Primavera dentro de casa!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

A primavera é uma estação de cores vivas na decoração. Plantas e objetos leves deixam o ambiente mais claro e harmonioso. Se o décor da residência for marcada por tons fortes, como a mistura de preto e branco, uma dica é tirar alguns elementos pesados, principalmente preto e substituir por vasos com flores em pontos-chave da residência, como a sala de estar. Mas, claro, que cada casa tem seu estilo de decoração e, às vezes, as tonalidades são mais escuros, nesse caso as flores são ótimas para colorir os espaços.

Afinal, nessa época, fica muito mais fácil encontrar espécies que não florescem nos outros meses. As flores animam o ambiente e o enchem de vida e cor. Não deixe a oportunidade passar e enfeite a sua casa com combinações de arrasar. E mesmo se você não tiver tempo para cuidar ou não gostar de plantas, não deixe de investir nas peças decorativas. 

Para os ambientes mais neutros, a dica de apostar em flores também é eficaz para dar à casa a cara da primavera. Peças provençais, com tons de lavanda e madeira envelhecida, por exemplo, ajudam a compor um clima floral e alegre no ambiente. Na primavera é normal que você guarde tudo da outra estação, assim o novo ganha espaço em seu lar.

Agora, confira algumas ideias para deixar tudo na sua casa no ritmo da primavera!

Abra espaço para o novo na sua cozinha!

Quem prioriza o aconchego não pode abrir mão de flores em casa. Elas remetem ao bem-estar e à harmonia e trazem charme e delicadeza a qualquer ao ambiente. Neste projeto da cozinha foi utilizado algumas flores e plantas para imprimir a sensação de aconchego e acolhimento.

O ambiente conta com a beleza e simpatia das flores. Considerando que a cozinha é tida como uma das áreas mais frias da casa, as flores conferem mais alegria e menos rigidez. O uso de flores demostra carinho, vida que se instala nesse lugar, despertando e aguçando sentidos, como o olfato, além disso, você pode abrir os armários e dar espaço para o novo, ou seja, se livre daquilo que você não usa mais. 

Uma mini horta

Cozinha  por Bulbo®

Para quem não tem varanda ter uma horta na cozinha é a melhor opção. Com as ervas aromáticas perto é fácil fazer pratos cheios de sabor. Além disso, a erva deixa a cozinha com um cheiro delicado e aromatizado. 

A escolha da erva dependerá dos espaço que você tiver disponível, mas na maior parte dos casos devem optar por plantas de pequeno porte, como as ervas aromáticas. Às vezes, tomateiros e pimenteiros podem parecer uma boa ideia, mas convém ter em mente que são plantas de médio porte e que necessitam de uma quantidade de luz que normalmente não está disponível dentro de casa. 

Para você ter sucesso com a horta na cozinha, o melhor é escolher as ervas aromáticas que mais gosta e deixar as plantas grandes para outro ambiente. 

Plantas e flores na varanda

Terraços  por Le Verande srls
Le Verande srls

Decking legno

Le Verande srls

Primavera traz um ar renovado para uma varanda resplandescente. Por exemplo, as flores e plantas deixam a varanda atraente e acolhedora. Porém, existem muitas coisas a considerar. Nem todas as plantas são igualmente adequadas às diferentes posições das varandas. É preciso distinguir entre as plantas de varanda que preferem sol e as que preferem a sombra parcial. Para garantir a melhor escolha de plantas, primeiro você deve observar a localização da sua varanda. Se estiver virada a sul, naturalmente, deve escolher plantas que gostem de sol constantemente. 

Agora, as plantas que preferem sombra parcial são mais adequadas a varandas voltadas a Nascente ou Poente. Certifique-se também de que não as rega demasiado, pois muita água pode causar o apodrecimento. Além disso, as raízes das plantas que preferem sombra parcial podem desenrolar-se melhor em solo mais seco. 

Esqueça o estilo branco e preto

Salas de estar coloniais por Design Intervention
Design Intervention

International Prop Award Winner-Best Interior Design Singapore 2013

Design Intervention

A sala de estar e de jantar são os pontos principais da casa. Arranjos longos em cima da mesa da sala de jantar caem muito bem. A pessoa pode, inclusive, pegar copos antigos que não usa mais e fazer arranjo de flores naturais ou artificiais e finalizar com fitas. Fica interessante! Já na sala de estar, o indicado é arranjos menores em mesas laterais ou perto de algum espelho, mas se você for alérgica, por exemplo, experimente deixar o seu ambiente com cores alegres.

Além disso, é época de trocar as capas de almofada e as mantas felpudas do sofá por tecidos leves e de estampa colorida. Vale também colocar aquele papel de parede florido no quarto e aproveitar a onda retrô para comprar poltronas estampadas com pegada anos 60, pois o visual é maravilhoso!

Renove o seu piso

APARTAMENTO MANSÃO SÃO FELIX : Salas de jantar ecléticas por Mally Arquitetura
Mally Arquitetura

APARTAMENTO MANSÃO SÃO FELIX

Mally Arquitetura

Renove o piso da sua casa, pois o acabamento era febre e atravessou gerações. Anos depois, entram em cena pisos e paredes revestidos com azulejos coloridos ou motivos florais. Mas já foi a vez do mármore, do granito , cimento queimado, entre outros.

Atualmente, vale tudo e todos os materiais têm o seu espaço. Por isso, antes de trocar aquele revestimento que você acha que está ultrapassado ou muito desgastado saiba que é possível revitalizá-lo. É importante conservar a história, mas, ao mesmo tempo, dar vida a ela. Geralmente, esses produtos apresentam qualidade superior. Dar uma nova cara ao piso da casa é uma boa alternativa para economizar e evitar quebra-quebra. Além disso, dar novos ares ao que já existe é boa alternativa para economizar e evitar quebra-quebra e as temidas dores de cabeça.

O projeto da imagem foi criado por Mally Arquitetura, localizada em Salvador. Ela arrasou na decoração do ambiente!

Pinte a parede do quarto

Escolher uma cor para pintura ou decorar um quarto é preciso manter o equilíbrio no cômodo. E acreditem, o uso das cores causam um efeito incrível tanto no visual como na rotina de qualquer pessoa. Cada tonalidade tem um significado diferente e ela influência no humor e, por isso, o tom pode influenciar muito no uso do ambiente.

Quem prefere algo mais discreto pode optar por utilizar as cores em objetos decorativos como o jogo de cama, quadros, poltronas, criados mudos e luminárias. Mas o comum é utilizar uma cor para fazer a pintura de uma parede ou utilizar um papel de parede com uma cor predominante que ganha um destaque maior.

E aí?! Gostou do artigo sobre levar a primavera para dentro de casa? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!