6 dicas para armazenar melhor os itens da cozinha!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Loading admin actions …

cozinha possui uma grande variedade de utensílios, objetos e ingredientes que são necessários para o uso constante do preparo das refeições. Este ambiente necessita de soluções inteligentes para garantir que esses itens estejam facilmente disponíveis quando necessário. Se sua cozinha é limitada pela falta de espaço para armazenamento, um pouco de planejamento e reorganização, pode ajudar a manter esse ambiente mais organizado. Armários, prateleiras e passadores expostos por todo espaço, facilitam a vida e o dia a dia na cozinha.  

Veja neste artigo, algumas soluções de armazenamento independentes e como eles são uma excelente ideia para utilizar as áreas disponíveis da cozinha e manter uma excelente organização.

Saiba exatamente a quantidade a ser armazenada

Antes de organizar a área de armazenamento da cozinha, faça uma avaliação sobre o que será armazenado para permitir a criação de um tamanho certo da área de armazenamento evitando a desordem. Se há espaço de sobra para construir armários e prateleiras, fica mais fácil criar uma organização que ainda complemente a decoração da cozinha. Como é o caso deste ambiente assinado pelos profissionais do Studio Guilherme Torres, onde todos os itens de uso estão expostos, fazendo contraste com a cor escura das prateleiras, criando uma moderna e harmoniosa decoração. 

Armazenamento inteligente

Assim como os armários tem a função de armazenar tudo que se faz necessário para a cozinha, as prateleiras também são soluções úteis para manter permitir o fácil acesso dos itens mais utilizados. Nesta cozinha assinada por MOB Architects, o balcão centralizado na área da cozinha, se transforma em uma estante para armazenar livros de receitas e outros utensílios, sendo forma criativa e prática para decorar a cozinha. 

Acesso fácil

Os passadores são uma excelente ideia para organizar os utensílios da cozinha presos na parede. Esta haste cilíndrica pode ser feita com materiais variados como, madeira, aço ou plástico e ser usado também para outros ambiente da casa. Nesta cozinha projetada por Adoro Arquitetura Ltda., a haste cilindrica de material inoxidável esta equipada com ganchos que  servem para pendurar os utensílios de maior uso como, conchas, colheres, raladores e outros itens que são usados na cozinha, além de manter a sua organização.

Entre os eletrodomésticos da cozinha

Instalar móveis planejados é uma excelente ideia que além de criar uma unidade visual para organizar melhor os acessórios e eletrodomésticos essencias para a cozinha, também ajudam a otimizar o espaço de trabalho e de convívio no ambiente. 

Materiais resistentes para o acabamento

Utilize no mobiliário da cozinha materiais resistentes nos acabamentos,  para manter a boa conservação das prateleiras ou armários da sua cozinha. Depois de criar o espaço para organizar os itens da cozinha, lembre-se de usar sempre um revestimento de proteção, como o laminado ou tinta à prova d'água para os novos armários ou prateleiras expostas na nas áreas molhadas da cozinha. A tinta à base de óleo oferece proteção contra a água e também de manchas de gordura. Os armários da cozinha e áreas de armazenamento também são vulneráveis a vazamentos e umidade. Utilizar um bom acabamento das peças garante vida longa ao mobiliário.

Mescle estilo e praticidade

Para garantir uma voa organização do espaço da cozinha, invista em estantes e móveis próprios para este fim. Componha uma cozinha diferente, que traga toda a funcionalidade e praticidade do dia a dia e ao mesmo tempo conserve, por vezes, ares clássicos ou vintage. Abuse e faça mistura com os elementos, e dê ao ambiente uma decoração criativa e despojada como esta cozinha goumet assinada por Roberta Dassi Arquitetura.

Gostou das ideias mostradas para armazenar melhor os itens da sua cozinha? Deixe seu coementário. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!