Quais os Melhores Tipos de Lareiras para a Casa? Quais os Melhores Tipos de Lareiras para a Casa

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Quais os Melhores Tipos de Lareiras para a Casa?

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Casa 55: Salas multimídia  por Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design,Moderno
Loading admin actions …

O inverno chega no Brasil e com ele um período de frio. Geralmente começando no final de junho e seguindo até a metade de agosto, o frio brasileiro não é como de certas regiões europeias ou mesmo norte-americanas. Contudo especialmente as regiões Sul, Sudeste e o interior dos estados registram médias que se aproximam de 0° e, muitas vezes, chegam a níveis negativos no termômetro.

Para se proteger desse período, além de muito agasalho e cobertas quentinhas, sempre vale a pena recorrer a artifícios complementares, como, por exemplo, as lareiras.

Embora ainda nem tão populares no país, essa solução pode ser encontrada em alternativas que, talvez, ainda sejam desconhecidas, como as lareiras portáteis, lareiras ecológicas e a gás que dispensam a necessidade da queima de madeira.

Além desses modelos, vamos conhecer um pouco mais de sistemas mais tradicionais, como as lareiras de canto e sistemas de calefação – esses últimos, cada vez mais comuns em casas ecológicas.

Com os diferentes modelos e as dicas que separamos abaixo, temos a certeza de que será muito mais fácil escolher o melhor tipo de lareira para casa.

Siga conosco, confira e inspire-se.

1. Lareira Ecológica

ArboREAL - Lareira Ecológica em Madeira Maciça:   por ArboREAL Móveis,Rústico Madeira maciça Multi colorido
ArboREAL Móveis

ArboREAL – Lareira Ecológica em Madeira Maciça

ArboREAL Móveis

As lareiras ecológicas são uma solução muito interessante para quem busca uma opção fácil e com controle total de uso.

  • O que são lareiras ecológicas? esse tipo de equipamento é utilizado com um biofluído, como o etanol, que queima de maneira mais limpa, ou seja, sem fazer fumaça ou sujeira no ambiente. Para isso, o ideal é que o espaço que será utilizado conte com boa ventilação.

Existem diferentes tipos de design para lareiras ecológicas. Um exemplo é o projeto que vemos na imagem, onde um tronco foi recortado e adaptado com uma lareira embutida. Utilizado para decorar um agradável terraço, é a opção perfeita para reunir a família, afastar o frio e contar boas histórias junto ao fogo.

2. Lareira Elétrica

Lareira Elétrica Ecológica Wgrif – Rubi Log:   por Wgrif Ltda,Moderno
Wgrif Ltda

Lareira Elétrica Ecológica Wgrif – Rubi Log

Wgrif Ltda

A lareira elétrica é um modelo portátil que pode ser utilizado em praticamente qualquer espaço da casa. Charmosa, moderna e com excelente poder de calefação, é a lareira ideal para quem deseja valorizar a decoração ou até mesmo levá-la em viagens durante os meses de inverno.

  • Como funciona uma lareira elétrica? esse modelo de lareira é utilizada por tensão elétrica, ou seja, tomada – diferente de uma lareira ecológica, que tem como fonte de aquecimento o etanol. A lareira elétrica também não tem fogo real. A imagem do fogo é tridimensional em uma tela e a fonte real é um aquecedor interno. Logo, o fogo desse tipo de lareira é um detalhe apenas decorativo.

3. Lareira de Canto

A lareira de canto pode ser construída em alvenaria, com instalações que permitem à fumaça seguir para fora do lar ou, ainda, com opções mais modernas, como as lareiras ecológicas ou elétricas.

As lareiras de canto tradicionalmente são exibidas em filmes, séries e outras aparições televisivas. Elas são estruturas onde família e amigos se reúnem para afastar o frio e deixar o tempo passar em boa companhia.

Uma boa opção para quem busca algo tradicional é a lareira pré-fabricada. Compradas praticamente prontas, elas podem ser montadas em módulos e podem ser adaptadas em casas ou terraços de apartamentos.

