Projeto de Reforma Transforma Apartamento em Belo Horizonte

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Projeto de Reforma Transforma Apartamento em Belo Horizonte

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Apartamento Moderno: Salas de jantar  por Fark Arquitetura e Design
Loading admin actions …

O projeto de reforma deste apartamento de 100 m² em área nobre de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi desenvolvido pelo escritório Fark Arquitetura e Design, que atende clientes residenciais e comerciais na capital mineira. Ele enfatiza as cores neutras e as linhas retas em estilo moderno, além de apostar em uma bem sucedida integração de ambientes, no caso a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar. O uso de sancas nesses espaços também merece atenção ao permitir uma iluminação planejada em conformidade com as necessidades de cada ambiente. Confira!

A empresa e o projeto

Sala Integrada: Salas de jantar  por Fark Arquitetura e Design

O projeto foi criado e desenvolvido pela Fark Arquitetura e Design, escritório criado pela arquiteta Fernanda Palhares e pela designer Kátia Trindade, que ainda inclui um engenheiro na equipe.

A empresa propõe soluções inteligentes e criativas para as mais diversas realidades culturais e variados orçamentos. O escritório está sempre atento às tendências do setor e às novas tecnologias, de modo que possa trabalhar com conhecimento e inovação, oferecendo qualidade de vida e eficiência em seus projetos.

As duas sócias acreditam na importância do diálogo aberto e atencioso com o cliente em todas as etapas do projeto para que seu sonho seja viável e se torne realidade em termos de qualidade, funcionalidade e estética.

O projeto de reforma que apresentamos neste livro de ideias tem como objeto um apartamento de 100 m² destinado a uma família constituída por um jovem casal com dois filhos adolescentes – um menino e uma menina. O foco esteve em ampliar o espaço e distribuir melhor os ambientes.

O projeto adotou um estilo moderno em que as linhas retas e as cores neutras, em contraposição a pontos de cor mais viva, proporcionassem não apenas funcionalidade, simplicidade e elegância, mas também tornassem os ambientes acolhedores com um toque contemporâneo.   

Na imagem acima, o destaque é a sala integrada com a sala de jantar e a cozinha, os ambientes mais utilizados da casa. A integração entre os três espaços promove funcionalidade e conforto. As cores neutras, o rebaixamento de gesso e a utilização do mármore raja branco destacam o espaço amplo e elegante, que transforma especialmente a sala de estar e a cozinha em um único e harmonioso ambiente.  

Embora os três cômodos – sala de estar, sala de jantar e cozinha – estejam integrados, as sancas presentes neles vão além da decoração ao proporcionarem uma iluminação que foi pensada de forma separada para cada espaço e pode ser utilizada com mais funcionalidade quando necessário.

Na sala de estar é a sanca invertida que favorece o aconchego, enquanto na sala de jantar a sanca aberta, em conjunto com o lustre e o espelho filetado, proporciona amplitude ao espaço. Já na cozinha, a iluminação direta é a mais indicada, pois permite maior conforto visual na hora de preparar alimentos.

Sala de estar

Sala de estar: Salas de estar  por Fark Arquitetura e Design

Na sala de estar, os destaques são o painel de TV em MDF ripado, os nichos com iluminação embutida e os armários laqueados na cor grafite. O ripado do painel realça as linhas retas do estilo moderno, enquanto os armários ajudam a esconder os aparelhos eletrônicos. Assim, o ambiente fica mais clean e organizado. Por sua vez, o tapete em tons terrosos confere conforto e requinte à área que delimita a sala de estar.


   

Cozinha planejada

Cozinha planejada: Cozinhas pequenas  por Fark Arquitetura e Design
Fark Arquitetura e Design

Cozinha planejada

Fark Arquitetura e Design

A cozinha integrada é a opção perfeita para quem quer um apartamento moderno e funcional. Tanto para permitir a integração dos ambientes, quanto para aumentar a entrada de luz natural, a parede entre a cozinha e a sala foi removida. A cozinha pequena tira vantagem dos móveis planejados, que dão toda a funcionalidade desejada e necessária: pia dupla, forno de embutir, nicho para micro-ondas e armários suspensos. Já o balcão da cozinha, que separa esse espaço da sala de estar, serve ainda como espaço para a realização das refeições do dia-a-dia.  

