Uma vila fascinante e surpreendente

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Nossos olhos às vezes nos enganam na pressa de decifrar uma imagem ou um código novo. Muitas vezes enxergamos coisas que não se apresentam em sua forma real e somos surpreendidos pela revelação da coisa real. A arquitetura trabalha com estes mecanismos para causar surpresa e espanto no observador, mesmo aquele com olhar aguçado.

Homify desembarca hoje em Auckland, na Nova Zelândia, este país pouco desconhecido e enigmático, para apresentar uma casa moderna e surpreendente, que em um segundo instante não se mostra como se mostrava no instante anterior. Parece complicado? Você vai entender bem quando desvendarmos juntos seus espaços. A casa, denominada Godden Cres, foi projetada pelo estúdio Dorrington Atcheson Arquitetos e concluída em 2012. O projeto de traços modernos utiliza uma paleta de materiais variada e se organiza em torno da piscina e de árvores e assemelha a um parque.

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta residência fascinante? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa surpreendente que reserva em seus espaços internos ambientes amplos, integrados, bem iluminados e acolhedores.

Fachada principal

A fachada da residência pede olhares cuidadosos. A casa foi projetada como uma coleção de blocos independentes ligados por uma cobertura plana, que abriga a entrada principal e a galeria. Os dois volumes, revestidos de pedras, abrigam as garagens, no pavimento térreo, e os quartos de hóspedes, no pavimento superior. O espaço entre os dois blocos cria um corredor que conduz o visitante ao interior da residência. O projeto buscou preservar a árvore Pururi existente no terreno. O jardim frontal incorporou a árvore ao paisagismo.

Fachada posterior

A paleta de materiais da residência é variada e privilegia os materiais naturais como pedra e madeira. O bloco posterior, situados detrás dos dois blocos de concreto revestidos de pedras, é revestido de tábuas de cedro, weatherboards shiplap, e conta ainda com amplas aberturas e caixilhos feitos de alumínio, na cor preta, e vidro, que permitem a integração dos espaços internos com os espaços externos. A casa foi organizada de modo a tirar proveito das áreas livres e abertas.

Portal de entrada

Além de materiais naturais, como a pedra e a madeira, a residência faz uso de materiais arrojados como o aço, o vidro e o alumínio, cada qual contribuindo com a qualidade estética e ambiental da residência. A porta de entrada principal recebeu um tratamento especial. O projeto criou uma solução exclusiva feita de um painel de aço com desenhos que remetem a estrutura de um fractal. A porta permite portanto o contato visual com a galeria que dá acesso ao interior da residência.

Living room

O interior do living room é caracterizado por espaços amplos e integrados, completamente integrados ao espaço exterior de ambos os lados. De uma lado o living room se conecta com o jardim e de outro lado com a piscina. As amplas portas de vidro de correr promovem a iluminação e ventilação naturais. O piso de madeira, que se estende por todo o living room, dialoga com os demais materiais naturais e realça a sensação de aconchego do ambiente. O design de interiores foi feito por Debra Gardien, que trabalhou com cores neutras e principalmente com peças clássicas do design moderno e contemporâneo.

Sala de jantar

A sala de jantar é composta de uma mesa de madeira de estilo rústico e do conjunto de cadeiras DSR, peça icônica desenhada originalmente pelo casal Charles e Ray Eames em 1950, com assentos em acrílico e base metálica, inspirada no desenho da torre Eiffel. Além disto, para incrementar a elegância e a sofisticação do ambiente, o projeto de interiores escolheu as luminárias pendentes PH Artichoke, peça clássica criada pelo designer dinamarquês Poul Henningsen em 1958, para ornamentar o salão do Restaurante Langelinie, em Copenhagen, onde elas permanecem até hoje.

Cozinha

As portas de vidro de correr fazem do jardim uma extensão do living room. A cozinha e a sala de jantar estão interligadas com o jardim, situado na parte posterior do terreno, que proporciona esta vista privilegiada. A cozinha de estilo americana conta com armários planejados feitos de madeira laqueada em marrom, embutidos na parede, e com uma bancada em forma de ilha, revestida de granito, que agrega funcionalidade e modernidade ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinha, você encontra aqui.

Sala de estar

A sala de estar organiza-se em torno da lareira a lenha, revestida de tijolinhos. A vista para o jardim e para a piscina proporcionam um ambiente relaxante e agradável. O mobiliário de design contemporâneo como o sofá, em forma de L, a mesa de centro, a poltrona Eames Lounge, outra peça icônica criada pelo casal Eames, e o tapete macio de cor cinza garantem o conforto e a sensação de aconchego do ambiente.

Home-cinema

No pavimento superior, o projeto criou um espaço para proporcionar maior comodidade e entretenimento para a família. O home-cinema possui cores escuras e acomoda toda a família. O destaque é o papel de parede que dá uma atmosfera mais despojada e mais personalidade ao ambiente.

Dormitório

A suíte principal tem seu próprio acesso através da escada situada na galeria de entrada. A suíte é dotada de portas deslizantes automatizadas, que quando abertas descortinam as vistas panorâmicas para a piscina, para a cidade e para o porto mais além. Além disto, a suíte disponibiliza um espaço de estar e descanso, onde os moradores podem contemplar as vistas privilegiadas, se dedicar a leitura ou relaxar.

Área de lazer

A área de lazer inclui um solário e uma piscina ampla e revestida de pastilhas cerâmicas, que além das vistas agradáveis, proporciona aos moradores momentos de lazer e prazer, principalmente nos dias mais quentes.

Continue navegando em nossa página. Aqui você encontra as casas mais lindas e inspiradoras construídas em todo o mundo. Neste artigo, você vai se encantar com uma casa de madeira espetacular.

Você mudaria a configuração da sua casa para preservar alguma árvore existente no terreno?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!