Como otimizar um hall de entrada estreito!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Muitas casas e apartamentos têm halls de entrada estreitos e os moradores não sabem muito bem como aproveitá-los de forma otimizada. Existem, no entanto, várias possibilidades de uso de um hall de entrada estreito.

Uma delas é instalar um armário embutido em uma das paredes para guardar coisas que estão precisando de um lugar para serem guardadas. Outra é colocar cabideiros suspensos em uma das paredes para receber casacos e bolsas dos moradores e visitantes. No mesmo espaço, pode haver um banco, cestos ou uma cômoda.

Também é possível dispor no hall armários inferiores e superiores para guardar objetos e outros itens, mas fazer da bancada do armário inferior um pequeno bar. Já se o hall de entrada dá para uma escada, pode-se aproveitar o vão dela e ocupá-lo com um buffet ou aparador. Ou aproveitar o vão da escada para instalar nichos abertos que podem guardar uma variedade de coisas.

A maneira mais clássica de aproveitar um hall estreito, especialmente os realmente estreitos, é dispor ali um aparador leve, de estrutura vazada, acompanhado de cestos ou vasos com plantas. Por sua vez, halls muito compridos e estreitos podem comportar em uma parede estantes para livros em toda a sua extensão, ou seja, uma verdadeira biblioteca.

Se você tem um hall de entrada estreito, dê uma olhada nas sugestões que apresentamos a seguir e otimize-o facilmente! 

Cabideiro suspenso

Muito útil por receber casacos e bolsas de moradores e visitantes, um cabideiro suspenso fica perfeito em um hall de entrada estreito, podendo ser acompanhado por um pequeno banco na parte inferior da parede e por prateleiras na parte superior dela. Na imagem acima, o banco tem nichos que comportam cestos de vime, que podem receber os sapatos das pessoas ao entrarem na casa. Na verdade, o cabideiro é uma forma tradicional de se utilizar um hall de entrada estreito, principalmente em lugares mais frios, onde as vestimentas cotidianas são mais pesadas para aguentar o frio das ruas, mas precisam ser retiradas ao se entrar em lugares fechados, geralmente mais quentes. Se houver espaço suficiente para a passagem das pessoas, pode-se ainda colocar uma pequena cômoda ao lado do banco, a qual pode servir para se guardar coisas que se quer ter sempre à mão, como chaves, documentos, faturas, sombrinhas e o que mais se quiser.

Armário embutido

Outro uso para o hall de entrada estreito é instalar um armário embutido em toda a extensão dele, com prateleiras e nichos de vários tamanhos para se guardar uma infinidade de coisas. Nesse caso, dispensa-se outros móveis, como aparadores, porque não haveria espaço para a passagem das pessoas. De preferência, pinte o armário com uma cor clara, em especial o branco, e tenha um piso igualmente claro para dar maior leveza ao espaço. Você pode ainda colocar quadros delicados na parede oposta e também uma luminária bonita no teto, que forneça luz homogênea ao hall. Se este for muito comprido, é melhor que luminárias do tipo plafon ou luzes embutidas sejam dispostas regularmente ao longo do ambiente. Arandelas também podem ser usadas na parede oposta ao armário, no lugar de quadros e outros adornos.Muito útil por receber casacos e bolsas de moradores e visitantes, um cabideiro suspenso fica perfeito em um hall de entrada estreito, podendo ser acompanhado por um pequeno banco na parte inferior da parede e por prateleiras na parte superior dela. Na imagem acima, o banco tem nichos que comportam cestos de vime, que podem receber os sapatos das pessoas ao entrarem na casa. Na verdade, o cabideiro é uma forma tradicional de se utilizar um hall de entrada estreito, principalmente em lugares mais frios, onde as vestimentas cotidianas são mais pesadas para aguentar o frio das ruas, mas precisam ser retiradas ao se entrar em lugares fechados, geralmente mais quentes. Se houver espaço suficiente para a passagem das pessoas, pode-se ainda colocar uma pequena cômoda ao lado do banco, a qual pode servir para se guardar coisas que se quer ter sempre à mão, como chaves, documentos, faturas, sombrinhas e o que mais se quiser.

Bar

Um jeito simpático de aproveitar um hall de entrada estreito é dispor nele armários superiores e inferiores, com uma bancada para bar no armário inferior. As cores e os materiais devem ser escolhidos em função da luminosidade do espaço. Um hall tão estreito e comprido que se torna escuro precisa receber móveis, piso e pintura claros. As melhores cores são os tons neutros, como branco, cinza e bege, ainda que se possa ousar com cores mais vibrantes, como laranja, verde cítrico e amarelo. O melhor material é a madeira, que pode ser apresentada crua mesmo, o que deixa o ambiente mais leve. Esta sugestão é mais indicada para apartamentos muito pequenos, onde não se pode ter um bar na sala de estar, por exemplo.

Embaixo da escada

Em algumas residências, a porta de entrada dá para uma escada e praticamente não se tem hall. Nesse caso, que tal aproveitar melhor o vão debaixo da escada? Um buffet ou aparador pode ficar muito bem nesse espaço e ser usado para guardar muitas coisas. Você pode ainda dispor quadros acima do aparador ou buffet para tornar o espaço ainda mais atraente. Ou então pode usar o vão da escada para criar um pequeno jardim interno, o que vai trazer vitalidade ao ambiente. Apenas tenha o cuidado de consultar um especialista para saber quais espécies de plantas podem se desenvolver plenamente nessa área, especialmente quando não se tem muita luz natural ali. 

Aparador + cesto

A decoração mais comum de um hall de entrada envolve a disposição de um aparador no espaço. No projeto de Marcelo Lopes Arquitetura para este hall de entrada em estilo eclético, o espaço apresenta um belo aparador de madeira escura em estilo clássico, que é adornado por objetos decorativos, incluindo um abajur alto, um vaso de cerâmica e um porta-revistas em ferro, tudo tendo como pano de fundo um trabalhado biombo de madeira. Como não poderia deixar de ser, um quadro clássico de moldura dourada dá o toque artístico, enquanto um cesto em fibras naturais serve de banco e baú. A mistura de materiais é destacada pelo piso e paredes claras, tornando o ambiente elegante. Mesmo um hall estreito pode comportar essas peças e ser, assim, valorizado. 

Aparador + plantas

Ainda seguindo o modelo mais consagrado de decoração de halls de entrada, o espaço mostrado na imagem acima ganha um aparador moderno e vazado, o que proporciona mais leveza ao ambiente. Quadros e tapetes coloridos conferem alegria e sensibilidade estética ao hall, mas a árvore dá vida ao espaço, sendo uma bela combinação com o aparador. Lembre-se apenas de que é preciso descobrir as plantas certas, em termos de quantidade de luz natural necessária, para essa área. Mas, para isso, basta consultar um especialista e seguir direitinho as instruções de como cuidar das plantas. 

Biblioteca

Corredores e halls de entrada  por WT Architecture
WT Architecture

First Floor Hallway

WT Architecture

Se o hall de entrada for muito comprido, além de estreito, é possível pensar em fazer desse espaço uma verdadeira biblioteca, desde que as estantes não são tenham muita profundidade. O resultado é lindo, pois o colorido dos livros confere alegria ao ambiente. Mas, uma vez mais, deve-se optar por paredes e pisos em cores claras, assim como as estantes. Se a parede oposta não tiver portas – ou mesmo se tiver – pode-se dispor quadros ou arandelas. Na imagem acima, o problema da iluminação do hall muito comprido foi resolvido com uma ampla janela de vidro e parapeito em madeira clara. Simples, bonito e encantador.

Escada-estante

Superoriginal, a escada desse hall de entrada triangular tem nichos grandes no lugar do vão. Moderna, a escada de madeira clara apresenta cordas no lugar do guarda-corpo. Um ótimo jeito de aproveitar o espaço da entrada da casa, que pode ser facilmente adaptado para halls estreitos. Para outras dicas sobre halls de entrada, leia este artigo.

Qual é a sua dica para aproveitar um hall de entrada estreito?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!