Cozinha Planejada: Armários e bancadas de cozinha  por Fark Arquitetura e Design
Fark Arquitetura e Design

Cozinha Planejada

Fark Arquitetura e Design

A cozinha planejada cria espaços próprios e sob medida para a bancada de área molhada, para a área seca e para a área de refeições. Tudo foi pensado para promover maior fluidez no local e abrir o campo de visão para a sala de estar. A bancada de altura dupla estabelece os limites entre as áreas de trabalho e de refeições. Já a bancada baixa com o cooktop serve à área de preparo de alimentos. As cores claras e escuras se contrastam, enquanto os eletrodomésticos em metal conferem elegância à cozinha.

Quarto de casal

Quarto Casal - Cabeceira: Quartos  por Fark Arquitetura e Design
Fark Arquitetura e Design

Quarto Casal – Cabeceira

Fark Arquitetura e Design

A cabeceira almofadada cobre todo o espaço da cama, cujos lados apresentam espelhos com criado-mudo. O papel de parede 3D bege traz modernidade ao quarto com tons claros, enquanto a sanca com iluminação no cortineiro cria amplitude e equilíbrio.


   

Quarto Casal - Painel TV: Quartos pequenos   por Fark Arquitetura e Design
Fark Arquitetura e Design

Quarto Casal – Painel TV

Fark Arquitetura e Design

Nesta imagem do quarto de casal em outro ângulo, vemos que a divisória do closet também foi utilizada como painel de TV, cujo tom bege contrasta com o vidro dourado. Por sua vez, a porta de correr embutida no painel favorece o fluxo entre os dois ambientes e aumenta o espaço deles. Já a área de trabalho, que não podia pesar no ambiente, ganhou uma cadeira aconchegante e design moderno.    

Closet

Closet Planejado: Closets  por Fark Arquitetura e Design

A antiga despensa que fazia divisa com a parede do quarto deu lugar a um pequeno closet planejado. O espaço foi utilizado ao máximo com a criação de um corredor central entre as prateleiras para se inserir um espelho. Foi utilizado gesso nesse espaço, uma vez que ele pode ser planejado, tem baixo custo e pode ser pintado na cor desejada. 

Banheiro da suíte

Banheiro suite: Banheiros  por Fark Arquitetura e Design

As linhas retas e os tons neutros voltam no banheiro do casal, tornando-o relaxante. Na área do chuveiro, um nicho em mármore branco contrasta com o revestimento em madeira das paredes. A bancada da pia esculpida, além de esconder o escoamento da água e o ralo, confere requinte ao ambiente.  

Banheiro social

Banheiro Social: Banheiros  por Fark Arquitetura e Design

O espelho que cobre toda a parede do banheiro social tem o objetivo de ampliar o pequeno espaço e é complementado pela bancada com uma elegante pia esculpida. A personalidade do ambiente é ditada pelo tom azul da área do chuveiro e pelo nicho em mármore branco.  

Quarto do adolescente

Quarto adolescente menino: Quartos de adolescente  por Fark Arquitetura e Design
Fark Arquitetura e Design

Quarto adolescente menino

Fark Arquitetura e Design

Cores como preto, branco e cinza, em contraste com pontos estratégicos de amarelo, são a base do quarto para um adolescente moderno e apaixonado por futebol. A ideia não era seguir um tema e sim tornar este ambiente mais lúdico e divertido. O mobiliário funcional, que inclui o painel de TV e uma bancada de estudos, abre espaço para a recepção dos amigos do adolescente.   

Quarto da adolescente

Quarto adolescente menina: Quartos das meninas  por Fark Arquitetura e Design
Fark Arquitetura e Design

Quarto adolescente menina

Fark Arquitetura e Design

O quarto da adolescente utiliza tonalidades neutras como base e vários pontos de cor rosa para conferir aconchego e leveza ao ambiente. O quarto delicado ganhou personalidade com a fotografia da adolescente, que decora uma das paredes. A marcenaria projetada, que enfatiza não só a estética mas também a funcionalidade, inclui bancada de estudos, gaveteiro com porta-maquiagem e penteadeira. Os espelhos, por fim, criam a sensação de ampliação do espaço.

Com a consultoria profissionais qualificados, todo espaço pode ser transformado em um lar. Conheça mais projetos da Fark Arquitetura e Design aqui na homify e se apaixone!

Gostou do projeto? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!