Por que ter uma estufa em casa vale a pena?!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

A estufa é um tipo de construção que auxilia no plantio e no cultivo de plantas, flores e hortaliças, seu objetivo é manter o calor dentro da estrutura principalmente, durante inverno. Tanto o calor e umidade assim como o frio em excesso podem prejudicar o desenvolvimento adequado das plantas, por este motivo em grande quntidades, a estufa se faz necessária. Ela atua como um microecossitema perfeito e controlado, inibindo os interpéries climáticos.

Existem alguns modelos de estruturas de estufas e cultivos que são possíveis de serem aplicados em espaços residenciais, imagine um espaço dentro de casa que pode ser uma estufa e ao mesmo tempo um lindo jardim de inverno? Um ambiente que você possa descontrair, se entreter e entrar em um universo à parte? Pois estas são algumas vantagens de construir este espaço na área do seu jardim!

O homify, mostra à você como cultivar uma horta e um jardim exótico dentro de sua estufa, além de manter um ambiente propício para cultivo de hortaliças de forma orgânica e saudável você deixrá a sua casa mais bonita e sustentável! Vamos conferir?

Principais critérios

Jardim  por Greenhouse Stores
Greenhouse Stores

Halls Popular 6x10 Greenhouse

Greenhouse Stores

Antes de construir uma estufa, deve-se levar em consideração alguns aspectos que influenciam na construção da estrutura:

- Controle de incidência de luz e de sombra em determinados locais dentro da estufa.

- Escolha do local, incluindo sanidade do solo e posição geográfica .

-  Controle de aspectos climáticos como direção dos ventos, precipitação, controle de radiação solar, temperatura, CO2 e umidade relativa, através de instrumentos de medição das condições internas e externas. 

- Materiais utilizados para a construção do projeto.

- O que esta estufa irá abrigar: hortaliças, plantas ornamentais, flores

Por que ter uma estufa é vantajoso?

Uma estufa deve ser  serve não apenas para o cultivo de plantas e flores, mas pincipalmente como meio de mantenimento e produção de alimentos orgânicos para o seu consumo independente da época do ano. A arquiteta Patricia Martinez, criou um espaço revestido de vidro com hortas verticais em caixas de madeira. A estufa de vidro retém o calor e torna as funções do ar condicionado mais eficientes.

Tipos de estufas

Jardim  por Greenhouse Stores
Greenhouse Stores

8x10 Cedar Growhouse Greenhouse

Greenhouse Stores

Existem vários modos de você construir um estufa, em diferentes tamanhos em tamanhos retangulares, com teto triangular ou arredondado. O importante é escolher um local com boa exposição ao sol e protegido de fortes ventos, e entender que o tipo de estufa dependerá do tamanho da área disponível, sendo possível fazer até uma mini estufa para pequenos espaços. Os materiais utilizados comumente para a estrutura são a madeira, o bambu, o pvc ou o metal. Você pode revestir sua estufa com cobertura de vidro ou plástico, sendo a primeira um material mais duradouro e a segunda um material mais econômico.

Vantagens e desvantagens

Varanda, alpendre e terraço  por ferm LIVING
ferm LIVING

ferm LIVING Image Photos

ferm LIVING

As estufas permitem com que você cultive vegetais e hortaliças o ano inteiro, e te ajudem a reduzir custos na compra de alimentos, além de ser possível cultivar espécies de plantas, flores e vegetais de qualquer lugar do mundo com melhor qualidade, pois o ambiente pode ser controlado de acordo com o cultivo de interesse. No entanto, as estufas possuem um alto custo não apenas pela construção mas também pela manutenção dos equipamentos e revestimentos. 

Escolhendo a estrutura

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015: Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Clima e localização são considerações cruciais na hora de construir um modelo de estufa adequado. Normalmente, é necessário criar um espaço completamente isolado com vidros duplos, persianas isolantes , fontes de energia e de água além de manter uma rede de aquecimento elétrico durante o inverno, para a estrutura o aço galvanizado é muito indicado, por ser um material que não enferruja e resistente. Não se pode  ignorar é o tamanho da estufa que dependerá do terreno disponível, quanto maior a estufa, maiores os custos,um tamanho de médio porte sugerido é de 2,4 metros x 1,8 metros .

Duração

Jardim  por Greenhouse Stores
Greenhouse Stores

Elite Thyme Dwarf Wall 8ft Wide Greenhouse

Greenhouse Stores

A duração de uma estufa com estrutura de metal e revestimento em vidro pode durar uma vida toda apesar de seu custo ser mais elevado devido à escolha dos materiais, já uma estufa com revestimento de plástico ou estrutura de madeira, requer manutenções periódicas porém possui uma mobilidade maior na hora da montageme  desmontagem, por estes e entre outros motivos é importante é considerar as finalidades da estufa .

Como se proteger de ladrões quando comprar um estufa

Jardim  por Tabary Le Lay
Tabary Le Lay

l’invisible petite serre de Nantes

Tabary Le Lay

Estufas com portas de madeira, podem possuir trancas, por isso são mais seguras e evitam roubos das suas plantas e mudas. Se a sua estufa é de plástico, provavelmente você deverá pensar numa localização estratégica para que a estrutura não fique tão exposta.

Gostou? Mande suas idéias e sugestões para o homify sobre estufas!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!