6 dicas para ter um espaço de meditação

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Imagine ter um quarto em sua casa que cura o seu corpo, a sua mente e a sua alma? Não seria incrível ter um ambiente especial dentro (ou fora) de sua casa que é dedicado à paz, tranquilidade e ao seu bem-estar emocional? Uma sala que lhe permite fugir do stress da vida diária e se conectar com um poder superior? Seu cantinho de meditação lhe dará um lugar para fazer exatamente isso.

Para a saúde da mente, todos deveriam ter um espaço em suas casas para a meditação diária. Um espaço que lhe proporciona a oportunidade de recarregar o seu corpo, tanto a parte física como a sua mente. Assim, te mantendo sempre equilibrado. Os benefícios da meditação ainda estão sendo descobertos pela humanidade, mas até o momento as descobertas mostram que a meditação pode oferecer uma rica cura e um alto poder transformador como poucos outros. 

Para te deixar por dentro deste importante assunto, selecionamos 6 dicas incríveis para transformar sua casa! Inspire-se para decorar um ambiente tranquilo e pacífico.

Isole o som

Na era dos dispositivos digitais, mídias sociais e agendas lotadas, a consciência tranquila que experimentamos durante a meditação é mais valiosa do que nunca. O ritmo da vida se acelerou e todos os dias somos bombardeados com mais informações ou estímulo do que os nossos antepassados receberam durante suas vidas inteiras. Para atingir um nível de concentração absoluta, é muito importante lembrar de isolar todos os sons externos que possam atingir o interior da casa. O barulho da rua e dos carros passando pode ser um problema na hora de meditar. Algumas soluções, como vidros que isolam o som e suportes para a parede podem te ajudar neste momento!

Madeira e plantas

Paisagismo de interior  por homify
homify

Conjunto de andorinhas

homify

A natureza é organicamente relaxante, por isso faz muito sentido adicionar alguns elementos naturais na sala onde você quer relaxar e meditar. Na verdade, a maioria das pessoas acredita que a mediação se baseia em conectar a mente e o corpo com a natureza ou seus arredores. 

Considere ter um piso e boa parte do seu mobiliário em madeira. Escolher por materiais não-sintéticos vai deixar seu espaço com uma energia e com um visual mais agradável para a prática desta atividade. Você pode escolher entre todos os elementos naturais que preferir. Pode adicionar plantas, um vaso com flores, frascos cheios com areia ou conchas. Uma pequena fonte de água é sempre uma ótima aquisição para um ambiente de meditação, pois o som da água se movimentando é muito relaxante.

Almofadas

Residência Praia do Espelho - Trancoso/BA: Quarto  por Renata Romeiro Interiores
Renata Romeiro Interiores

Residência Praia do Espelho – Trancoso/BA

Renata Romeiro Interiores

A seleção da almofada adequada para a prática da meditação depende de alguns critérios, incluindo a postura de meditação, o alinhamento adequado, conforto e a aparência da almofada. O corpo humano não é plano e não é completamente curvilíneo. Sem o apoio adequado, o seu corpo vai sucumbir à forma da superfície em que assenta. Isso geralmente faz com que as pernas, quadris, coluna vertebral, ombros e cabeça fiquem desalinhados, o que pode resultar em desconforto. As almofadas ou travesseiros para meditação, cobertores de yoga e outros adereços pode melhorar significativamente a sua postura e nível de conforto durante a meditação. 

Ar puro

Em um ambiente onde se precisa ter um certo tipo puro de energia, é muito importante que o ar esteja sempre circulando por meio das janelas, portas e outras passagens. O ar fresco tem muitos benefícios, como aumentar a sua capacidade intelectual, melhorar sua saúde geral e te ajudar a se sentir revigorado.

Se seu espaço é ao ar livre, este jamais se transformará em uma panela de pressão. No entanto, se você estiver dentro de casa, é interessante ter certeza de que o quarto está sempre sendo bem ventilado. Nesta sala ao lado projetada pela arquiteta Paula Neder, as janelas são grandes e estão presentes em quase todas as paredes, o que facilita a circulação de energia e ar no local.

Velas e iluminação aconchegante

O melhor cenário para a meditação é um ambiente repleto de muita luz natural! Para manter a sensação acolhedora sala, é legal pensar em alguns tipos de tratamentos para sua janela. É recomendado que você escolha um tecido fino para difundir a luz externo. Se você escolher um espaço que não conte com luz natural, você realmente deve focar nas luminárias ou nas velas. Dependendo de sua preferência, você pode adicionar luzes como mais leves ou luzes brilhantes. As velas podem deixar seu ambiente com um clima mais íntimo e aconchegante.

Quadro ou objeto simétrico

Para facilitar o alcance total da concentração, algumas pessoas utilizam de artifícios como objetos ou imagens. Elas podem funcionar como ponto focal, onde se mira na hora que se começa a meditar. Os objetos, como telas e quadros simétricos, normalmente, são os mais utilizados. As peças simétricas proporcionam harmonia para os olhos e são relaxantes em questões visuais. Para mais dicas de decoração com uma estética zen ou com um toque de Feng Shui confira Como decorar o quarto com Feng Shui?

Você teria um ambiente para meditação em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!