4. Lareira a Gás

A lareira a gás é outra ótima opção para quem busca algo moderno, mais limpo e prático de usar. Esse tipo de lareira é belíssima, destaca-se na decoração e proporciona excelente aquecimento aos ambientes.

  • Como funciona a lareira a gás? Esse tipo de lareira é acoplado a um duto de gás natural ou em um botijão comum (GLP). Seu funcionamento é semelhante aos dos chuveiros a gás e podem ser totalmente controladas por mecanismos que podem aumentar ou diminuir facilmente a chama e a temperatura dos ambientes.

A vantagem das lareiras a gás é o controle exato dos custos quanto sua utilização, além de serem totalmente seguras e funcionais.

5. Casa com Calefação

Embora não tão populares no Brasil, os sistemas de calefação estão sendo cada vez mais implementados em casas ecológicas modernas, como as casas containers.

  • Como o sistema de calefação funciona? Esse tipo de sistema é composto por mantas térmicas e dutos de aquecimento que ficam sob o revestimento do piso, aumentando a temperatura da casa e trazendo sensação mais confortável aos ambientes. Muito popular na Europa, o sistema de calefação é utilizado em projetos residenciais especiais no Brasil e conta com altíssima aceitação por parte dos moradores que a utilizam.

6. Lareira Portátil

Lareira em Bolacha de madeira Sibipiruna.:   por Boulle,Rústico
Boulle

Lareira em Bolacha de madeira Sibipiruna.

Boulle

Em modelos elétricos ou ecológicos, as lareiras portáteis têm a vantagem de serem transportadas para qualquer ambiente da casa onde a família está reunida. Logo, se está ocorrendo um evento especial com amigos em uma tarde fria no terraço, esse tipo de lareira será ótimo, assim também será adequada para levar aos destinos das viagens de férias ao longo do inverno.

Encontradas em diferentes tipos de design, as lareiras portáteis são também incríveis peças decorativas, como a que vemos na imagem, onde um tronco de madeira foi recortado e muito bem adaptado para emanar a chama e o calor por todo o ambiente. Simples, charmosa e funcional.

7. Lareira a Lenha

As tradicionais lareiras a lenha ainda são maioria nas casas serranas e em regiões onde o frio brasileiro é mais agudo. Construídas na própria estrutura da residência ou adaptadas com estruturas pré-moldadas, as lareiras tradicionais a lenha trazem um charme único e torna qualquer lugar muito mais interessante.

Entre as desvantagens desses tipos de lareiras está a sujeira com a fuligem da lenha utilizada, além da necessidade constante de limpar as cinzas. Contudo, são mais econômicas, já que dependem apenas de madeira e combustível para aquecer toda a casa.

8. Lareira Externa

Vista geral do terraço Gourmet: Terraços  por Cecília Mesquita Arquitetura,Tropical
Cecília Mesquita Arquitetura

Vista geral do terraço Gourmet

Cecília Mesquita Arquitetura

Mesmo durante o inverno, um país tropical como o Brasil conta com dias de sol e tardes agradáveis. Para curtir esse clima gostoso sem necessariamente ficar trancado em casa, vale a pena contar com uma boa lareira externa.

Seja pré-fabricada ou portátil (a gás ou elétrica), uma lareira é excelente para incrementar o clima em varandas, terraços ou até mesmo áreas gourmets. Quem ganha com isso é a decoração, que fica ainda mais valorizada, e claro, a própria família, que passa a ter momentos bem aproveitados do lado de fora da casa.

9. Sala com Lareira

Por fim, vamos lembrar do quanto as lareiras são excelentes para valorizar ambientes internos. Nesse projeto, a sala de estar decorada com sofisticação ficou ainda mais agradável e acolhedora com uma boa lareira.

Perfeita para reunir a família em momentos especiais, a sala com lareira é um espaço mais do que convidativo para passar invernos inesquecíveis em ótima companhia.

Qual o modelo de lareira perfeita para a sua casa?
Casas  por Casas inHAUS , Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!