6 dicas para ganhar espaço em banheiros pequenos

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter um lugar para chamar de seu é algo mágico. Mas, não menos mágica são as formas de ter que encontrar soluções quando o seu lar é definido em pequenos cômodos. A decoração passa então um desafio que vai além do embelezamento do lar – afinal, usar bem alguns truques decorativos poderá ser a solução ideal para que estes problemas de espaço sejam resolvidos com maneiras mais confortáveis.

Se em casas e apartamentos de tamanho médio, os banheiros são projetados com um espaço bem pequeno, em apartamentos menores então, o desafio passa a ser muito maior do que as dimensões minúsculas que irã servir como espaço para relaxar em um bom banho antes e depois de dias de agenda cheia. 

Felizmente, com a grande quantidade de profissionais experientes e talentosos no mercado, alguns truques caem como uma luva para fazer com que um banheiro pequeno pareça ser maior do que realmente é. Os truques decorativos funcionam trabalhando nossas sensações visuais de uma maneira criativa, inteligente e, o melhor de tudo, com truques simples que você mesmo poderá aplicar em seu lar. 

Truques com espelhos, box, cantos e cores são algumas das sugestões que trouxemos para que você trabalhe perfeitamente as dimensões de espaço no seu lar. Por isso, trouxemos hoje um ótimo conjunto de ideias que deverão deixar o seu banheiro minúsculo muito mais confortável sem grandes necessidades de mudanças.

Para que você possa aproveitar ainda melhor estas alternativas, trouxemos algumas sugestões de cenários para visitarmos juntos, sendo que, em cada um, poderemos encontrar as melhores soluções para adaptar perfeitamente os pequenos banheiros ao melhor conforto possível. Então é hora de seguir conosco, aproveite nossas dicas e encontre as melhores inspirações para o seu lar!

Dê lugar às prateleiras

Perfeitas para aproveitar da melhor forma as pequenas paredes de um ambiente, as prateleiras podem ser a salvação ideal para decorar o seu banheiro pequeno. Com elas, você poderá incrementar os pequenos espaços vazios, não menos valiosos, com a utilização decorativa de objetos como plantas e outros elementos. Além da excelente praticidade, as prateleiras têm ainda a vantagem de serem encontradas a baixo custo e são facilmente instaladas.

Neste projeto, por exemplo, o espaço físico do banheiro não foi um impeditivo para dar soluções excelentes à decoração do ambiente. Entre outros elementos de destaque, as prateleiras foram perfeitas para oferecer funcionalidade e organização ao ambiente, aproveitando perfeitamente a pequena parede acima do vaso. Uma ideia simples, mas de ótimo resultado para o pequeno espaço.

Abra mão do box

O box é um complemento cada vez mais presente nos banheiros. No entanto, esta presença não significa necessariamente uma obrigação de manter esta peça na decoração. Muitas vezes, acaba por ser grande a dificuldade em encontrar o box ideal para o banheiro, fazendo com que as escolhas feitas não sejam exatamente as melhores. Um box com portas de abrir para fora, por exemplo, pode tomar um espaço muito importante em um pequeno banheiro, o que faz disso uma má ideia. Neste ponto, é importante pensar na possibilidade em abrir mão desta peça e projetar o banheiro para que esta ausência não seja tão sentida. Uma boa medida quanto a isto, é fazer com que o piso do espaço seja direcionado para o desague para os ralos. A presença de mais de um ralo, inclusive, pode ser uma solução interessante para evitar poças fora da área de banho.

Neste projeto, a opção de não decorar o pequeno banheiro com a presença de um box foi contornada com a perfeita marcação da área de banho, que ganhou a presença do piso em granito. Desta forma, todo o escoamento da água seguirá para o centro do ralo presente, facilitando a secagem do espaço. 

Use e abuse dos tons claros

Espaços pequenos não fazem boas combinações com locais de iluminação deficiente. Para resolver isto, a opção em decorar o pequeno banheiro com a presença maciça de cores claras funciona muito bem. Cores brancas em banheiros pequenos valorizam a presença não só da iluminação elétrica, mas, também, da luz natural que adentra ao espaço. Esta dica possibilita ainda a sensação de limpeza no ambiente – algo imprescindível para um banheiro confortável e uma ótima amplitude a locais de dimensões pequenas.

Neste projeto do escritório Pereira Reades Interiores, de São Paulo (SP), a escolha por revestimento de granito na cor clara ficou excelente para valorizar o pequeno espaço. Trabalhando perfeitamente com a iluminação natural presente, assim como com o conjunto de peças brancas, a escolha ficou perfeita para o pequeno ambiente. 

Use bem os cantos

Embora muitas vezes fiquem esquecidos, os cantos de um pequeno banheiro pode servir como solução estratégica para que o ambiente ganhe uma organização perfeita. Seja com a adaptação de pias e espelhos ou com uma iluminação específica que valorize o espaço, é sempre muito importante ter em mente de que, em um ambiente de tamanho reduzido, cada metro que puder ser bem utilizado, fará muita diferença para a decoração.

Um ótimo exemplo disto, está neste projeto simples, mas bem executado do escritório F:Poles Arquitetos Associados, de Sorocaba (SP), que adequou perfeitamente o pequeno balcão no canto do banheiro e utilizou um grande espelho para dar amplitude ao local.

Espelhos grandes são infalíveis

Esta dica é sempre infalível para a valorização do ambiente, por menor que seja. As presenças de grandes espelhos resolvem bem o problema do banheiro com pequenas dimensões. Para isto, uma opção interessante são os armários espelhados em tamanho grande. Ajustado à parede acima do balcão, esta peça poderá trabalhar perfeitamente a iluminação melhor distribuída e a sensação de amplitude do local. É possível ainda, a opção por mais de um espelho no banheiro, variando entre formatos horizontais acima da pia e verticais recostados nas paredes. Isto dará uma dinâmica muito interessante ao banheiro pequeno.

Na imagem, um projeto muito bem iluminado com luz natural e mangueiras LED, que valorizou ainda mais a presença do espelho e do tom branco na decoração desenhado pela arquiteta de interiores Flávia Portela, de São Paulo (SP).

Troque o box por cortinas de banheiro

Assim como falamos no começo deste artigo sobre a possibilidade em não utilizar o box no banheiro para se ter mais espaço, trouxemos também opções alternativas e práticas para incrementar o espaço. Cortinas plásticas podem ser uma solução interessante, já que podem ser encontradas em diversas estampas, evitam poças de água no banheiro e não ocupam qualquer espaço, já que são utilizadas a partir de varões. Com elas, banheiros de decorações rústicas, ficarão perfeitamente decorados, como podemos notar neste aconchegante projeto do escritório Piloni Arquitetura, de São José do Rio Preto (SP).

E você, tem dicas para ganhar espaço em banheiros pequenos? Conta pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!