Divisor de ambientes: 21 ótimas ideias para qualquer casa | homify Divisor de ambientes: 21 ótimas ideias para qualquer casa

Divisor de ambientes: 21 ótimas ideias para qualquer casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
ESTAR/JANTAR Danielle Barbosa DECOR|DESIGN Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Proporcionar soluções inteligentes, sem necessariamente alterar as estruturas da casa, pode ser um desafio e tanto. Seja para habitações alugadas ou compradas, a questão do pouco espaço é algo que precisa ser sempre muito bem pensado para garantir o máximo de conforto aos moradores.

Uma das maneiras mais inteligentes de garantir essas adaptações é por meio de um divisor de ambientes. Esse tipo de estrutura pode ser desenhado com soluções inteligentes de marcenaria ou alvenaria que podem ser construídos rapidamente e, se necessário, removidos na mesma velocidade e sem causar impactos ao imóvel.

Uma das maneiras de escolher um bom divisor de ambientes é por meio da consultoria com arquitetos e designers de interiores. Com profundo conhecimento em soluções versáteis, materiais leves e composições inteligentes que proporcionam excelentes combinações, esses profissionais podem, mesmo por meio de consultorias online, oferecer dicas valiosas sobre como dividir ambientes como a sala de jantar, sala de estar, cozinha, quarto e muito mais espaços, de um jeito fácil, econômico e inteligente.

E para conhecer algumas das ideias de divisão de ambientes já apresentadas por alguns dos melhores profissionais da plataforma homify, siga conosco pelas imagens abaixo e inspire-se!

1. Quais as vantagens dos divisores de ambientes

Criar divisões sem necessariamente precisar construir uma parede, remodelar ambientes ou fazer qualquer outro tipo de alteração estrutural é uma saída que sempre vale a pena ser considerada.

Seja por soluções criadas sob medida em marcenaria ou pelo uso inteligente dos móveis, um separador de ambiente proporciona facilidade, economia, versatilidade e elegância que garantem privacidade e praticidade para residências com grandes living room, quitinetes ou, ainda, pequenas salas comerciais.

2. Como escolher um divisor de ambientes

É possível recorrer a projetos de marcenaria ou serralheria desenhados sob medida, estantes vazadas, drywalls e paredes criadas com materiais leves. O ideal é que esse tipo de escolha siga o estilo decorativo do ambiente e proporcione uma solução adicional para valorizar os espaços.

3. Quais os tipos de divisores de ambientes

MS apartment Studio ro+ca Salas de estar clássicas
Studio ro+ca

MS apartment

Studio ro+ca

Paredes de tijolinhos, como as que vemos na imagem, placas de drywall que permitem facilidade na divisão dos espaços, tetos rebaixados, móveis, estantes, balcões, portas corrediças e tantas outras soluções práticas podem ser escolhidas para permitir a melhor distribuição possível de espaços dentro de casa. Para isso, vale sempre a pena conferir as ótimas ideias de nossos profissionais.

4. Como escolher um divisor de ambientes para sua casa

É possível recorrer a pequenos móveis, como por exemplo estantes ´para atuar como divisor de ambientes, em especial salas de estar e sala de jantar. Ou ainda paredes espelhadas (como na imagem), que permitem refletir a iluminação e criar sensação de profundidade. E até mesmo jardins verticais. Para isso, fique atento às cores, nível de iluminação e espaço disponível e, acima de tudo, procure contar com um bom arquiteto de interiores para executar uma solução perfeita.

5. Exemplos de divisor de ambientes

Abaixo, separamos ótimas soluções para os mais diferentes tipos de residências. Com diferentes estruturas, materiais e objetivos de privar ou ampliar os ambientes. Vale a pena conferir cada detalhe e, assim, encontrar o melhor tipo de solução para o seu tipo de lar.

Nesta imagem, temos uma divisão de ambientes em madeira, no caso um balcão de madeira sobre meia parede e janela de vidros transparentes. A integração entre o pequeno bar e o espaço interior aproveita muito bem a proximidade com o frescor ao ar livre.

6. Balcão com TV

Aqui temos uma solução que prima pela inteligência e versatilidade. O balcão alongado com madeira conta com um suporte que permite a TV ser direcionada para a sala de estar ou para a cozinha, enquanto os alimentos são preparados. Prática, é uma ótima ideia para quem deseja manter os ambientes separados, mas de maneira fácil e versátil.

7. Divisor de ambientes vazado para o quarto

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil Samara Barbosa Arquitetura Quartos clássicos
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

Neste projeto, elegância e funcionalidade chegaram a uma solução ótima. A estrutura branca com lacunas verticais permite que a iluminação natural seja muito bem aproveitada, criando ainda um contraste absolutamente agradável em meio às paredes e piso de tom escuro.

8. Porta corrediça para dividir o quarto

Neste projeto, o quarto pode ficar privado ou mais amplo de acordo com o nível de abertura da porta corrediça. Com trilhos que cercam o ambiente, a solução foi incrível para integrar dormitório e varanda.

9. Parede de ripas para separar espaços

Planalto FCstudio Quartos modernos
FCstudio

Planalto

FCstudio

Uma proposta fácil e inteligente, esta parede vazada com ripas proporcionou o toque perfeito para separar o dormitório do escritório. A elegância da madeira e a facilidade na execução do projeto fazem desta solução um ótimo exemplo para, praticamente, qualquer espaço da casa.

