6 ideias para casas pequenas parecerem maiores

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Pequenos espaços, grandes desafios. A máxima nunca envelhece quando estamos falando sobre a decoração do lar. Pensar em formas inteligentes de oferecer peças bonitas e reorganizar o espaço sem comprometer a mobilidade requer um pouco de criatividade e pesquisa, já que as boas novidades chegam o tempo todo a partir das mãos talentosas de nossos profissionais.

Uma das buscas mais importantes, sem dúvida, é por opções que oferecem multifuncionalidade ao uso no dia a dia. Ou seja, móveis dobráveis, objetos que utilizam pouco espaço e que, de quebra servem mais do que para apenas uma utilização no lar. Estas opções são excelentes e podem realmente salvar as necessidades do seu lar. Abrir os olhos e abraçar alternativas criativas são dicas que funcionarão perfeitamente para a sua casa. Não tenha medo de inovar.

Normalmente, casas pequenas são organizados de maneira a integrar os ambientes, ou seja: cozinha, sala de jantar e sala de estar em um mesmo espaço. Um detalhe muito importante quanto a isto, é a escolha dos modelos de iluminação que serão parte do seu lar. Para ambientes integrados, uma solução muito interessante é a decoração com mangueiras LED nos beirais do teto, ou ainda, nos espaços vazados do gesso no teto. A utilização de lâmpadas LED traz um resultado moderno. Essa lâmpadas iluminam perfeitamente grandes espaços e têm a vantagem de ser muito mais econômica do que as lâmpadas comuns.

As cores também devem ser cuidadosamente escolhidas para a decoração de espaços pequenos. Lembre-se sempre de que o branco traz um efeito perfeito para dar a sensação de amplitude aos ambientes, além de ser ótimo para as decorações com estilo minimalista, perfeito para casas de pequenos tamanhos.

Ainda sobre objetos que são perfeitos para lares pequenos, podemos citar: as prateleiras criativas, que, funcionam muito bem em paredes de pequena largura; os espelhos grandes que, além de oferecer maior amplitude ao ambiente, podem trabalhar perfeitamente a iluminação do espaço; e a cortina de banho, que substitui bem o box do banheiro e protege o pequeno cômodo contra inundações.

Agora, vamos conferir juntos algumas ideias geniais para a decoração de uma casa pequena:

Móveis planejados

Banheiros minimalistas por Polygon arch&des
Polygon arch&des

APARTMENT “VERBI”

Polygon arch&des

Podemos notar a importância de um projeto bem planejado a partir deste pequeno, mas perfeito banheiro, onde o espaço foi cuidadosamente desenhado para servir ainda como uma pequena e muito útil lavanderia.

Não podemos deixar de mencionar a importância de escolher móveis planejados para os ambientes de pequeno espaço. Perfeito para cobrir as suas necessidades conforme as medidas do ambiente, eles poderão ser a solução ideal para que os espaços possam ser utilizados como multiusos. 

Integração perfeita

Criada pela dupla de arquitetas Cláudia Albertini & Chris Silveira, de São Paulo (SP), a decoração dos ambientes integrados foi feita com um toque artístico. O ambiente decorado em branco recebeu um lindo desenho artístico com traços orgânicos que se estendem ao teto. A ideia é mostrar que a arte ultrapassa barreiras e se espalha com beleza pelo lar. Esta inspiração artística serviu ainda para trabalhar os contrastes no ambiente, direcionando a cor preta para os elementos que fazem parte da cozinha. A iluminação merece uma atenção à parte, já que a presença das modernas luminárias sobre o balcão traz focos de luz perfeitos para os momentos de refeição, enquanto que, ao fundo, no teto, a iluminação com mangueiras LED tem aberturas laterais na peça em gesso. O resultado do projeto mostra que não importa o tamanho do lar mas sim da criatividade empregada na decoração.

Painel divisor

Salas de estar minimalistas por Polygon arch&des
Polygon arch&des

APARTMENT “VERBI”

Polygon arch&des

Ainda falando sobre ambientes integrados, é sempre interessante encontrar formas criativas de separar os espaços. Onde não há possibilidade de construir uma parede, por exemplo, pode-se optar por painéis modernos feitos com outros materiais, como placas de madeira ou compensado. 

Neste projeto, por exemplo, a utilização de um grande painel branco foi perfeita para separar a sala de jantar da sala de estar. A solução criativa foi escolher um fundo branco que complementa o conjunto de mesa e cadeiras no local para refeições. O resultado trouxe uma composição moderna e elegante ao espaço.

De repente, um quarto

Salas de estar minimalistas por DECO designers
DECO designers

Livingroom

DECO designers

Falando ainda em criatividade e somando a isso um toque perfeito de elegância, trouxemos esta excelente ideia com um grande box decorado com cortinas que, em meio a sala de estar, serviram para dar privacidade ao espaço perfeitamente projetado como quarto. A ideia sensacional é perfeita para lares onde a sala de estar funciona também como quarto, sem que para isto perca-se a privacidade e a elegância na decoração.

Organização perfeita

Ainda sobre ideias que organizam perfeitamente os ambientes, podemos conferir neste projeto da arquiteta Deborah Basso, de Santo André (SP), a perfeita utilização de um painel para ferramentas colado à parede. Além de oferecer um visual moderno por ser no mesmo tom de cor da cadeira, o painel foi perfeito para economizar o pouco espaço disponível sobre a mesa de estudos. Uma solução simples, mas muito inteligente.

Qual destas ideias você acha a mais criativa? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!