Casas pré-fabricadas: aqui está o futuro!

The Edge: Hyper insulated with MVHR to drastically reduce energy consumption, Boutique Modern Ltd Boutique Modern Ltd Casas modernas
Loading admin actions …

O nome Charles-Edouard Jeanneret-Gris lhe diz alguma coisa? Não? E Le Corbusier? Ah, este nome já é familiar! Mas não se preocupe, estamos falando da mesma pessoa. E este artigo não poderia começar de outra forma senão com uma referência ao criador desta solução em arquitetura tão prática, barata e amiga do meio ambiente que chamamos de casa pré-fabricada. 

Este é o tipo de casa do presente e do futuro, mas com raízes no início do século XX. Naquela época os arquitetos rejeitavam veementemente a posição anti-industrial e elitista que marcava o século anterior. Percebendo as necessidades das massas e com vontade de levar até elas aquilo que até então estava reservado a poucos, empenharam-se na produção em massa numa lógica de padronização. Curiosamente, e passados cem anos, o mundo pós-moderno em que vivemos caminha ainda nesta direção. Com as preocupações ecológicas em pauta, ativistas em ação e informações midiáticas nos lembrando da urgência no que diz respeito às mudanças de nossos hábitos que destroem aos poucos o planeta, as casas pré-fabricadas certamente deixarão de ser a exceção para se tornarem a regra.

No entanto, ainda se olha com um pouco de preconceito para este tipo de casa. Muitas pessoas pensam: Eu? Viver num barracão? Jamais!. Mas se você se identifica com a ideia, atualize-se e perca este preconceito. Não associe este tipo de construção a uma camada social inferior. Há uma indústria milionária inteiramente dedicada a casas pré-fabricadas e modulares. São cada vez mais bonitas, mais confortáveis, adaptáveis a quaisquer condições atmosféricas, mais auto-suficientes e menos custosas.

Leia com atenção este artigo. É longo, mas acreditamos que no fim você ficará bem mais esclarecido sobre o assunto. Senhoras e senhores, aqui está o futuro!

Exuberante vista das montanhas

Esta imagem é arrebatadora! Este edifício nos Alpes Suíços foi erguido a 3256 metros de altitude. Veio para substituir um outro edifício construído em 1929 e ampliado inúmeras vezes para responder à intensa procura daquele local por alpinistas interessados nas trilhas existentes nas proximidades. Para corresponder às atuais exigências de segurança, conforto e proteção ambiental, e dada a natureza sinuosa do local, seria necessário investir grandes valores em obras. Ao invés disso, optou-se por construir um novo edifício adequado à topografia do local.

E assim foi. Uma das faces funciona como um amplo painel solar para que se tire o maior proveito possível desta energia sustentável, sendo que as restantes refletem a paisagem. Não poderia ser mais perfeito. É tão bonita! Segundo o ateliê de arquitetos responsável pelo projeto, Savioz Fabrizzi Architectes, os “métodos de construção tiveram que ser adaptados às condições atmosféricas adversas e aos meios de transporte disponíveis”. 

Como transportar cimento para um local como este é muito custoso, seu uso foi reduzido ao máximo. De acordo com a ficha do projeto, disponível no website do ateliê, a estrutura principal é em madeira e os componentes da parede e do piso, o revestimento e o isolamento foram pré-fabricados e transportados de helicóptero para montagem no local. O telhado e as paredes externas são compostas por painéis de aço inoxidável, um elemento sólido que propicia proteção e segurança aos hóspedes. A Oeste e a Nordeste, há poucas janelas para que se armazene o máximo de calor e para que a ventilação seja natural. A cabana inclui 116 camas, um refeitório e uma cozinha profissional. 

Vá fazer suas malas!

Com os pés bem firmes… na água!

Você teria coragem de dormir num quarto flutuante? A AquaReva, projetada pela AquaShell, permite que o faça. Entre o interior e o terraço são 26m² de pura adrenalina para os mais aventureiros ou, dependendo da perspectiva, de especial atmosfera romântica. A estrutura dispõe de um quarto com cama de casal, banheiro e  ducha. No entanto pode ser adaptada às necessidades dos interessados, seja para fins privados ou comerciais. Está disponível no modelo Clássico, Premium e Resort. Tem como matéria-prima a madeira, um que é um material resistente a ambientes úmidos. A melhor parte são as grandes janelas para uma vista exuberante da água. Dormir na AquaReva é certamente uma experiência inesquecível.

A elegante e misteriosa VIPP

A incrível casa pré-fabricada que você vê nesta imagem pode ser instalada num período que varia de três a cinco dias. Sim, é verdade! Já imaginou escolher uma casa e cinco dias depois ela estar totalmente pronta? Sem demora, sem obras, sem confusões… que maravilha! E o melhor: já vem com todo o mobiliário incluído no preço.

A dinamarquesa VIPP tem 75 anos de experiência no uso de aço. Esta casa foi projetada de forma minuciosa e o cliente só precisa dizer onde pretende que ela seja instalada. O espaço está dividido em duas áreas. Uma privada, com quarto e banheiro, e outra para convívio e uso comum. Um sofisticado tom negro prevalece e mantém o nosso foco direcionado para o exterior, para que a natureza nos envolva e pareça soberana. Estamos convencidos. E você?

Você viveria num contêiner?

A ideia de que para ter conforto é necessário viver numa casa convencional acabou-se há muito tempo e por isso hoje em dia é possível encontrar um leque de soluções com estilo e conforto impressionantes. 

Uma das opções é adaptar os típicos contentores de carga  – apenas uma unidade ou a junção de várias – e construir com eles uma casa. No exemplo da imagem, a empresa CSH Container Services da cidade portuária de Hamburgo, conseguiu criar um espaço agradável e que se encaixa perfeitamente na natureza e no conceito e estilo de vida da própria cidade.  

