Estilo vintage: ideias incríveis para decorar o seu quarto!

Estilo vintage: ideias incríveis para decorar o seu quarto!

Estilo vintage: ideias incríveis para decorar o seu quarto!

Josi Monteiro Josi Monteiro
Google+
Loading admin actions …

O estilo vintage é cada vez mais utilizado na decoração de interiores. Ele deixa os ambientes mais delicado e aconchegante com detalhes de peças antigas e o vintage fica ótimo em espaço, como sala, cozinha e quarto, já que deixa o ambiente com tendências românticas. Atualmente o vintage utiliza como referências históricas os anos 40, 50 e 60 - aposte no estilo vintage, assim o seu quarto ganhará uma nova produção e cheio de personalidade.

Ah, o segredo da decoração vintage são os detalhes, por exemplo, pequenos itens com referências históricas fazem toda a diferença no décor. É justamente essa preocupação pelos detalhes que torna o estilo delicado e romântico. A decoração vintage não costuma ser cara, já que você poderá aproveitar peças da família, misturando-as com elementos modernos ou garimpar.

A proposta deste estilo é mesclar referências modernas com toques do passado, sem jamais soar antiquado e datado demais. Os ambientes vintage são charmosos e ao mesmo tempo simples, sem ostentação. Exatamente por isso, essa decoração é econômica e acessível, já que o maior investimento é no tempo e na criatividade. 

Basta você abrir a mente e apostar no estilo vintage para o seu quarto. Confira algumas ideias para decorar o seu ambiente!

​Escolha da cama

Para conseguir uma decoração estilo vintage para o seu quarto é importante se preocupar com os pequenos detalhes adquirindo acessórios que permitam construir o ambiente que deseja. Livros com capas antigas, peças em cobre ou tons marrom, elementos com linhas simples e modernistas que se encaixem perfeitamente no espaço que procuramos decorar.

Em seguida, é a hora de escolher os móveis, que ajudam a deixar o ambiente mais charmoso e cheio de estilo. Para essa tarefa, a dica é garimpar peças em lojas de antiguidade ou ir atrás de itens que pertenceram aos seus avós. Outra maneira de conseguir móveis vintage é restaurar o que já está em casa, utilizando técnicas de pintura e pátina, que conferem um ar retrô às peças.

Papel de parede vintage

Um grande aliado para conseguir uma decoração vintage é o papel de parede, que pode ajudar a evocar espaços da década de 50 ou 60 de forma simples e com grandes resultados. Afinal, o que realmente origina uma bela decoração vintage são os objetos escolhidos para ornamentar os cômodos. O item não pode ficar de fora da decoração do quarto, pois ajudar a compor o visual vintage, o revestimento confere beleza e personalidade aos ambientes da casa.

Procure elementos que carreguem a memória do passado, como ilustrações, quadros, relógios, estatuetas e bibelôs. Para suavizar o visual, misture as peças com outras mais modernas e minimalistas. 

Tapetes no quarto

Os tapetes têm o poder de deixar qualquer cômodo mais aconchegante e acolhedor, porem, eles não servem apenas para decorar e embelezar um espaço, pois, além de finalizar a decoração do ambiente, o tapete também melhora a acústica e a sensação térmica do quarto.

Outra coisa bem legal que um tapete pode proporcionar, é a possibilidade de poder esconder irregularidades ou defeitos no piso do quarto, de forma que fique praticamente imperceptível. É claro, que usar tapete no quarto não é uma coisa obrigatória, porém, ao usar, o quarto ficará mais personalizado e gracioso, aliás, sem falar no conforto de acordar pela manhã e não pisar no chão gelado. 

O projeto da foto foi criado pelo escritório ARC + Arquitetura, localizado em Florianópolis. 

Uma linda penteadeira

A penteadeira invadiu a casa das mulheres no século XV quando, à época do Renascimento, a vaidade se popularizou e deixou de ser uma exclusividade da realeza. Com a migração do campo para a cidade, o móvel se tornou o melhor amigo da mulher, que passava horas se embelezando em frente ao espelho.

Você tem de considerar os mínimos detalhes, por isso é importante que coloque a maquilagem e todos os produtos que utilize para ficar bonita em caixas redondas com adornos florais na penteadeira. Junto com o seu frasco de perfume favorito!

Móveis vintage

Os móveis vintage são uma excelente alternativa quando se trata de decorar nosso lar com estilo, no entanto é importante escolher cada peça com cuidado para conseguir o ambiente desejado. Comece por escolher móveis vintage e peças decorativas inspiradas neste estilo, como malas antigas, floreiros ou qualquer elemento que recorde décadas passadas e ajude a recriar esse espírito.

Os móveis vintage têm uma estética não só antiga, mas também, às vezes, descuidada, porém sempre com muito estilo. O branco, as madeiras e as cores pastéis são comuns neste tipo de decoração, que é muito reforçada com o uso de quadros de desenhos estilo década dos anos 50 e marcos e espelhos envelhecidos, que dão um toque fantástico a qualquer espaço.

Roupas de cama e objetos

Por último se quer conseguir sua meta, não tema em unir diferentes tipos de móveis vintage com diferentes acessórios pertencentes a várias décadas. E o que se destaca deste tipo de decoração é precisamente o contraste cuidado e descuidado ao mesmo tempo, assim você terá um excelente resultado final na decoração do seu quarto.

Além disso, você pode caprichar na roupa de cama e também nos objetos decorativos!

E aí, você curte esse estilo de decoração? Usaria a pegada vintage no seu quarto? Compartilhe sua opinião conosco através dos comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!