Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

6 dicas para a decoração da sala de estar gastando pouco

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Está pensando em mudar a decoração da sala de estar? Para muita gente, comprar tudo novo não é opção em tempo de crise econômica. Por isso, conheça seis dicas infalíveis de redecoração que trouxemos para você. São dicas simples, que, com um pouco de pesquisa podem ser feitas de forma econômica e funcionam perfeitamente para dar um novo frescor ao clima de sua sala. 

Com a rotina em casa, é comum que o cansaço chegue aos poucos na decoração. Aquelas ideias tão incríveis que surgiram no momento da mudança já não estão tão interessantes quanto pareciam. As cores escolhidas já trazem alguma sensação de cansaço ao chegar em casa e isso tudo faz com que o seu lar, lugar preferido de refúgio, caia no marasmo e fique pouco a pouco mais desinteressante.

Repaginar o lar é presenteá-lo. E, afinal, em um lugar que você escolheu para chamar de seu, nada mais justo do que oferecer um bom conjunto de novas ideias para deixá-lo melhor. No final das contas, a gente sabe a diferença que faz morar em um lar onde todos os toques são cuidadosamente escolhidos para que o dia a dia seja mais fácil de ser atravessado.

Por isso, convidamos você para um ótimo giro de ideias em meio a decorações excelentes para salas de estar projetadas pelos talentosos profissionais cadastrados em nosso site. Analise cada detalhe, confira as sugestões e aproveite tudo o que pude para tornar a redecoração da sala de estar, uma nova forma para deixar seu lar tão incrível quanto o possível. Venha conosco, aproveite as ideias e inspire-se para dar uma nova cara ao seu lar!

Carpetes merecem espaço na decoração

Um dos espaços que acabam trazendo maior cansaço visual no lar é o piso. No entanto, embora exitam possibilidades que facilitem a troca facilitada dos pisos no lar, este trabalho é, em geral, muito cansativo pelo acúmulo de entulhos e outros trabalhos que demandam a troca. Para que esta renovação seja feita de forma simples e prática, a boa sugestão fica pela escolha de um novo tapete para compor a sala de estar. Para esta escolha, o cuidado fica por conta do material do carpete em si e das cores que devem combinar perfeitamente com o espaço.

Novas cores para as paredes

A forma mais comum de proporcionar mudanças em um ambiente é, sem dúvidas, trocar as cores da parede. Em uma sala de estar, esta mudança fará muita diferença. No entanto, antes de efetuar a mudança, é preciso lembrar-se sempre de que isto deverá ser feito com o cuidado de trazer uma boa complementação à decoração já existente no local. 

Neste lindo projeto, a mudança de cor na parede – antes apenas branca -, trouxe uma nova personalidade à sala de estar com o tom azul. A escolha de cores ficou perfeita para compor o ambiente complementado com o branco no teto e poltrona ao fundo, bem como proporcionar um lindo contraste com as poltronas amarelas que completam a configuração do ótimo projeto.

Abuse da Iluminação

Embora muitas pessoas apostem em novos objetos ou mesmo no reposicionamento dos móveis para dar um novo visual à sala de estar, muitas dessas pessoas acabam não atentando-se de que um determinado detalhe é o que pode dar o destaque ideal para o ambiente: a iluminação. Com um conjunto de iluminação bem escolhido em meio a luminárias, lustres e jogos de luz, qualquer ambiente poderá, sem dúvidas, ganhar uma nova personalidade. 

Um ótimo exemplo é este projeto que vemos na imagem. Com a presença de objetos coloridos em meio a decoração de cores neutras, a possibilidade de oferecer um melhor destaque para as peças decorativas, ficou por conta da presença das diferentes fontes de luz no local. Seja na valorização da luz natural que atravessa a cortina persiana, na pequena e decorativa luminária do espaço ou no ótimo conjunto de luzes embutidas, a presença de uma boa iluminação foi a melhor alternativa para realçar ainda mais o brilho dos objetos coloridos do espaço, como o conjunto de almofadas ou o colorido quadro de mapa geográfico presente na parede ao fundo.

Reforme os móveis

Nem sempre a troca de móveis é necessária para a redecoração da sala de estar. Muitas vezes, podemos alcançar um novo e excelente visual a partir de trocas sutis, como é o caso da reutilização de objetos que seriam descartados com um toque a mais de criatividade com as suas próprias mãos. 

Se você mantém em sua sala uma poltrona da qual já cansou, por exemplo, uma boa alternativa é a simples troca de tecidos que a compõem. Para isto, basta tirar ir a um tapeceiro e pedir que utilize um tecido de cor branca ou neutra para o móvel ou, ainda, se preferir, você mesmo pode tirar as medidas necessárias de sua poltrona, comprar o tecido que mais lhe agrade e, por fim colá-lo. Com isto, sua poltrona ganhará um visual completamente novo e você fará uma ótima economia da redecoração de sua sala de estar!

O lindo projeto na imagem é do arquiteto Cássio Vinícius, de São Paulo (SP).

Acessórios que valorizam

Apostar em acessórios para a decoração do lar é sempre uma excelente alternativa econômica para trabalhar a incrementação do espaço. Quadros, luminárias, almofadas, vasos e todos estes objetos complementares funcionam perfeitamente como acessórios decorativos para o lar. Distribuí-los de forma inteligente e bem equilibrada é a opção mais interessante para que a sua sala de estar fique como nova. A principal dica para que estas escolhas fiquem perfeitas em seu lar é o ter cuidado no momento de escolher as cores de cada peça, já que estas escolhas terão um grande peso para o resultado final na decoração.

Na imagem, percebemos como o conjunto de quadros ficou muito bem destacado em meio a decoração de predominância em tons acinzentados, presentes no carpete e no sofá. A presença da luminária trouxe ainda mais atenção ao espaço onde estão os quadros, fazendo com que aquele determinado espaço funcione perfeitamente como ponto de atenção decorativo. O projeto é do arquiteto Diego Revollo, de São Paulo (SP).

Decoração com plantas

Paisagismo de interior  por homify
homify

Garças

homify

A presença de plantas, além de manter o ambiente mais fresco e com ar mais puro, embeleza perfeitamente a decoração do lar. Neste caso, use e abuse de vasos criativos, jardins verticais e flores que contrastem com a os móveis e revestimentos. O resultado, certamente, será simples e perfeito. 

Na imagem, o projeto é do escritório Selvva, de São Paulo (SP).

Já começou a se animar para redecorar a sala? Qual será sua escolha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!