Jardins com Pergolado: 20 ideias mais do que perfeitas para a casa | homify Jardins com Pergolado: 20 ideias ótimas para a casa

Jardins com Pergolado: 20 ideias mais do que perfeitas para a casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Escritório Jardim CP Paisagismo Jardins modernos
Loading admin actions …

Quem tem a sorte de morar em uma casa com quintal, sabe que o bom cuidado com o espaço externo somado às boas ideias de arquitetura pode resultar em um lugar ainda mais agradável para relaxar totalmente sem precisar se distanciar do lar.

Para isso, nada melhor do que um bom jardim. Ali, a companhia das flores, um espaço para relaxar e o vento fresco são capazes de amenizar o estresse do dia a dia e ficar ainda mais apaixonado pelo lar.

Para chegar às melhores soluções, a consultoria e planejamento de arquitetos e paisagistas sempre fará toda a diferença. Eles podem indicar soluções que vão desde o melhor tipo de planta para a área disponível, até o mobiliário que pode garantir as horinhas de sossego que os moradores tanto valorizam.

E para mergulharmos um pouco mais nas boas ideias para mobiliar um jardim, trouxemos um dos móveis mais queridos para projetos externos: o pergolado é uma estrutura de madeira ou ferro, coberto ou não, com espaço suficiente para abrigar algumas pessoas.

Vale a pena seguir conosco, conferir e se inspirar!

1. Um pergolado para uma pequena praça

Que tal ter a própria pracinha para reunir a família no jardim? Neste lindo projeto, a madeira protagoniza um ótimo resultado com o piso elevado, os bancos charmosos e a cobertura acrílica que permite a iluminação natural. Totalmente inspirador.

2. Cobertura como extensão

Se a ideia é contar com um espaço gourmet para agradar a família, por que não aproveitar a estrutura de um pergolado para isso? Neste projeto, o lindo desenho cobre o conjunto rústico mesa e cadeiras coloridas, combinando muito bem com o jardim no entorno.

3. Espaço isolado em meio ao jardim

Escritório Jardim CP Paisagismo Jardins modernos
CP Paisagismo

Escritório Jardim

CP Paisagismo

Ao cair da noite, um pequeno pergolado faz sucesso no jardim da casa. Esta estrutura simples, com piso de madeira e iluminação no piso, permite um resultado muito agradável ao espaço. Puro romantismo.

4. Um cantinho para relaxar

Se a ideia é relaxar isoladamente, que tal um pergolado para jardim decorado com um sofá-cama? É a ideia inspiradora desse espaço em meio ao jardim. As paredes de vidro permitem isolamento acústico e trazem um toque delicado ao espaço.

5. Ao redor da casa

Pergolado de Mareira e Piscina. Edifica Arquitetura e Design Jardins de fachadas de casas
Edifica Arquitetura e Design

Pergolado de Mareira e Piscina.

Edifica Arquitetura e Design

Neste projeto, o pergolado para jardim foi construído cercando todas as paredes. As plantas trepadeiras permitem um toque ainda mais acolhedor e convidativo para o lar. Elegante e charmoso, é uma belíssima opção para valorizar a residência.

6. Um pergolado somente para o descanso

Versátil, o pergolado para jardim pode ser utilizado para as mais diferentes finalidades. Neste caso, temos as colunas adaptadas para acomodar as redes de balanço. A sombra varia conforme o horário do dia e garante momentos de total descanso aos moradores.

7. Jardim com pergolado e cadeira de balanço

E que tal descansar no jardim sem pressa para retomar a rotina agitada? Uma cadeira de balanço ajuda muito bem nessa ideia, não? Este pergolado para jardim é uma ótima ideia para mobiliar em meio ao agradável jardim com gramado e o lindo projeto de paisagismo. Especialmente inspirador.

8. Pergolado com flores no jardim

Como espaço para relaxar em meio ao jardim, o pergolado com flores é perfeito. Aqui, temos um pergolado em meio ao jardim, no qual a mesa cercada por vasos proporcionar aconchego perfeito para o descanso perfeito.

9. Pergolado elegante

Neste projeto, a estrutura branca coberta com acrílico garante proteção contra intempéries, além de contar com delicadas cortinas brancas que complementam a combinação com o piso claro. Na decoração, a linda poltrona com almofadas listradas permite o relaxamento pleno às margens da lagoa.

10. Pergolado suspenso

FiaFlora Expogarden | 2009 Folha Paisagismo Jardins modernos
Folha Paisagismo

FiaFlora Expogarden | 2009

Folha Paisagismo

Com poucos degraus, este pergolado garante isolamento para abrigar um pequeno grupo de pessoas para relaxar. As cortinas pretas reforçam a sensação de intimismo do espaço.

