Mude a atmosfera da sua casa!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Todo mundo deseja ter uma casa que tenha um toque especial, uma casa que encante moradores e visitantes, uma casa que se diferencie do lugar-comum. Isso é perfeitamente natural, já que amamos a beleza e a sofisticação, a harmonia e a originalidade, o acolhedor e o esteticamente instigante.

Então, que tal mudar a atmosfera da sua casa com recursos relativamente simples? Isso é possível, sim! Elementos como adesivos de parede, iluminação diferente, plantas e flores, objetos de arte, mobiliário renovado, tapetes e soluções de armazenamento estão entre esses recursos capazes de transformar sua casa em um piscar olhos.

Nas imagens que se seguem, apresentamos diversas dicas de decoração que têm o objetivo de criar uma atmosfera única e poderosa em termos de decoração. As sugestões são para a sala de estar, mas você pode estender o conceito e adaptar as ideias para outros ambientes, como a sala de estar, a cozinha e o banheiro.

Inspire-se nesses exemplos e dê vida nova à sua casa!

Use adesivos de parede

Painel sala de estar: Salas de estar modernas por Complementto D
Complementto D

Painel sala de estar

Complementto D

Adesivos de parede são uma forma rápida e eficiente de transformar a atmosfera do ambiente. No projeto da Complementto D, por exemplo, um painel colorido com desenho abstrato, iluminado por spots, cria um ambiente vibrante na sala de estar clara, onde poltronas amarelas se destacam. Os adesivos também podem cair muito bem no quarto das crianças com motivos infantis e podem ser aplicados até em armários espelhados. Outra possibilidade é aplicar adesivos delicados ou alegres nas paredes de um banheiro todo branco. Lavabos, que são espaços pequenos, ganham muita graça com adesivos de bolas coloridas em vários tamanhos ou reprodução de folhagens e flores.

Mude a iluminação

Sabendo usar, a iluminação pode ser a aliada perfeita para se criar uma atmosfera diferente no ambiente. Seja utilizando luzes coloridas, seja criando formas luminosas inesperadas no teto, a iluminação tem o dom de conferir personalidade ao espaço. Na imagem acima, a sala de estar conta com várias fontes de luz, no alto e no chão, com cores diferentes, como azul, verde e amarelo. A iluminação do teto, ligeiramente azulada, destaca as estruturas recortadas com desenhos geométricos, enquanto a luz verde enfatiza um canto da sala onde encontram-se plantas. Outra sugestão é utilizar luzes de LED no teto em formas retangulares ou circulares, lançando sobre a sala uma luz homogênea e suave, mas ao mesmo tempo decorativa. Consulte um especialista em luminotécnica e conheça projetos específicos para a sua casa.

Flores e plantas

Flores e plantas são imbatíveis se o objetivo é encher a casa de vida, frescor e perfume. Margaridas, crisântemos, violetas e diversas flores campestres proporcionam um ar alegre e singelo, enquanto rosas, flores-de-lis e orquídeas dão um toque elegante e sofisticado. Quanto às plantas, folhagens verdes, arbustos baixos e pequenas árvores também revigoram os ambientes, inclusive refrescando e purificando o ar corrente. Os mais exóticos podem cultivar bonsais, cactos e suculentas, mas um jardim vertical – seja para folhagens ou para ervas aromáticas – é quase uma obra de arte verde na parede, encantando qualquer pessoa.

Mobiliário

E que tal mudar o mobiliário de alguma forma? Por exemplo, um sofá rosa na sala de estar pode dar um toque delicado e divertido ao ambiente. Na sala de jantar, um aparador amarelo pode proporcionar vibração e alegria ao espaço. Ou então, na cozinha americana, armários superiores e inferiores e banquetas na bancada de refeições em tons de verde, dando um ar moderno e ousado. Por outro lado, uma mesa de centro na sala de estar feita de um tronco pode imprimir uma atmosfera levemente rústica, mas combinada com outros móveis modernos e coloridos. Cortinas lisas em cores incomuns ou estampadas em padrões ousados, por sua vez, criam uma atmosfera sofisticada, especialmente se combinados com sofás e poltronas em tons neutros para contrabalançar. As possibilidades são muitas: basta colocar a sua imaginação para funcionar!

Tapete

sala de estar e sala de tv: Salas de estar modernas por acr arquitetura
acr arquitetura

sala de estar e sala de tv

acr arquitetura

O tapete escolhido para qualquer ambiente tem muita importância na atmosfera geral. Além de proporcionar aconchego, esta peça de decoração pode enfatizar o estilo do espaço ou se contrapor a ele, criando uma tensão benéfica que destaca a mistura de estilos ou o ecletismo assumido no ambiente. Na imagem acima, o tapete vermelho mesclado combina lindamente com as paredes em cinza tom grafite e com as peças de mobiliário em negro. Pessoas com casas mais clássicas podem preferir tapetes mais tradicionais, como os persas, e aquelas que apreciam o estilo rústico puro ou combinado com outros estilos como o moderno tendem a gostar de tapetes artesanais em tons crus ou coloridos. Ainda existem, entre muitos modelos, tapetes assumidamente artísticos, com estampas desenvolvidas por designers, que podem agradar os que apreciam o estilo contemporâneo. O negócio é ousar e escolher um tapete que transforme o ambiente!

Quadros e objetos de arte

Quadros e objetos de arte revelam muito da personalidade e sensibilidade estética do morador. Exibir essas peças na sala de estar, em um corredor, no quarto, na sala de estar, é uma forma de imprimir essa personalidade aos ambientes. O ideal é que você faça composições equilibradas de quadros e gravuras, que podem ser ainda mais destacados sobre uma parede pintada em uma cor vibrante, como amarelo, vermelho e laranja, embora certos tons de azul e verde resultam no mesmo efeito. Já as obras de arte, como esculturas e pequenos objetos decorativos, devem ser distribuídas de maneira discreta pelo ambiente, tendo o cuidado de não saturá-lo com estímulos. Fotografias de arte ou de família (em preto-e-branco, que é atemporal) também podem criar uma atmosfera artística e, ao mesmo tempo, intimista que agrada muita gente. 

Soluções de armazenamento

Sempre necessárias, as soluções de armazenamento podem ser uma oportunidade de decorar a casa com peças originais e diferentes. Na imagem acima, o espaço apresenta um encantador armário antigo de boticário, que se destaca pela sua evocação de uma época passada. Suas gavetinhas podem guardar inúmeras miudezas e, ainda, decorar com originalidade. Ao mesmo tempo, ao lado do armário de antiquário, uma estante suspensa moderna exibe vários objetos decorativos nas prateleiras vazadas e estruturas verticais de sustentação. O contraste entre as duas peças faz um jogo entre presente e passado e mostra que eles podem conviver harmoniosamente. Para outras dicas sobre decoração de salas de estar, leia este artigo

O que você acha que pode mudar a atmosfera de uma casa radicalmente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!