Reforme os gabinetes e gavetas da sua cozinha!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

A cozinha da nossa casa cumpre um importante papel na residência, ela é um ambiente diariamente utilizado por todos os ocupantes da casa. Manter a limpeza da cozinha e todos os seus móveis e eletrodomésticos funcionando corretamente, é fundamental para a bom funcionamento e prolongamento da vida útil de cada acessório do ambiente. 

Os armários de madeira estão entre os móveis mais propícios a danos causados pelo uso diário, como o acúmulo de sujeira, danos por manchas causadas por restos de alimentos, manuseio e manutenção indevida. E isto se aplica não só a cozinha, mas em ambientes como os banheiros, ou áreas de lazer, também sofrem com o desgaste da madeira. Em um determinado tempo de uso as gavetas e portas  acabam não fechando adequadamente, as portas ficam empenadas e tortas, as alças soltas e as superfícies de madeira fica cheia de arranhões.

O primeiro pensamento será trocar estes móveis por novos. Mas, existem inúmeras alternativas para reformar e deixar as portas e gavetas dos armários como novos, sem necessitar substitui-las. 

Por isso, nós da homify, ajudaremos você com dicas e soluções práticas e econômicas, para reformar e dar uma renovada nos armários e gavetas da sua cozinha. Confira!

Portas desalinhadas e tortas

Portas e gavetas dos armários da cozinha utilizadas por muito tempo sofrem um problema muito comum: ficam tortas e desalinhadas. Para um ajuste simples, avalie se as dobradiças estão mal aparafusadas. Normalmente as dobradiças dos armários são ajustáveis. Pegue uma chave de fenda e aperte todos os parafusos ligeiramente até que a porta volte a posição original. Ao ajustar os parafusos nas dobradiças, você também será capaz de se mover a porta para mais perto ou mais longe da estrutura do armário ou trazer para o mesmo nível, seja horizontal ou verticalmente.

Gavetas úmidas

Cozinha  por homify

As cozinhas feitas em madeira tendem a sofrer com a umidade. Principalmente os armários costumam absorver toda umidade do local, especialmente aqueles que ficam localizados próximos ou embaixo da pia da cozinha. Manter o ambiente livre de mofo e gordura não precisa ser um desafio de limpeza em casa. 

Existem algumas maneiras simples de corrigir isso, porém, o primeiro passo é descobrir sua causa. Pode haver vazamentos de água na casa, devido a um encanamento furado ou quebrado, ou até mesmo uma infiltração das paredes. Neste caso, é necessário chamar um profissional para fazer o ajuste da área afetada. E após o ajuste, limpe e remova a umidade das gavetas. Alguns produtos auxiliam no controle a umidade dentro dos armários e gavetas, como os anti- mofos descartáveis. 

Gavetas com alças soltas

Um problema muito comum com os armários e gavetas da cozinha, são as suas alças  que se soltam com o passar do tempo e com o uso excessivo. Uma maneira simples para ajustar as alças é apertar os parafusos localizados na parte interna da gaveta. Essa é uma solução que nem sempre funciona, pois os buracos da passagem de parafusos devem estar gastos. Neste caso, alterar ou colocar alças ou punhos novos nos armários e gavetas, fornecem um toque final de cor e estilo. 

Neste ambiente projetado por ADM Meble, as alças são escuras e trazem modernidade ao conjunto de armários da cozinha. 

Superficies gordurosas

A gordura excessiva do preparo dos alimentos é a principal causa da formação de sujeira que ficam grudadas nos armários e acessórios da cozinha. Para limpar as superfícies com gordura, o ideal é utilizar uma solução simples feita com detergente de lavar louça e misturada a duas colheres de sopa de água morna e esfregar com uma esponja. Para limpar a cozinha, bicarbonato de sódio também é muito eficaz. Para manchas mais difíceis, misture bicarbonato de sódio em água e limpe com uma esponja macia para evitar os arranhões na superfície da madeira. Para um acabamento ainda melhor use um lustra-móveis para madeira. 

Portas batendo ou rangendo

As portas do armário depois de anos de uso, normalmente batem ou rangem ao fechar.  Mesmo que isso pode não parecer um grande problema de imediato, este  pode ser um problema no futuro. A força e as vibrações da porta batendo podem soltar as dobradiças, ou tirar a porta do lugar, danificando o material. 

Para solucionar este problema, é possível utilizar adesivos de silicone ou amaciantes para a madeira, que permitem que a porta do armário fechem suavemente e silenciosamente. Eles são ferramentas de baixo custo que pode salvá-lo de um monte de problemas no longo prazo. 

Este armário de cozinha faz parte de um dos ambientes decorados com os móveis e acessórios da Meu Móvel de Madeira. 

Portas não fecham mais

Em contraste com portas dos armários que batem, pode chegar um momento em que uma porta dos armários podem não fechar mais. Este dano, pode ter uma correção muito simples. Se a porta possui o amortecedor, então o mesmo deve estar comprometido. Remova e tente lubrificar com um óleo mineral fazendo movimentos com ele e veja se irá responder. Caso contrário, faça a troca da peça. Vale lembrar também se não há alguma outra coisa que esteja impedindo o fechamento da mesma, como porta desalinhada ou rangendo entre uma e outra.

Esta cozinha em madeira, é um projeto desenvolvido pelos profissionais da Ruta Arquitetura e Urbanismo. 

Arranhões na madeira

O uso excessivo dos armários da cozinha podem gerar inevitavelmente a arranhões e danos na superfície dos armários. Para uma solução fácil e rápida, utilize verniz para reformar e pintar, retirando qualquer arranhão da madeira, deixando as portas os armários da cozinha como novos. Saiba como fazer a manutenção em estruturas com madeira.

Esta cozinha na serra gaúcha, é um projeto de Salus Arquitetos.

Gavetas com fundo danificados

Quando uma gaveta aparece com o fundo danificado, normalmente é gerado pelo excesso de peso. Para minimizar e evitar esse problema, será necessário reformar o fundo da gaveta. Adicione uma camada extra de contraplacado na parte interna para suportar mais o peso. Para evitar que esse problema aconteça nas gavetas suas gavetas, faça a organização das gavetas removendo quaisquer peças pesadas das gavetas e coloque cuidadosamente os itens restantes de forma organizada. Evite excessos,  assim você pode prolongar ainda mais o seu uso. 

Gostou das ideias para reformar seus armários e gavetas da cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!