Escrivaninha para o quarto: guia para escolher a melhor (+ 10 fotos)

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Escrivaninha para o quarto: guia para escolher a melhor (+ 10 fotos)

Julia Dourado – Homify Julia Dourado – Homify
Quarto Feminino: Quartos  por STUDIO 405 - ARQUITETURA & INTERIORES
Loading admin actions …

Ah, a casa. Um lugar para relaxar, esquecer os problemas do cotidiano e curtir momentos incríveis de lazer. Será? Hoje, o que era lugar de descanso se transformou em um ambiente multifuncional. Além de ser o local para dormir, fazer as refeições e receber amigos, a casa também precisa ter um cantinho de estudos e, no caso de muitas pessoas, de trabalho. Com mais gente dedicada aos estudos e ao trabalho home office, ter um espaço confortável e adequado para realizar estas tarefas se tornou essencial. Com casas e apartamentos cada dia menores, a escrivaninha deixou o escritório e se tornou parte do quarto. No momento de pensar em uma escrivaninha para o quarto, muitas pessoas pessoas se sentem inseguras, sem saber o que comprar ou o que pedir para seu arquiteto projetar. Para facilitar a escolha do móvel, reunimos várias dicas neste guia, que vai dar ideias quanto ao formato da escrivaninha, o material, o aproveitamento do espaço do quarto e muito mais.

A verdade é que quem busca um móvel já tem várias respostas para o que busca. Basta fazer as perguntas certas a si mesmo. Se a pessoa for comprar ou mandar fazer uma escrivaninha para o quarto que já está construído e decorado, a primeira pergunta a se fazer é: qual é o espaço que tenho disponível? Neste caso, é imprescindível ter as medidas do lugar em que se deseja colocar o móvel. Quem for fazer o projeto do quarto inteiro com um arquiteto, a pergunta a se fazer é: de quanto espaço eu preciso? Informar ao profissional as tarefas que se pretende fazer no lugar irá ajudá-lo a ter uma ideia do que propor. Outra pergunta muito importante é: quais são minhas reais necessidades? Por exemplo, um professor vai precisar de um espaço para corrigir provas, várias gavetas para guardar material e talvez até um modelo de escrivaninha que permita ter espaço para colocar os livros que estiver usando para planejar as aulas. Já para um pai ou uma mãe que precisa apenas de um espaço para que seu filho possa fazer as tarefas de casa com conforto, um móvel bem minimalista, com poucas ou até sem gavetas, já resolveria o problema.

Quando o morador compreende o tamanho e o que precisa, fica mais fácil escolher o modelo e o estilo da escrivaninha. O modelo, como mencionado, vai ter tudo a ver com as necessidades de cada pessoa. O estilo pode também ter alguma relação, mas aqui é preciso considerar ainda a decoração do quarto, a harmonia entre o móvel e tudo o que estiver no quarto. Na dúvida, a melhor aposta é investir em modelos mais simples e cores que estejam dentro da cartela de cores do cômodo ou tons neutros fáceis de combinar – principalmente se o lugar já tiver muita cor.

Selecionamos vários quartos fantásticos que exemplificam muito bem a importância de boas escolhas. Cada um traz uma dica que pode ser usada na hora de escolher o escrivaninha perfeita.

Escrivaninha de canto para quarto

Também conhecida como escrivaninha em L, o móvel dá uma boa ideia de como aproveitar todo o espaço livre possível. Localizada em frente a uma janela, ela tem a vantagem de garantir muita luz natural para quem trabalha no local durante o dia. É perceptível que tudo foi planejado conforme a necessidade do cliente. Enquanto, de um lado, há bastante espaço para trabalho, no outro, um armário com porta de correr permite o armazenamento de material.

Espaço para estudar e guardar material

Vista para escrivaninha/penteadeira: Quartos  por CAIK ARRAES Arquitetura
CAIK ARRAES Arquitetura

Vista para escrivaninha/penteadeira

CAIK ARRAES Arquitetura

Mais um bom exemplo de como usar o canto do quarto. Há um espaço mais livre para que se possa abrir cadernos, livros, estudar com conforto – e também um gaveteiro para guardar o material escolar e o que mais for preciso. Há uma unidade entre todo o mobiliário do quarto através da cor. Fácil de combinar, o branco é uma boa ideia para quem está inseguro na questão da coloração.