11. Extensão para a casa

Pergolados podem ser muito bem utilizados isolados em meio ao quintal ou podem ser uma ótima solução para estender o lar. Um ótimo exemplo dessa segunda opção está neste projeto. A estrutura de madeira protege a entrada da casa, enquanto a cor da madeira em meio à estrutura clara da residência traz um contraste elegante.

12. Trepadeiras para pergolado

Na decoração do jardim, as plantas para pergolado sempre merecem ser consideradas, em especial as trepadeiras para pergolado. E isso podemos perceber muito bem na estrutura desse projeto. As plantas cercam praticamente toda a estrutura e complementam delicadeza ao espaço.

13. Pergolado para espaço gourmet

Já que é uma estrutura nova no lar, por que não utilizá-la para algo funcional, como um outro espaço para reunir família e amigos? É o caso, por exemplo, deste pergolado adaptado como um espaço gourmet. Nele, todos podem descansar e se divertir perto do belíssimo projeto paisagístico.

14. Pergolado minimalista

Ideias sofisticadas encantam, mas soluções minimalistas também merecem o seu lugar. Na imagem, temos o delicado pergolado com caules de madeira que contemplaram um resultado rústico. Uma solução perfeita para quem deseja valorizar o jardim de maneira fácil e econômica.

15. Pergolado no pátio

Aqui, temos uma ótima solução utilizada no pátio da casa, cujo piso de pedra apresenta desenho em semicírculo e decoração com vasos azuis acompanhados por poltronas de vime. O pé-direito amplo da cobertura é uma ótima solução para otimização do espaço.

16. Pergolado à beira da piscina

Neste projeto, temos muitas ideias agradáveis que merecem ser destacadas: o lindo pergolado, a árvore que cobre a estrutura e proporciona ótima sombra aos moradores e, claro, a refrescante piscina que convida para mergulhos relaxantes. Tudo calmo e relaxante.

17. Pergolado com ofurô

Ofurô na área externa Ana Donadio Arquitetura Jardins modernos
Ana Donadio Arquitetura

Ofurô na área externa

Ana Donadio Arquitetura

Um ofurô é uma espécie de banheira alta e esférica, geralmente de madeira, onde as pessoas mergulham para relaxar totalmente. É uma opção muito comum em espaços como SPAs. Aqui, temos um belo projeto em que o ofurô de madeira combina muito bem com o piso de madeira.

18. Jardim com pergolado alongado

Jardim Residencial - Sauípe BA Proflora Jardins tropicais
Proflora

Jardim Residencial – Sauípe BA

Proflora

Grandes quintais trazem muitas possibilidades. E se a ideia é instalar um pergolado no quintal, por que não utilizar esse tipo de estrutura para marcar o corredor de transição desse espaço? O exemplo que vemos na imagem, em meio ao lindo jardim, está impecável.

19. Cantinho especial

Escritório Jardim CP Paisagismo Jardins modernos
CP Paisagismo

Escritório Jardim

CP Paisagismo

Aqui, temos um pergolado isolado, mas próximo à residência, que pode ser utilizado como espaço para acolher os moradores em encontros especiais nos finais de semana de descanso. Charmoso, convidativo e acolhedor.

20. Pergolado com flores

Pergolado homify Jardins zen Madeira maciça Multi colorido
homify

Pergolado

homify

Neste exemplo, a estrutura pequena em madeira ripada, ideal para trepadeiras em pergolados, é um toque absolutamente especial para o projeto. A escolha pelo sofá com almofadas claras complementa o charmoso visual.

Pergolado: 3 dicas para limpar e manter o seu impecável

Retire mobiliário e outros objetos antes de começar a limpeza – Certifique-se de que não há objetos debaixo ou no entorno da pérgola que possam ser danificados com a água e só então comece a limpeza, sempre de cima para baixo.

Use mangueira de alta pressão na limpeza – Independentemente do material de que é feita a sua pérgula, utilize uma mangueira de água de alta pressão para eliminar a sujeira acumulada na superfície dela. Ajuste a pressão da mangueira de acordo com o material usado no pergolado.

Use escova com cerdas na limpeza – Utilize o produto de limpeza adequado ao material do pergolado e o aplique nele com uma escova com cerdas apropriada ao material. Nos cantinhos mais difíceis de limpar com a escova com cerdas, use uma escova de dentes. Nesse processo, remova resíduos de tinta e lascas de madeira.  

Gostou desses projetos?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!