A criação de módulos habitáveis construídos a partir de contêineres não é somente uma forma original e moderna de moldar o espaço, como também uma extraordinária oportunidade de aproveitamento de recursos e uma forma econômica de construir um espaço que diga um pouco sobre os moradores. Numa cidade que vive em volta do seu porto como é o caso de Hamburgo é fácil descobrir a ligação entre estas casas e quem as habita. 

Neste projeto dois conceitos vivem em perfeita harmonia: modernidade e sustentabilidade.

Uma casa móvel

Boutique Modern criou a The Edge, em 2011. Este edifício contém um esqueleto em aço que suporta painéis isoladores que estruturam o piso, as paredes e o telhado. Esta combinação do aço e dos painéis forma uma estrutura maciça que resulta em flexibilidade no que diz respeito ao posicionamento das paredes e das janelas. Deste modo, a casa se adapta às preferências e circunstâncias de cada um. Este tipo de construção anula a necessidade das típicas fundações e manipulação prévia do solo, reduz o desperdício e protege o ambiente. Além disso, parecidas com as casas que mostramos aqui, este edifício leva janelas altas que são facilmente inseridas em qualquer um dos ambientes. Geralmente são orientadas para a face com melhor aquecimento por isolação. A energia solar também pode ser captada por painéis no telhado.

Boutique Modern inspirou-se nos designers modernistas do século XX para desenvolver este projeto genial. Aliás, a estrutura em aço galvanizado é uma influência direta da famosa casa Farnsworth House de Mies van der Rohe. É esta estrutura que confere ao edifício a solidez necessária para que possa ser relocado se os proprietários assim o quiserem. É móvel. Mas sem rodas.

Uma casa premiada

Selecionamos para você as melhores casas. As melhores mesmo! Tão incríveis como a Bluebell Pool House que já foi até premiada. Trata-se de um edifício minimalista que se harmoniza com a natureza e é construído com vista direcionada para usufruir a energia do sol e ainda dispõe de uma longa piscina. A cobertura possui telhado verde respondendo ao pedido do cliente que desejava uma habitação sustentável que se fundisse com a vida natural ao redor. E isso não é tudo! A fachada em madeira isola o edifício e dispensa o uso de aquecimento pesado. E para uma construção rápida recorreu-se à madeira laminada cruzada pré-fabricada.

Irmãs gêmeas

Como casas siamesas, essas edificações são feitas em madeira e zinco, acomodam dois quartos, banheiro, área social e ainda uma garagem. O projeto revela cuidado paisagístico e as casas, apesar de mais modernas, assumem o formato das outras do local e assim não destoam nem parecem saídas de contexto. Repare que a parte mais envidraçada do edifício está no alto. Desta forma, obtém-se maior privacidade e controla-se a entrada de calor, visto que toda a edificação pré-fabricada está voltada para sul, onde recebe mais sol na região em que está instalada. Para garantir a privacidade dos vizinhos e impedir o contato visual com o interior da casa, os ângulos foram pensados de forma a obter vistas controladas. Más notícias para os bisbilhoteiros!

Redonda

Ainda com o local de instalação a definir, a KWK Promes, escritório responsável pela standard hOuse, aventurou-se no projeto de uma casa redonda que funcionasse bem em qualquer que fosse o terreno. Além deste detalhe particular, o telhado da casa também é capaz de variar conforme a vontade do proprietário, assim como as suas divisórias de espaços no interior. Como em todas as casas que mostramos, esta também tem como premissa uma preocupação ecológica. Todos os materiais de construção são naturais e as fontes de energia renováveis. O fato de a madeira ser pré-fabricada reduziu drasticamente os custos, mas mantendo a qualidade.

Unifamiliar

Localiza-se em Alicante na Espanha esta casa unifamiliar construída com madeira de abeto aplicada nos acabamentos, revestimentos e estrutura. A preocupação ambiental e a autossuficiência em termos energéticos, através da utilização de painéis fotovoltaicos, são a principal característica desta edificação pré-fabricada. Ainda que de rápida construção – demorou apenas dez dias e não foi necessário qualquer tipo de maquinaria – os materiais possuem qualidade e são acessíveis. Nesta casa de olhar para o futuro, as águas residuais são purificadas para gerar água quente. Num mundo em que as preocupações ecológicas proliferam, optar por este tipo de habitação revela responsabilidade e bom senso.

Precisa de um refúgio?

Mostramos a você nove casas pré-fabricadas espaçosas onde é possível viver em harmonia ou até mesmo passar apenas alguns agradáveis dias de dolce fare niente. Para finalizar, reservamos um refúgio especial. Você vive em uma casa onde o silêncio pode ser raro? Precisa trabalhar concentrado mas tem as crianças correndo de um lado para outro da casa? Procura por inspiração e sossego para escrever um livro? É músico e deseja criar um estúdio? O jardim e a piscina pedem por uma casa de apoio? Precisa urgentemente de um espaço de absoluto silêncio simplesmente para usar com você mesmo? Aqui está a solução.

Uma pequena edificação pré-fabricada no jardim pode realizar a todos esses propósitos sem que seja necessário gastar muito. É essa a proposta da Crusoe Garden Room que tem à disposição seis diferentes modelos que funcionarão como uma extensão de sua casa, numa espécie de saia sem sair de casa. E mais! Pode até servir como um anexo para receber hóspedes que também usufruirão de maior privacidade e conforto. Convencido?

Qual delas é a sua preferida? O que você acharia de morar numa dessas casas pré-fabricadas?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista