Antes e depois: 5 reformas de casas antigas!

Luciana P Luciana P
Loading admin actions …

Em mais uma seleção antes e depois, hoje reuniremos aqui no homify, transformações realmente impressionantes, que renovaram completamente antigas casas, tornando-as absolutamente irreconhecíveis. 

Descubra cinco exemplares que foram confiados ao profissionais mais competentes do mercado, em um encontro de precisão arquitetônica e excelência construtiva. Tudo recheado com soluções de design que trazem novidades, tendências e que, principalmente, priorizam soluções de muito conforto e bem estar.

Cada uma atraente à sua própria maneira, estas casas cativam, inspiram e surpreendem. Confira agora estas impressionantes reformas!

1. Uma casa triste e abandonada…

Esta casa causava uma impressão muito desagradável e de atmosfera opressiva. A fachada clara, mas muito marcada pelo tempo, estava completamente tomada pelo telhado e janelas muito escuras. À sua volta, o jardim negligenciado também causava uma impressão totalmente oposta a de boas vindas, cercado por grades e barreiras totalmente hostis. Parecia que ninguém morava ali há anos.

No entanto, esta arquitetura tinha potencial!

… Transformada em um lugar de bem-estar

Foi este potencial que o escritório de arquitetura One!Contact aproveitou e utilizou para transformar o edifício num lugar de tranquilidade e de absoluto bem estar, para a grande felicidade dos proprietários. A metamorfose é absolutamente inacreditável, embora seja possível reconhecer a estrutura da casa que permaneceu idêntica. 

A fachada e o telhado foram transformados, o que é perceptível não só nas cores mais alegres, mas também nas grandes janelas e diversidade de materiais utilizados. Mas a transformação não parou por aqui: durante a renovação foi dada especial atenção ao jardim que se transformou em um pequeno paraíso e um cenário perfeito para uma casa de família.

2. A partir de uma casa invadida por plantas…

A fotografia em preto e branco mostra uma casa infestada de heras e outras plantas trepadeiras, que com as persianas brancas até poderia ter um ar romântico. A varanda e as janelas, no entanto, revelavam marcam do tempo visíveis mesmo numa imagem sem cor. Além disso, a casa não correspondia às necessidades de espaço dos proprietários, para quem se tornou pequena ao longo dos anos. 

Vejamos como todos os problemas foram resolvidos.

… Um edifício moderno

O escritório Hausbuben Architekten GmbH foi o responsável por todo o trabalho de reforma da casa. Para resolver o problema de espaço, os profissionais decidiram construir um andar adicional em madeira que abriga mais quartos e uma grande varanda. Esta solução permitiu ganhar uma quantidade de espaço considerável. 

A fachada, recém pintada de branco, foi decorada com elementos naturais em madeira e paredes verdes, o que dá à casa um aspecto fresco e moderno. As janelas também foram alteradas e agora permitem que a luz solar entre em abundância e ilumine o espaço interior. E em torno da casa foi construído um deck de madeira que leva a uma área de churrasco coberta, muito útil para festas e reuniões com amigos e familiares.

Este é um projeto onde é possível ver como uma estrutura de madeira pode transformar por completo o aspecto e a funcionalidade de uma casa.

3. Uma casa geminada…

As casas geminadas trazem às nossas mentes a imagem de incontáveis ruas todas iguais e até um pouco de nostalgia. As estruturas simples, em dois andares e poucos cômodos são as suas principais características. Muitas vezes, as fachadas já sujas e velhas e os telhados desgastados pelo tempo resultavam em uma aparência repulsiva. Neste caso, a casinha geminada pedia por uma nova camada de tinta, alguns acréscimos de detalhes e uma ou outra modificação. Ou seja, sem dúvida precisava de uma mãozinha!

… Que se torna uma residência totalmente atualizada

O resultado da reforma, assinada pelos arquitetos do escritório Kramptiz, é realmente impressionante. A casa geminada tornou-se um espaço simpático e acolhedor, graças à escolha de cores mais vibrantes e terrosas. A isto foi acrescentado um revestimento de fachada que envolve o detalhe original de uma pequena janela em forma de diamante. Vários materiais foram combinados para oferecer um aspecto único e moderno à casa. As entradas laterais, assim como as janelas, foram preservadas, mas ficaram mais leves, abrindo de forma mais eficaz ao espaço exterior.

4. Uma casa vazia e degradada

Esta imagem mostra uma casa construída em 1564, numa região montanhosa da Baviera, Alemanha. Um edifício classificado como histórico e que se encontrava totalmente vazio há mais de 40 anos. Mas a casa não foi desprovida da sua essência e alma. Jurgen Ronald Praxl do escritório Betterhouse, comprou o edifício e deu-lhe uma nova vida, cheia de entusiasmo e paixão. Na verdade, a transformação é de tirar o fôlego e supera todas as expectativas, como vamos descobrir a seguir.

… . transformada em uma fazenda irreconhecível

O planejamento e a organização para a reforma da casa duraram mais de um ano. O arquiteto responsável enfrentou a empreitada por sua própria iniciativa e levou cerca de dois anos e meio para salvá-la por completo de sua decadência. A estrutura inicial do edifício foi preservada, mas foi consolidada e equipada com novas janelas, varandas e revestimentos. O elemento natural da madeira desempenha um papel central e ocupa lugar de destaque na aparência final do edifício. 

Os passos dados na recuperação foram acompanhados pelas autoridades regionais da Baviera, responsáveis pela conservação e restauro de edifícios históricos e que premiaram este projeto de restauro em 2014. Com certeza um reconhecimento mais do que merecido!

5. Um simples abrigo com jardim descuidado…

  por tillschweizer.co
tillschweizer.co

Gartenhaus vor dem Umbau

tillschweizer.co

Esta construção não se trata apenas um abrigo em ruínas, mas, ao olharmos mais de perto, um abrigo com jardim e muito potencial. A construção em cores de castanho e branco fica ao lado da casa vizinha, cujo cinza da fachada sombria absorve toda a luz, deixando o jardim com aparência de abandonado. A aparência geral deste abrigo não era muito encorajadora mas não demorou muito tempo até que isso mudasse por completo.

… É transformado em uma casa elegante

Garagens e edículas rústicas por tillschweizer.co
tillschweizer.co

Gartenhaus nach dem Umbau

tillschweizer.co

Veja como tudo mudou. Os arquitetos do escritório Tillschweizer.co criaram uma elegante casa com jardim, numa transformação verdadeiramente impressionante. A cor castanho apenas está presente como cor natural da madeira, preenchendo a fachada com tons quentes que aliados ao branco dão ao espaço um ar simpático e confortável. O jardim na frente também impressiona totalmente. Adornado com um belo gramado e um caminho de pedras que complementa da melhor forma o projeto de reforma.

Gostou deste livro de ideias? Então conheça:

Sublime e inesquecível: a casa do mirante!

Já pensou em reformar totalmente a sua casa? Conte pra gente o que achou desses resultados!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!