10 salas de jantar completas para inspirar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma sala de jantar completa precisa incluir a mesa, as cadeiras e o aparador, de modo a permitir um bom serviço durante as refeições. Mas geralmente se costuma incrementar a decoração com tapetes, luminárias de piso e até mesmo um bar.

Seja qual for a sala de jantar dos seus sonhos, o investimento no conjunto de mesa e cadeiras é imprescindível para se obter conforto e beleza. Lembre-se de que existem opções para dois, quatro, seis, oito ou até dez lugares, cada uma delas contemplando o espaço disponível, do mais reduzido ao mais amplo.

É preciso pensar também nos detalhes, como cortinas, quadros e plantas. Ou ainda no piso, que pode ser de diversos materiais, sendo os mais comuns a madeira e o cerâmico. A combinação harmoniosa entre eles e o mobiliário vai tornar a sala de jantar um espaço aconchegante e cheio de personalidade.

Selecionamos imagens de 10 salas de jantar completas para que você tenha boas ideias para a sua própria sala de jantar novinha em folha ou reformada. Aproveite as dicas!

Tema náutico

Nesta casa de praia com muito espaço, a sala de jantar incorpora o tema náutico, que aparecem nos objetos em forma de peixe e no remo e na rede de pesca afixados na parede. O piso e as paredes são claros, assim como a mesa de laca branca que, por sua vez, acomoda cadeiras de madeira maciça com assentos e encostos em palhinha. O espaço conta com dois aparadores, sendo um deles um móvel com tampo em madeira e portas brancas e o outro, um conjunto de bancada em madeira com um móvel branco na parte inferior. As luminárias de teto são redondas e em madeira, enquanto a luminária de piso tem cúpula azul, cor que aparece em outros elementos do ambiente. A imagem é de Marcelo Negromonte.

Estilo moderno

Integrada à cozinha e à sala de estar, esta sala de jantar em estilo moderno transpira sofisticação com a mesa e as cadeiras de madeira escura de linhas retas. As cadeiras têm assentos estofados em tecido claro e, ao fundo, um aparador também de madeira escura complementa o espaço. Enquanto o piso é claro, destacando os móveis escuros, os pendentes sobre a mesa, em número de três, são nas cores preta e amarela, uma bela combinação para dar um toque estimulante ao ambiente. Os quadros na parede ao fundo e o objeto de arte na parede lateral da sala de estar conferem personalidade ao espaço. A imagem é de Rogério Cajuí.

Ar tropical

Nesta sala de jantar em tons neutros nas paredes, no piso e no tapete, a cor vem para dar vibração. Isso se dá graças à grande tela com ares tropicais, à parede verde lisa e ao rebaixo do teto flutuante, que desce pela parede do fundo e é revestido de papel de parede com formas abstratas em tons de verde. O espelho redondo sobre o aparador em tom neutro dá a sensação de amplitude ao espaço, enquanto o lustre de cristal redondo confere sofisticação a ele. A mesa para oito lugares e as belas cadeiras brancas com design sinuoso completam a decoração dentro do mesmo espírito.

Móvel étnico

No projeto realizado por Vitor Dias Arquitetura para este pequeno apartamento de um casal sem filhos, a sala de jantar ganhou um toque étnico com o armário de laca vermelha que guarda pratos, copos e talheres. A mesa de madeira é acompanhada por cadeiras claras e por um banco de madeira que dá suporte à sala de estar. Para dar amplitude ao espaço reduzido, a sala de jantar exibe espelhos em L. A parede lateral, por sua vez, recebeu cor, em tom verde caribe, que contrasta harmoniosamente com o armário étnico, produzindo um efeito vibrante. 

Bar descolado

A sala de jantar deste apartamento moderno apresenta uma bela mesa em madeira acompanhada por cadeiras estofadas em tecido listrado azul e branco, que proporcionam um ar descontraído ao ambiente. O diferencial aqui é o bar na parede do fundo, pintada de preto e com slogan referente ao bar. A parede tem ainda nichos onde garrafas e objetos em várias cores são exibidos, criando uma atmosfera vibrante e alegre. Para completar, a mesa de jantar é iluminada por uma luminária comprida em tom alaranjado, que torna o ambiente aconchegante.

Com brilho

Nesta pequena sala de jantar toda branca, o brilho está por toda parte: na mesa quadrada de vidro escuro, nas molduras dos quadros ao fundo, no aparador espelhado e na luminária redonda de cristal. A mesa é acompanhada por poltronas altas com estofado cinza e pés em madeira, enquanto o aparador é composto por um tampo branco e uma base na parte inferior com as portas espelhadas. As cortinas em tecido ajudam a tornar o ambiente em tons neutros aconchegante. Já as flores dão vida ao ambiente. O resultado é uma sala de jantar requintada, mas discreta. A imagem é de Leandro Vieira.

Elegante e sofisticada

Ao contrário da imagem anterior, esta sala de jantar se destaca pelo amplo espaço e também pela elegância e sofisticação. Com piso em mármore branco com veios escuros e belíssimos lustres de cristal, a mesa branca é acompanhada por cadeiras pretas de palhinha e design clássico. Ao fundo, dois aparadores de vidro exibem objetos e servem de apoio para taças. Os quadros de arte abstrata dão o toque final neste ambiente refinado até o último detalhe. A imagem é de Cláudio Andrade.  

Estilo contemporâneo

A graça desta sala de jantar está no equilíbrio perfeito dos tons neutros em toda a decoração. A mesa branca para 10 lugares recebe belas cadeiras de madeira escura, com  pés de palito e assentos estofados listrados em branco e tons de bege, Ao fundo, o aparador branco é minimalista e tem acima dele um belo quadro de arte abstrata em tons aproximados aos da sala de jantar. Acima da mesa, dois pendentes redondos brancos dão um toque moderno ao ambiente. enquanto a cortina branca ajuda a criar um espaço aconchegante. O efeito é delicado, agradável e com ares contemporâneos. A imagem é de Helson Gomes. 

Espaço funcional

O apartamento pequeno pede soluções funcionais sem perder o charme. A alternativa para a sala de jantar foi integrá-la à cozinha por meio de um buffet branco. Este móvel exibe uma pequena adega e abriga parte da mesa em madeira clara, que pode acomodar até seis pessoas quando destacada do buffet. As cadeiras brancas têm linhas retas, o que confere modernidade ao conjunto. Já a madeira clara da mesa ajuda a criar leveza no ambiente, que se destaca pelos tons neutros e claros.

Estilo clássico

O estilo clássico com móveis contemporâneos é o que caracteriza esta sala de jantar em tons neutros. As paredes cor de areia contrastam suavemente com a mesa redonda em madeira maciça e as cadeiras de couro pretas. Outro elemento importante são os armários inferior e superior na parede lateral, todos na cor branca e com portas envidraçadas e linhas retas. O lustre de cúpula branca redonda completa a decoração despojada, mas com certa sofisticação. Para outras dicas sobre salas de jantar completas, leia este artigo

O que a sua sala de jantar precisa para estar completa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!