SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Casa em forma, corpo em forma: como malhar sem academia!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Ir à academia nem sempre é uma atividade tão empolgante. Sair de casa para entrar no ambiente da academia, cumprir as séries necessárias para uma vida mais saudável e fazer disso uma situação frequente, é algo que, certamente, enfrenta grande resistência da maior parte das pessoas. Mas, sendo algo tão importante para que a vida seja mais saudável, prevenindo doenças e promovendo uma vida melhor na terceira idade, como poderemos colocar uma rotina de exercícios em nossa vida? A resposta poderá estar nos espaços do seu próprio lar – além, claro, na sua própria disposição.

Para mostrar como o seu próprio lar, sem grandes equipamentos aeróbicos, podem ser facilmente adaptados para que você possa manter sua boa forma, iremos mostrar como exatamente você poderá utilizar alguns espaços do seu lar para que o seu corpo e sua saúde agradeçam. Lembramos que antes de qualquer atividade física ser iniciada, é fundamental o acompanhamento de um profissional de educação física bem como os checapes médicos para atestar as boas condições do seu corpo para cada atividade.

Seja no quarto, sala ou mesmo o quintal, você poderá conferir que, com um pouquinho de criatividade, esforço e supervisão, as possibilidades de movimentar o seu corpo de maneira saudável são muitas. Para falar um pouco mais destas possibilidades que podem trazer uma transformação saudável à sua saúde, iremos mostrar um pouco mais das possibilidades somados a exercícios facilmente praticados em espaços até mesmo de dimensões limitadas. Com a prática rotineira destas atividades aliadas a uma alimentação saudável, você, certamente, notará excelentes transformações que mudarão seu corpo e sua vida. 

Por isso, alongue-se, coloque sua roupa especialmente comprada para os momentos fitness e comece agora mesmo a praticar as atividades físicas sem precisar sair do seu lar. Venha conosco e aproveite!

Divirta-se no lar

Poderíamos deixar esta dica para o final, fazendo com que sirva de motivação para que a frequência de exercícios faça parte de sua rotina. Mas, pensar nas atividades aeróbicas no seu lar como uma atividade de diversão transformadora é algo que deve ser levado em consideração antes mesmo de que suas atividades sejam iniciadas. Para isto, existem aparelhos e equipamentos que podem trazer a sensação de diversão somada à atividade física, como vídeogames com aparelhos Kinect. Outras possibilidades interessantes de acordo com as possibilidades de espaço de sua casa, são mesas de bilhar, ping-pong, e outras mesas tão comuns que nos ajudam a fazer excelentes movimentos com o corpo sem a preocupação da rotina muitas vezes chata que fazem parte do dia a dia nas academias. 

Na imagem, um lindíssimo projeto da decoradora de interiores, Andressa Saavedra, de São Paulo (SP), que utilizou perfeitamente a presença de elementos de madeira para a decoração elegante e aconchegante do espaço. 

Flexões no quarto

Amanhecer já com a disposição de ir na academia não é algo muito comum. Por isso, uma boa atitude ao sair da cama é ter no próprio lar o espaço para uma pequena série de flexões de braço. Sem precisar de muito espaço, bastará ter um local livre no próprio quarto onde o corpo poderá ser inclinado próximo ao chão, com as pernas esticadas e braços em movimentos flexionais, exercitando assim os braços, costas e parte do peito. Um conjunto de 3 séries de 7 a 10 exercícios nas primeiras semanas será um ótimo começo para desenferrujar o corpo. Aliar estes exercícios com outras atividades que mostraremos a seguir, pode trazer uma condição física muito saudável à sua rotina.

Na imagem, um projeto da arquiteta Isabela Canaan, de Nova Lima (MG), que apostou nos tons de marrom com o quarto de paredes brancas para proporcionar a sensação perfeita de conforto e acolhimento no aconchegante quarto.

Abdominais na sala

Um dos exercícios mais conhecidos, em conjunto com as famosas flexões, são os abdominais. Excelentes para queimar aquelas gordurinhas chatas localizadas na região da cintura, as abdominais pedem dedicação e disciplina para fazer diferença. No entanto, seus resultados são ótimos e trazem excelentes transformações ao corpo. No entanto, lembramos mais uma vez que para bons resultados são necessários esforços com a alimentação e acompanhamento profissional. No lar, uma boa forma de praticar as flexões abdominais é encostando o corpo com as costas no chão e as pernas apoiadas sobre o sofá. Coloque uma almofada embaixo de suas costas e faça os movimentos abdominais. Se possível, conte com a supervisão de um profissional de educação física para atestar os movimentos corretos.

Na imagem, um projeto de sala de estar perfeitamente ventilada para a prática de exercícios. O projeto é do escritório Salada Gomide Arquitetura, do Rio de Janeiro (RJ).

Cooper no quintal

Fachada Principal: Casas  por Vida de Vila
Vida de Vila

Fachada Principal

Vida de Vila

Se você tem a sorte de ter um quintal no lar, então as possibilidades de ter uma rotina fisicamente saudável. Por menor que seja o espaço, a sensação de privacidade pode funcionar muito bem para pequenas séries de treinos, como, por exemplo, a prática de corridas em ritmo leve. O hábito de correr, além de ser excelente para o vigor físico, proporciona saúde mental e libera, após 30 minutos de atividade, a endorfina, uma substância que traz a sensação de bem estar ao corpo. Portanto, aproveitar o seu quintal para além das reuniões de churrasco pode ser ainda melhor do que se imagina.

Na imagem, a simpática casinha com quintal vem de um belo projeto Vida de Vila, de Trancoso (BA).

Bicicleta ergométrica

Pedalar sem sair do lugar e com isso ver queimar as gorduras abdominais e fazer do suor um combustível para ver o corpo melhorar. Para isto, uma excelente alternativa é ter no lar uma bicicleta ergométrica que pode ser facilmente instalada em locais como a sala de estar ou outro ambiente com TV e boa ventilação. A frequência rotineira desta atividade poderá trazer muito mais benefícios do que se imagina. Para isto, uma boa ideia é contar com os benefícios de equipamentos que registram os esforços e evoluções no dia a dia, o que será muito interessante como ponto motivador.

Na imagem, a sala com esteira e bicicleta, traz a sensação de privacidade e conforto perfeitos para a prática de atividades físicas. O projeto é do escritório Espaço do Traço Arquitetura, de Florianópolis (SC).

Flexões para tríceps nas banquetas

Evoluindo um pouco mais o nível, você poderá utilizar as pequenas banquetas e cadeiras do seu lar para fazer um exercício um pouco mais difícil para os tríceps. Para isto, posicione duas cadeiras paralelamente às suas costas, estique as pernas no chão e faça flexões com o peso do próprio corpo. Comece com poucas repetições e vá aumentando conforme a resistência melhorar. Com o tempo, seus braços estarão mais firmes e fortes para novas atividades ainda mais desafiadoras. 

Na imagem, um ótimo projeto da dupla de arquitetas Adriana Fiali e Rose Corsini, do escritório Ficodesign, de São Paulo (SP).

E você, costuma praticar exercícios sem sair de casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!