6 pequenas mudanças para redecorar sua sala de estar

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Grandes mudanças começam por detalhes. É muito comum que, com o passar do tempo, nos enjoemos da decoração escolhida para o lar e, especialmente na sala de estar. Local mais comum e em que provavelmente passamos mais tempo nos momentos de folga em casa, a sala de estar é geralmente onde reunimos o maior número de itens decorativos. É ali, entre as prateleiras e pequenos móveis, que expomos parte das inspirações que fizeram e fazem parte de nossa vida a partir de experiências importantes que trazem lembranças visíveis.

Embora a importância destes objetos seja grande, a ponto de alguns nunca deixarem de serem expostos na decoração, é normal que a impaciência chegue com o passar dos anos e traga com ela as tentativas de redecoração do espaço para refrescar o visual do ambiente. Mudar o sofá de lugar, varia a posição da mesinha de centro, trocar as espécies de plantas e outras coisas que demandem o mínimo de esforço econômico são tentadas na intenção de mudar a decoração da sala. Claro que, mesmo estes esforços acabam esbarrando no problema de tudo continuar sempre igual.

Pensando nesses problemas tão comuns para quem ama redecorar o lar, mas esbarra nas dificuldades de fazer isto com os mesmos móveis sempre, trouxemos hoje um conjunto de dicas simples que podem ser facilmente colocadas em sua sala de estar a partir de pequenos espaços. Um bom motivo para você apostar nessas dicas abaixo, é saber que, a maior parte delas, é facilmente utilizada sem a necessidade de grandes investimentos. Ou seja, dicas boas e baratas que irão depender apenas da sua criatividade para ficarem incríveis.

Por isso, convidamos você a se inspirar conosco para que estas ideias funcionem perfeitamente para trazer um novo frescor ao ambiente de sua sala de estar. De quebra, ainda, deixamos a dica para que você perceba todos os detalhes que fazem parte da decoração nos cenários incríveis projetados por nossos talentosos profissionais. Temos a certeza de que, ao final deste artigo, você estará muito mais animado para dar um up perfeito no seu lar. Venha conosco, aproveite e inspire-se para o seu lar!

Painel de TV

Peças que marcam grandes espaços acabam sendo muito práticas para a redecoração do ambiente. Este jeito fácil de dar uma nova cara para a decoração da sala de estar pode ser muito bem-vinda com a utilização de um grande painel de TV. Geralmente em preços acessíveis e com uma grande variedade de formatos e texturas, estes painéis oferecem uma excelente possibilidade para dar um novo tom à decoração do ambiente. Esta escolha tem ainda a praticidade de renovar uma determinada parede sem a necessidade de pintura ou papel de parede, aliando ainda boas composições com racks que complementam estas peças.

Na imagem, o projeto do escritório Mally Arquitetura, de Salvador (BA), optou pela presença de um grande painel de madeira para a TV, fazendo desta peça uma escolha perfeita para tornar o ambiente mais elegante com sua combinação perfeita para a parede em tom palha e o rack horizontal na cor branca.

Mude a cor da parede ao fundo

A mudança de cor de uma parede, é sem dúvidas, a forma mais fácil e direta  de mudar a ambientação de um espaço. Vale sempre lembrar que as cores trabalham proporcionando sensações diferentes de acordo com o tom escolhido. Por isso, é preciso ter em mente qual serão as sensações com a presença das cores no ambiente. Locais com a presença do amarelo, por exemplo, podem remeter a um clima mais criativo, o vermelho pode indicar forte personalidade, verde é ótimo para ambientes com decoração naturais, enquanto o azul traz a sensação de calma ao espaço. Você pode optar por fazer esta mudança decorativa apenas pintando a parede ao fundo da sala de estar, pois isto será suficiente para dar uma nova cara ao espaço.

Na imagem, notamos um lindo projeto do escritório Iná Arquitetura, de São Paulo (SP), que optou por incrementar a parede de fundo com um papel de parede azul com lindas texturas. A presença de elementos em madeira e couro, trouxe muita elegância e fez com que o ambiente se transformasse em um cenário incrível e inspirador.

Almofadas coloridas

Acessórios têm a ótima vantagem de serem facilmente alternados na composição do lar, facilitando a renovação constante do ambiente. Almofadas, por exemplo, podem dar uma nova cara à sala de estar optando apenas pela troca de capas, ora escolhidas em cores vibrantes, deixando o ambiente mais alegre, ora sendo escolhidas em tons neutros, trabalhando sobriedade no espaço. Outra ótima configuração é alternar entre estampas criativas e cores sóbrias, tudo claro, configurado com bom equilíbrio, evitando exageros visuais.

Neste criativo projeto da talentosa dupla de arquitetas Mariana Borges e Thaysa Godoy, de Belo Horizonte (MG), a presença do grande quadro com cores alegres presentes no fundo do ambiente ficou perfeitamente combinado com as almofadas também coloridas sobre o sofá no tom cinza, o que proporcionou um ótimo equilíbrio entre cores e neutralidade presentes na criativa sala de estar.

Parede com quadros

detalhe da parede com quadros: Salas de estar modernas por acr arquitetura
acr arquitetura

detalhe da parede com quadros

acr arquitetura

Excelentes para dar um toque mais artístico a decoração, os quadros são opções fáceis de serem encontradas e que, quando bem organizados, podem dar uma dinâmica completamente nova ao espaço. Para isto, basta apostar em estilos de diferentes de ilustrações que possam ser renovadas periodicamente. Desta forma, a cada vez que você trocar um quadro ou colocar uma nova peça no ambiente, a decoração de sua sala de estar poderá ganhar novos pontos de interesse focal, tornando o espaço sempre interessante.

Neste projeto do escritório ACR Arquitetura, de São Paulo (SP), a posição dos grandes em diferentes tamanhos trouxe uma dinâmica muito criativa e interessante ao espaço. Vale atentar-se ainda ao detalhe branco que margeia cada um dos quadros, o que trouxe uma excelente uniformidade na presença e ótimo contraste com a parede cinza do ambiente.

Iluminação equilibrada

Apostar em uma nova forma de iluminar a sala de estar pode ser também uma forma prática de renovação para a decoração. Seja com a utilização de lâmpadas embutidas ou com a presença de luminárias no ambiente, esta escolha poderá ser perfeita para deixar o ambiente melhor iluminado, mais amplo e aconchegante. 

Na imagem o conjunto de lâmpadas embutidas no teto foi a escolha perfeita para destacar a parede ao fundo, onde está presente o quadro criativo que destaca-se em meio a parede branca. A presença dos pequenos abajures em cada uma das paredes laterais, foi perfeita para reforçar o equilíbrio decorativo no ambiente. O ótimo projeto é do escritório Emmíilia Cardoso Arquitetos Associados, do Rio de Janeiro (RJ).

Tapetes estampados

Práticos, elegantes e com estampas muito criativas, os tapetes são também ótimas e fáceis opções para a decoração da sala de estar. Uma boa dica para a escolha destas peças é atentar-se às cores presentes em seu lar, optando assim por tapetes que se complementem com os tons do espaço ou, ainda, ofereçam bons contrastes, como neste elegante projeto do arquiteto Marcus Biazus, de Porto Alegre (RS).

Qual destas dicas ficará ótima na sua sala?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!