Como mudar o estilo decorativo de sua cozinha

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Escolher um estilo de decoração para a cozinha nem sempre é tarefa fácil. Embora a excitação no momento de escolha seja grande, as possibilidades são tantas que fica difícil fugir das dúvidas. Depois de um pouco mais de pesquisas, é possível encontrar as melhores opções que se adequem ao espaço da cozinha que, em geral, não é muito grande. Já com o estilo definido, móveis escolhidos e características que atendem as suas necessidades, provavelmente você seguirá por muitos anos mantendo aquela determinada decoração na cozinha até que o tempo traga os ventos que deixem a vontade de mudar tudo novamente.

Quando chega a hora de mudar sua decoração, você descobre que as mudanças são tão difíceis de se fazer quanto as primeiras escolhas que deram o primeiro estilo decorativo para a sua cozinha. Onde encaixar as novas cores, sugestões e objetos que deixarão sua cozinha completamente nova? Quais coisas escolher? Qual a melhor organização e cores para deixar a sua cozinha interessante novamente? Para estas e outras respostas, trouxemos um artigo especialmente escrito para dar um novo frescor à decoração do seu lar.

Entre as possibilidades de mudança, estão estilos que se fundem, cores que podem ser valorizadas, pequenos móveis e utensílios que transformarão completamente o seu ambiente e pequenas outras mudanças inteligentes que trazem um lindo resultado final. É claro que, entre estas sugestões, o que fará toda a diferença de fato são as suas preferências pessoais para que a decoração fique exatamente do seu jeito.

Por isso, siga conosco em mais um de nossos artigos que buscam formas fáceis e práticas de fazer com o que o seu lar pareça sempre o melhor lugar do mundo. Aproveite cada detalhe, observe cada elemento posicionado nos ótimos ambientes e veja como se apaixonar novamente por este local tão delicioso do seu lar!

Aposte no mix rústico e moderno

Se você definiu um estilo decorativo para sua cozinha, enjoou da decoração atual, mas não quer se desfazer completamente dela, uma possibilidade interessante é somar um novo estilo para a decoração do seu ambiente. Para isto, você poderá manter alguns elementos do estilo atual e some novos itens à decoração. Um ótimo exemplo são cozinhas onde aparelhos modernos têm presença garantida, como coifas, máquinas de lavar louças e etc. Posicionar estes elementos para que fiquem bem valorizados no espaço, somando à cozinha peças de decoração rústica, é uma saída interessante para que um mix de estilos possa cair perfeitamente no espaço. Para incrementar ideias rústicas, uma boa alternativa é a opção por peças de madeiras maciças ou piso em cores sóbrias. Com isto, o resultado será, certamente, muito interessante.

Na imagem, um bom exemplo desta soma está neste projeto do escritório Meyecortez Arquitetura, de São Paulo (SP), que somou a presença da linda ilha com o moderno cooktop  e coifa, ao ambiente com a bela presença da madeira maciça no balcão em torno da ilha. A presença do charmoso piso em tom verde é outro detalhe que merece destaque, assim como a organização vertical dos eletrodomésticos ao fundo do espaço.

Minimalize: guarde tudo

Cozinhas modernas por Draisci Studio
Draisci Studio

East London Apartment

Draisci Studio

estilo minimalista proporciona elegância, beleza e, especialmente na cozinha, funciona perfeitamente para dar a sensação de amplitude em um espaço de tamanho pequeno – como geralmente são as cozinhas. Para isto, uma saída excelente é escolher móveis de cores claras para compor a maior parte do espaço, buscando contrastar esta escolha com pequenos elementos coloridos. Para que o estilo fique perfeitamente definido, uma dica é guardar todos os elementos que geralmente ficam sobre o balcão, como utensílios e etc. 

Na imagem, o lindo projeto trabalhou a decoração minimalista somando o grande balcão branco presente no espaço com a presença vibrantes do armário suspenso. A escolha pelo tom azul escuro para o backsplash - o espaço que fica entre o armário e o balcão, funcionou perfeitamente como elemento contrastante para a decoração, assim como o fato de o balcão estar livre de utensílios deixou a cozinha ainda mais ampla e limpa.

Aposte no monocromático

Tudo branco e um toque preto. Tudo vermelho e um toque branco. Tudo azul e um toque cinza. Seja qual for a sua cor preferida e a complementação dela, apostar nesta cor para definir a decoração predominante é uma alternativa que pode facilitar muito a mudança no estilo decorativo para a sua cozinha. Definindo uma determinada cor, você terá um filtro ainda melhor definido para encontrar os objetos que irão complementar a mudança do ambiente. 

Neste belíssimo projeto de cozinha minimalista desenhada pelo escritório Iná Arquitetura, de São Paulo (SP), a escolha por uma predominância de elementos na cor branca em meio a decoração trouxe uma excelente sensação de limpeza e até mesmo amplitude ao pequeno espaço. A presença perfeita do tapete em preto e branco ficou excelente para compor o ambiente.

Aproveite melhor os cantos

Apartamento Itaim Bibi - 90m²: Cozinhas minimalistas por Raphael Civille Arquitetura
Raphael Civille Arquitetura

Apartamento Itaim Bibi – 90m²

Raphael Civille Arquitetura

Em uma redecoração é sempre importante analisar todos os pequenos espaços que podem ser modificados no ambiente. Cantos, por exemplo, podem ganhar a presença de diferentes tipos de objetos que poderão guinar o estilo decorativo do ambiente. Adesivos de azulejos, peças de madeira ou cerâmica, cristais, plantas ou artesanatos podem ficar muito bem nestes pequenos espaços da cozinha. Compor este espaço com equilíbrio e harmonizando com o ambiente é o principal cuidado que deverá ser tomado neste ponto. Use a imaginação e, se possível, a consultoria de um profissional e faça as mudanças aos poucos.

Neste aconchegante projeto do escritório Arquilab, de São Paulo (SP), a utilização de peças de cerâmica na parede divisória entre cozinha e sala deu um toque perfeitamente aconchegante ao ambiente. 

Customize!

Se a ideia é dar uma personalidade mais forte ao ambiente com uma mudança de estilo, apostar na arte pode ser a solução ideal para a ambientação da sua cozinha. Pinturas, quadros, pôsteres e outras figuras podem tornar o ambiente de sua cozinha ainda mais incrível. A escolha criativa poderá ser a solução mais prática e rápida para deixar sua cozinha mais vibrante e colorida. Basta soltar a imaginação, como neste belo projeto da dupla de arquitetos, Anna Maya & Anderson Schussler, de Florianópolis (SC).

Maximize o espaço vertical

Cozinha do Estúdio da Estilista: Cozinhas modernas por Caio Prates Arquitetura e Design
Caio Prates Arquitetura e Design

Cozinha do Estúdio da Estilista

Caio Prates Arquitetura e Design

Prateleiras, nichos e armários estruturados verticalmente podem dar um novo e moderno visual para a sua cozinha. Para isto, faça opções com cores que somem alternativas visuais interessantes ao espaço, contrastando cores e texturas. A escolha deve ser ainda bem feita com os objetos que irão decorar com um novo visual a sua cozinha. 

Na imagem, uma ótima composição decorativa do arquiteto Caio Prates, de Belo Horizonte (MG).

Qual destes projetos ficará perfeito na sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!