O que é Projeto Luminotécnico? Entenda Tudo com 11 Fotos e Dicas

Rachel Strehl – Homify Rachel Strehl – Homify
Apartamento Cavalli, Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris Salas de estar modernas
Loading admin actions …

A hora de escolher as luminárias para um ambiente é um momento de encantamento e empolgação, é quase como a cereja de um bolo. As luminárias estão cada vez mais lindas, algumas parecem até esculturas ou peças de arte. Mas luminotécnica não é brincadeira e necessita do acompanhamento técnico de um profissional para ser bela e também eficiente.

A iluminação de um ambiente precisa ser muito pensada e estudada, já que influencia na saúde, bem estar e estética do espaço. As luminárias trazem um toque final para todo tipo de ambiente, porém o que realmente importa é eficiência luminotécnica.

Afinal, o que é projeto luminotécnico?

Um projeto luminotécnico residencial ou comercial é um desenho que demonstra a posição e o cabeamento dos pontos de luz dos ambientes projetados. Ou seja, nele estará marcado exatamente onde ficará cada luminária, fita led, disjuntores, arandelas e demais elementos. O arquiteto que desenvolve esse tipo de desenho irá enviar um projeto luminotécnico com passo a passo para execução, o orçamento para as luminárias e até a prestação de serviço do eletricista.

Quanto custa um projeto luminotécnico?

O valor de um projeto de luminotécnica varia muito de acordo com a metragem do espaço e a complexidade do projeto. Para saber o valor exato de um projeto desse tipo é necessário solicitar um orçamento diretamente a um arquiteto, pois cada caso é específico e exige soluções diferentes.


Projeto Luminotécnico Sala

A proposta para iluminação desta sala integrada com cozinha foi de distribuir pontos de luz estrategicamente, gerando assim maior conforto visual. Desta forma a iluminação fica bem difundida no ambiente, sem gerar um ofuscamento que pode ser causado por pontos isolados de luz mais forte. Por ser um ambiente social, de estar, é essencial trabalhar com a iluminação de forma que ela seja confortável e aconchegante.


Projeto Luminotécnico Sala de Jantar e Estar

Nesta sala, que integra jantar e estar, aparecem belíssimas luminárias dispostas acima da mesa de jantar. Elas trazem um toque industrial para o ambiente e fazem o papel de luz direta, o que é ideal para mesas de refeições.

Algumas dicroicas foram propostas na divisória vazada que separa mesa de jantar e sala de estar. Além delas, a sanca da janela possui fita LED que ilumina a cortina para deixar o ambiente ainda mais sofisticado.


Projeto Luminotécnico Sala de Jantar

Nesta sala de jantar também foi proposta uma grande luminária no topo da mesa: um local estratégico. Considere os topos de mesas como locais ideais para posicionar grandes luminárias, especialmente se o pé direito do imóvel não for muito alto. Se esse for o caso, elas podem atrapalhar a circulação e até prejudicar a decoração.


Projeto Luminotécnico Quarto

Dormitórios são ambientes para relaxar, descansar, namorar e dormir. Atividades como ler e assistir alguma coisa também são bem comuns. Portanto, o ideal é uma iluminação discreta e confortável. É interessante mesclar uma boa iluminação para o uso do armário e uma segunda opção de luzes mais fracas. Essa suíte possui luz na sanca da janela, que neste projeto se mostrou perfeita para uma boa leitura, e ainda uma luminária lateral, que pode ter a mesma função. Os spots em frente ao armário são ideais para seu uso. De uma vista geral, esse projeto conseguiu alcançar uma luz gostosa e aconchegante, perfeita para um dormitório.


Projeto Luminotécnico Quarto

Esse quarto possui uma luz forte centralizada e spots estrategicamente posicionados para uso da penteadeira e para leitura, estes últimos localizados em cima da cama. Pendentes ao lado do leito trazem um charme, eles podem ter caráter funcional para leitura ou apenas fornecer luz discreta se todas as outras forem apagadas. As alternativas são diversas!


Projeto Luminotécnico Cozinha

A cozinha precisa ser bem iluminada, preferencialmente com luz neutra ou branca. Isso porque é um ambiente que envolve uso de materiais cortantes, água quente, alimentos e outros. Nessa cozinha a ideia foi de distribuir bem os pontos de luz, concentrando pendentes na bancada para finalizar o ambiente com charme e despojamento. Também é possível criar um clima bem interessante ao se apagarem todos os spots para deixar apenas os pendentes acesos.

Projeto Luminotécnico Cozinha

Essa cozinha segue mais ou menos o mesmo conceito da anterior: spots estratégicos e pendentes na bancada de refeições. A diferença é que aqui foram utilizadas lâmpadas fluorescentes tubulares, que dissipam menos calor e possuem excelente tempo de vida útil, além de serem econômicas. Esse é um projeto luminotécnico exemplar para uma cozinha econômica funcional.


Projeto Luminotécnico Escritório

Escritórios precisam ter luz forte, porém sem excessos para que não cansem a vista do usuário. Para esse home office foi proposta uma fita LED no móvel superior, que pode estar acesa somente quando necessário (para leitura), enquanto para o uso do computador se pode deixar somente a luz central do ambiente acesa.


Projeto Luminotécnico Escritório

Esse ambiente conta com spots direcionáveis, desta forma o usuário pode apontar o foco de luz para onde preferir. Prático e muito funcional.


Projeto Luminotécnico Escritório

Já para a sala de reuniões de um escritório, vale investir em iluminação para a mesa. Ali, muitos projetos, ideias e propostas serão discutidos. É interessante possuir duas alternativas em uma sala de reunião: luz direta e indireta. A indireta pode ser muito agradável quando for feito o uso de televisão ou laptop. Já a direta, posicionada em cima da mesa, é perfeita para leitura de documentos e propostas.


Projeto Luminotécnico Banheiro

O banheiro é um local de higiene pessoal, maquiagem, estética e até relaxamento, portanto pode ter uma mistura de luz direta e indireta. Na área do espelho é interessante investir em luzes mais fortes e diretas, porém que não esquentem muito (como as leds), já que elas podem causar incômodo quando a pessoa utilizar o local para maquiagem, por exemplo. Já para a área central a recomendação é de um ponto de luz que espalhe bem a claridade no ambiente, como luminárias com acrílico ou vidro leitoso – neste caso, é possível usar lâmpadas LED.

Vale lembrar que cada ambiente é único e precisa de um projeto luminotécnico de arquitetura para que fique atenda as necessidades do espaço e seja funcional. Busque um profissional qualificado para desenvolver um projeto. Desta forma será possível economizar ainda mais, já que os arquitetos sabem muito bem como criar uma iluminação eficiente e econômica. Cada spot, pendente e fita LED é dimensionado e pensado especificamente para o planejamento daquele ambiente específico, assim como a incidência de luz que é necessária. Ou seja, diversos elementos estão em jogo na elaboração de um projeto destes.

E então, já sabe qual luminária usar em seu ambiente?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista