Primavera: Saiba como projetar um jardim!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Trago esta rosa, para lhe dar… É primavera, aliás, não é primavera, mas todo dia deve ser dentro de sua casa e também na área externa. O início da primavera, oficialmente é no dia 23 de setembro, mas todo santo dia deve ser uma primavera em você. Afinal, quando chega o tempo de sol e calor, todos gostam de sair e desfrutar ao ar livre, sobretudo se em nossa casa contamos com um bonito jardim externo ou uma linda varanda recheada de árvores e flores

A primavera é considerada por muitos a estação mais charmosa do ano. Quem tem a chance de morar em local com área verde e jardim costuma se animar mais ainda, a época é garantir de flores e árvores exuberantes. Mas após um longo período de tempo frio e seco é importante preparar o jardim para receber os raios solares e as pancadas de chuvas que estão por vir.

A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais, como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.

O bom tempo e o desenvolvimento das plantas atraem os insetos e as pragas que se encarregam de invadir o jardim por completo e estragar o trabalho que foi feito anteriormente. Como não queremos que isto aconteça, é fundamental cuidar das plantas e certificar-se se há algum dano causado por uma praga, para aplicar o tratamento contra parasitas mais adequado. Tenha em conta que os produtos químicos não se devem aplicar nas horas de maior calor.

No artigo de homify ajudamos você nesta tarefa com algumas ideias sobre como decorar o jardim para a primavera. Confira!

​Determine um ponto do jardim

Jardins clássicos por LOLA 38 Hotel
LOLA 38 Hotel

Back Garden

LOLA 38 Hotel

O mobiliário de exterior deve cumprir um requisito fundamental. Deve estar preparado e adaptado para suportar mudanças de temperaturas, condições adversas e a influência do sol. Por isso, recomendamos que você procure cadeiras apropriadas. As melhores são as de resina como o polipropileno, polietileno ou as de alumínio e fibra sintética. Estas cadeiras são muito leves, por isso é possível movê-las livremente pelo jardim. E sem esforço!

Seja para refeições no jardim ou simplesmente para deixar a xícara de café que está compartilhando com amigos. Você pode encontrá-las de todo tipo, desde mesas de centro para os conjuntos de jardim até mesas de refeição especiais para este espaço.

Prepare a terra

Depois de você ter analisado o estado de cada uma das suas plantas, chegou o momento de fazer à limpeza profunda do jardim. Trata-se de uma tarefa delicada em que primeiro é necessário liberar as plantas das folhas secas e das partes danificadas que tenham, para favorecer o seu crescimento natural e fazer com que pareçam bonitas. 

Quanto à grama, os principais cuidados que requer são, por um lado, retirar as ervas daninhas e, por outro, deixá-la bem curta para crescer com mais força e de forma homogênea. Além disso, é muito importante fertilizar a grama para ter os nutrientes necessários e regá-la com uma grande intensidade para que se mantenha saudável.

Escolha das plantas

Um ponto muito importante é a escolha das plantas; para isso é recomendável visitar estufas ou jardins, ou simplesmente se informar através de publicações especializadas. Você deve saber, dentro do grupo das plantas que gosta, quais opções existem e como serão depois que crescerem. Pensando em como serão as plantas com sua forma definitiva, poderá projetar uma ideia mais clara para desenhar seu jardim. 

Além disso, você saberá o espaço ocupado pela planta, a sombra que criará, se terá sol, se invadirá outras áreas, etc. São pontos que devem ser considerados a priori, evitando custos desnecessários. Informe-se bem das necessidades concretas de manutenção das plantas, porque segundo a sua manutenção terá um meio florido o ano todo e seu design será duradouro. 

Outra coisa que deve considerada é se você deseja que seu jardim mude com as estações ou seja verde o ano todo. Neste último caso, o melhor é escolher árvores ou plantas de pouca ou escassa floração, mas se deseja ver a mudança das estações, uma boa opção é escolher plantas que floresçam sem folhas.

Iluminação no jardim

Com uma boa iluminação conseguirá o máximo de seu jardim ou terraço. Agora, poderá desfrutar disso 24 horas do dia, afinal um jardim bem iluminado é divino. É de extrema importância que os lustres de jardim indiquem que estão adaptados para este uso. Os isolamentos dos cabos e a proteção antiumidade são essenciais para manter a vida dos lustres. É preciso cuidar do jardim, além da iluminação.

O projeto do paisagismo foi idealizado por Borges Arquitetura, localizado em Orlândia. O jardim ficou incrível com a instalação da fonte, assim transmite uma sensação de paz!

Tempo para regar as plantas

A rega nos meses de maior calor deve ser abundante, mas é preferível fazê-lo nas horas mais frescas do dia, para não exceder o consumo de água e evitar que se evapore com rapidez. No caso de dispor de um sistema de rega automático, deve programá-lo em função de cada tipo de planta e da sua localização, tenha em conta que o excesso de água também é prejudicial para as plantas, ou seja, muita água poderá matá-las.

Por fim, aproveite a mudança de estação para plantar espécies novas como flores próprias desta estação. Assim o seu jardim causará uma boa impressão e será um espaço encantador para relaxar e desfrutar dos dias de sol.

Mobiliário para o jardim

Jardim  por massivum
massivum

Gartenmöbel Set Rosemary

massivum

O jardim distingue-se pela natureza, árvores, plantas e flores. É um lugar onde podemos nos unir ao meio ambiente. Por isso, a estrela principal do mobiliário de jardim são as mesas e cadeiras. Eles podem ser encontrados de todo tipo, cores e formatos. Nossa recomendação é que combine com o clima da região, pois ficará um pouco complicado se você comprar elementos decorativos e no dia chuvoso acabar com tudo. 

Dão ao seu jardim ou terraço um toque moderno e atual. E são ideais para as noites e dia de verão.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!