lore Burliga Miranda

Porta principal pivotante vermelha

ARQ Ana Lore Burliga Miranda

Por fim, um modelo mais extravagante para projetos ousados. Essa porta pivotante recebeu uma pintura bem viva com os batentes em branco para equilibrar. Ficou curioso para conhecer o projeto que conta com essa porta diferente? De fato, cada detalhe é tão encantador quanto essa entrada, basta clicar na imagem e conferir. 

Qual desses modelos listados é seu preferido? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!