Escrivaninha com estante para quarto

Aqui, o pedido da cliente era justamente mais espaço para estudar, o que foi alcançado através de um recurso cada dia mais utilizado: embutir a mesa de trabalho na estante. Esta forma, ganha-se mais amplitude num espaço limitado. Além de incluir no projeto um lugar específico para guardar o grande número de livros da moradora.

Atenção às medidas!

Quarto de solteiro/ Escrivaninha/ Painel/ Nichos/ Móvel: Quartos  por Sônia Beltrão Arquitetura
Sônia Beltrão Arquitetura

Quarto de solteiro/ Escrivaninha/ Painel/ Nichos/ Móvel

Sônia Beltrão Arquitetura

Existe, no mercado, um padrão de medidas para a altura para escrivaninhas – enquanto largura e profundidade costumam variar mais. As peças compradas prontas têm entre 70 e 80 centímetros de altura, uma média que atende a maior parte de população brasileira. Porém, para quem é mais alto ou mais baixo que a média, é essencial que as medidas estejam adaptadas. O móvel precisa ter a medida adequada para que seu dono possa usar o espaço, trabalhar e se movimentar sem sofrimento. Atenção também para a altura no momento de compra da cadeira. Além de ter que ser ideal para quem compra, ela deve ter um bom tamanho em relação à escrivaninha, para que a postura correta seja mantida durante horas de trabalho.

Escrivaninha pequena para quarto

Embora este cômodo não seja tão pequeno, uma escrivaninha pequena, com poucas gavetas, já atendia a todas as necessidades de sua moradora. Para combinar com o estante da decoração, o modelo escolhido tem um perfume vintage muito charmoso.

Escrivaninha para quarto infantil

O quarto dos sonhos de toda criança, com espaço para brincar e um quadro negro esperando para ser desenhado. Tudo é adaptado para que sua pequena moradora possa viver com conforto em um ambiente que estimula a criatividade. Um detalhe importante: tanto a altura da escrivaninha quanto dos armários de baixo estão adequados para ela, o que torna o quarto ainda mais funcional.

Qual é o material ideal?

Não há dúvidas de que a madeira é o material mais utilizado nestes casos. Seja feita de MDF, MDP ou madeira maciça, a escrivaninha vai cumprir a sua função. A escolha do material fica por conta do cliente, que pode contar com dicas de seu arquiteto ou até do marceneiro. Em vários casos, uma ideia inteligente é investir em um tampo de vidro. Para quem tem crianças criativas que adoram colorir com tinta ou canetinhas, o vidro torna a limpeza muito mais fácil (certifique-se sempre de que ele esteja bem fixado à escrivaninha). Para artistas e designers que precisem de superfícies que não se arranhem facilmente com o uso de estiletes, também é uma solução.

Escrivaninha planejada para quarto

Já falamos sobre a necessidade de ter atenção às medidas, o que fica ainda mais claro neste projeto. A escrivaninha vai exatamente da estante até a porta. Conseguir uma peça pronta que tivesse um encaixe tão perfeito seria um milagre. Por isso, o móvel planejado sob medida continua a ser a melhor opção para um espaço que atenda a todas as necessidades de seu morador.

Escrivaninha suspensa para quarto

Uma bancada suspensa também é uma ótima ideia para quem precisa de uma escrivaninha. O gaveteiro com rodinhas pode ser deslocado, o que cria ainda mais espaço e facilita a limpeza. Este projeto é mais um exemplo de como um tom neutro pode unificar visualmente o quarto. A cor da parede e a madeira do armário e do chão trazem calor para a interessante combinação.

Escrivaninha para quarto pequeno

Quem realmente tem a necessidade de uma escrivaninha, precisa invistir no móvel, independente do tamanho do seu quarto. Mesmo que sobre um espaço muito pequeno, de um metro, ainda há a possibilidade de criar um local de estudos ou trabalho. Trouxemos uma solução para quem mora em um espaço realmente limitado. Com a bancada embutida, o espaço de armazenamento não é comprometido e a bancada para estudos está garantido.

Com todas estas dicas, conte aqui embaixo: qual é a escrivaninha que você vai escolher?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!