10. Divisão elegante com plantas

Nem sempre as estruturas precisam estar sólidas ou fixadas para criar divisões de ambientes. É possível criar soluções sutis e charmosas que evidenciem a separação dos ambientes.

Que tal, por exemplo, este projeto com a sala de TV integrada com o living, mas com plantas marcando a divisão de espaços? Charmoso, delicado e fácil.

11. Sala de estar com porta corrediça

Por mais que as soluções inovadoras mereçam espaço nos Livros de Ideias, não podemos também esquecer da praticidade que estruturas tradicionais podem gerar.

Nesta sala de estar, a solução com a porta de vidro proporciona integração e permite um valioso ganho de espaço para o local.

12. Teto rebaixado para marcar a sala de estar

Nem sempre precisamos olhar apenas para as paredes. As divisões de espaços podem aparecer a partir de soluções tão elegantes, quanto confortáveis e agradáveis.

Nesta sala de TV, o teto rebaixado com gesso proporciona intimismo e charme com a iluminação por spots direcionada.

13. Arco para divisar ambientes

Para quem deseja um toque criativo na divisão de ambientes, a ideia de utilizar cores também é sempre válida. Nesta integração entre a sala de estar interna e a sala de jantar externa, a divisão é delicadamente marcada com o arco azul contrastando com o fundo marrom. Vibrante, criativa e prática, a solução valoriza perfeitamente o ambiente.

14. Parede branca gradeada para a escada

Neste projeto, uma solução que separa o deslocamento na escada, mas também garante segurança no trânsito dos moradores. Para isso, as ripas alongadas do piso ao teto, na cor branca, foram impecáveis.

15. Projeto para dividir a lavanderia

Observar projetos gráficos é uma dica que sempre vale a pena. Desenhados pelo arquiteto contratado, esse tipo de ferramenta permite facilidade para aprimorar ou corrigir ideias conforme as necessidades e preferências dos clientes.

Nesta imagem, a grade moderna com madeira divide a lavanderia.

16. Estante para dividir quarto e closet

Apartamento masculino em Curitiba Evviva Bertolini Closets
Evviva Bertolini

Apartamento masculino em Curitiba

Evviva Bertolini

Neste projeto, uma ampla estante ocupa todo o pé-direito do quarto e cria uma divisão para estabelecer um closet no dormitório. Amplo, funcional e elegante, a solução ficou excelente.

17. Porta transparente para dividir espaço gourmet e pátio

Garantir boa ventilação e iluminação natural é sempre importante para espaços gourmet. Neste projeto, o mobiliário de madeira contrasta com o fundo branco e garante charme único ao espaço. Para dividir interior e exterior, a porta corrediça faz o papel de parede divisória e proporciona amplitude ao ambiente.

18. Projeto para dividir o quarto pequeno

Em mais um ótimo projeto gráfico, temos a divisão de espaços entre o dormitório e o espaço dedicado ao closet. O ambiente colorido tem o fundo verde em meio às paredes brancas. A divisão com parede desenhada em colmeia é delicada e charmosa.

19. Mureta divisória no jardim

Divisórias são eficientes não apenas para espaços internos. Neste jardim, temos uma mureta em conjunto com o canteiro alongado, no qual as flores coloridas trazem um toque charmoso ao espaço. O resultado é delicado, romântico e encantador.

20. Divisão de jardim com grades de madeira (pallets)

Pallets, estrados e grades sempre devem ser considerados quando se deseja separar espaços. Que tal esta estrutura gradeada em que o jardim vertical é sustentado e propicia um resultado tão agradável ao pátio? A solução é ótima até mesmo para espaços interiores.

21. Mesa divisória para escritório

Apartamento Vila Olímpia Helô Marques Associados Escritórios modernos
Helô Marques Associados

Apartamento Vila Olímpia

Helô Marques Associados

Por fim, trouxemos esta ótima escolha para dividir um home office. Aqui, temos a mesa desenhada em U que proporciona funcionalidade e ganho de espaço ao local. O ganho de espaço para as atividades profissionais é ótimo ao mesmo tempo em que garante a divisão eficaz de espaços.

Bônus: 9 tipos de divisórias de ambientes

Aço ou ferro – Chapas vazadas nesses metais podem criar divisórias ambientes modernos e industriais.

Cobogó – Elementos vazados em cimento, argila, cerâmica ou vidro, com variadas cores e formatos. Permite entrada de luz natural e circulação de ar.

Cortina – Permite criar divisórias eficientes e, ao mesmo tempo, com toque cênico. Pode-se brincar com estilos, cores, estampas, texturas e tramas.

Estante de livros – As vazadas não obstruem a vista, a luz e o ar. Em madeira, ficam aconchegantes, enquanto as vazadas em metal vão bem com estilo industrial ou minimalista.

Madeira – Permite criar divisórias com quaisquer desenhos e estilos. Vazadas e portas de correr são muito apreciadas.

Materiais recicláveis – Uma ideia criativa é fabricar divisórias com materiais como garrafas de vidro, papelão, papel e canos de PVC.

Porta pantográfica – Um clássico dos antigos elevadores, faz sucesso no estilo industrial como porta de correr.

Portas de vidro e ferro – Muito usadas em lofts para separar ambientes como área de estar e quarto ou ocultar a cozinha.

Vidro – Blocos de vidro, por serem foscos, garantem privacidade. Permite a passagem da luz, mas não a circulação de ar. 

30 Beliches Diferentes e Criativos para Quartos Infantis (+ Dicas e Ideias)
Arrow navigation 3b3136b1
De qual ideia você mais gostou?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!