Tudo O Que Você Precisa Saber Antes de Fazer uma Reforma

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Tudo O Que Você Precisa Saber Antes de Fazer uma Reforma

Rachel Strehl – Homify Rachel Strehl – Homify
Lounge | Casa Cor 2005 | Salvador-Ba: Espaços comerciais  por Maria Julia Faria Arquitetura e Interior Design
Loading admin actions …

Está pensando em reformar e não sabe por onde começar? Calma que a gente te ajuda. Claro que cada reforma é única e depende de diversos fatores para ser projetada e executada, portanto tenha sempre um profissional para orientá-lo(a).

Por exemplo: uma reforma ou revitalização de fachada, com ampliação do imóvel exige aprovação de projetos junto à Prefeitura Municipal e, dependendo do caso, até Corpo de Bombeiros ou Vigilância Sanitária, especialmente se for comercial. Já uma reforma residencial, somente da parte interna é mais tranquila, basta contratar um arquiteto ou designer com responsabilidade técnica para desenvolver projetos, e então executá-los. Para reformas com quebra de alvenaria, alteração de pontos elétricos e hidráulicos, a recomendação é de se contratar um arquiteto. Reformas que envolvem apenas pintura, revestimentos e decoração, podem ser feitas por um designer ou decorador. Por isso, fique atento às funções e responsabilidades técnicas de cada profissional.

Veja a seguir algumas dicas para fazer a sua reforma:

Projeto

Antes de tudo, um projeto! Não faça reforma alguma sem um projeto bem definido e detalhado – ele garante economia e agilidade na execução. Isso vale para projetos de interiores ou reforma de fachadas.

Reforma de Fachada

Casa Horto OBM 79: Casas  por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

Casa Horto OBM 79

Maria Claudia Faro

Como já foi mencionado, reforma de fachada pode exigir aprovações legais, portanto verifique o seu caso com o arquiteto! A reforma pode contar com um novo revestimento, pintura, ampliação, novas esquadrias e entre outros. Cada caso é único e especial.

Reforma em Apartamento

Reformas em apartamentos podem trazer inconvenientes e muito barulho. Alguns prédios exigem aprovação do condomínio, portanto certifique-se do seu caso previamente com o sindico ou a empresa que o administra. Ainda que não precise de aprovação do condomínio, previna seus vizinhos. Avise sobre a reforma e isso diminuirá muito as chances de ocorrerem reclamações.

Durante a obra é importante deixar janelas e portas fechadas para evitar dispersão de pó. Após finalizar o serviço, os resíduos ficarão concentrados na própria obra, e não nas redondezas e vizinhos.

Elétrica e Hidráulica

Essas duas disciplinas podem vir com imprevistos. Construções muito antigas, principalmente, podem ter a fiação oxidada, vazamentos ou até sistemas muito antigos. O arquiteto deverá fazer uma análise cuidadosa, pois é possível que seja necessária a renovação completa da parte elétrica e hidráulica.

Estrutura

Cozinha e entrada: Corredores e halls de entrada  por INÁ Arquitetura
INÁ Arquitetura

Cozinha e entrada

INÁ Arquitetura

Outro ponto importante e que não pode ser alterado é a estrutura de uma edificação, seja ela de uma casa ou apartamento. Vigas e pilares não podem ser alterados, portanto pode acontecer de você precisar manter parte daquela parede que tanto queria tirar. Mas isso é uma questão que seu arquiteto irá analisar e solucionar para você ainda na fase de projeto.

Pilares aparentes não podem nem ser cortados, por isso nessa imagem a elétrica foi feita de sobrepor.

Agora que a parte mais técnica foi explicada, veja esta lista com ideias menos complexas para renovar seu ambiente:

Marcenaria

A marcenaria traz uma solução rápida e fácil nas reformas, possibilitando modelar espaços, revestir paredes, criar divisórias e fazer ambientes sob medida. Nessa imagem toda a parede foi revestida com MDF, mesmo material usado na divisória vazada, que tem iluminação entre cada pilarete.

Marcenaria e Iluminação

`Às vezes, apenas mudando a iluminação já se consegue mudar completamente o visual de um espaço! Além dela, a marcenaria também foi responsável pela transformação desta cozinha.

Revestimentos

Lavanderia Índigo: Cozinhas  por Revisite
Revisite

Lavanderia Índigo

Revisite

Revestimentos trazem sofisticação e higiene, por isso são altamente recomendados para cozinhas e banheiros.

Casa Horto OBM 79: Cozinhas  por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

Casa Horto OBM 79

Maria Claudia Faro

Aplicados na cozinha ou na sala, eles tem potencial para mudar qualquer ambiente.

Passa-prato com bancada de madeira: Armários e bancadas de cozinha  por Studio Elã
Studio Elã

Passa-prato com bancada de madeira

Studio Elã

Menos é mais! Economize optando por revestimentos mais simples. Nem sempre o mais caro é o mais bonito.

Revestimento + Decoração

VARANDA AJARDINADA: Varandas  por ABBITÁ arquitetura
ABBITÁ arquitetura

VARANDA AJARDINADA

ABBITÁ arquitetura

Revestimento imitando tijolo e muitas plantas para decorar. Essa é uma transformação belíssima e o resultado fica incrível.

Pintura + Decoração

Veja o resultado da reforma da área externa dessa residência com área gourmet + cozinha!: Terraços  por Andréa Spelzon Interiores
Andréa Spelzon Interiores

Veja o resultado da reforma da área externa dessa residência com área gourmet + cozinha!

Andréa Spelzon Interiores

Móveis bem selecionados e decoração pontual: as vezes é só isso que um ambiente precisa. A pintura coral nessa área externa ficou simplesmente maravilhosa.

Lustre + Decoração

Já pensou em apenas trocar a luminária de uma sala ou quarto? Essa simples alteração muda completamente o visual de um ambiente.

Cobogó

Cozinha corredor: Armários e bancadas de cozinha  por Arquit&thai
Arquit&thai

Cozinha corredor

Arquit&thai

Cobogós são um charme, não é mesmo? Eles separam ambientes e deixam o ambiente mais charmoso. Aqui foi usado para separar a lavação da cozinha de forma elegante.

Jardim

Se você estiver reformando a sua casa, não esqueça do jardim. Um paisagista ou arquiteto poderá te auxiliar nessa tarefa também.


O poder de uma reforma – Antes

Antes da reforma.

O poder de uma reforma – Depois

Depois da reforma.

Essa imagem convence qualquer um a realizar aquele sonho de reforma não é mesmo? Foram muitas alterações: telhado, esquadrias, guarda-corpo, iluminação e pintura, entre tantas outras. Foij preciso, inclusive, quebrar parte das paredes da casa. Indicamos que, mesmo em reforma residencial, vale informar a vizinhança sobre o período da obra.

Agora que você compreende tudo o que envolve uma reforma, que tal transformar seu sonho em um projeto e colocá-lo em prática? Comece agora mesmo com uma pesquisa aqui na homify! Você certamente encontrará aqui o profissional perfeito para o que precisa.

Deixe seu comentário! Queremos saber o que você quer reformar.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!