Quarto: Decoração para uma pequena princesa!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Decorar um quarto para uma pequena princesa poderá ser uma aventura para mãe e filha, pois o sonho de quase toda menina é ter um quarto igual aos contos de fadas. Quer montar um quarto de princesa para sua filha? Afinal, criar um quarto funcional, confortável e apaixonante para as meninas não é sinônimo de cor-de-rosa. Antes de mais nada é preciso entender as preferências e necessidades da sua menina. Mas levar em consideração o que a criança gosta é muito importante, afinal é ela quem vai habitar o cômodo.

Os quartos são os cômodos mais pessoais e íntimos da casa, afinal eles servem como local de descanso e funcionam quase como um refúgio para seus donos. Pensando nisso, é muito importantíssimo que a organização e a decoração do ambiente reflita os hábitos, gostos e a personalidade do proprietário do espaço.

As meninas geralmente são mais perfeccionistas que os meninos, sendo assim a decoração do quarto da menina deve ser bem mais sofisticada, e cada detalhe é relevante. As meninas necessitam de muito mais, é importante que todos os móveis do quarto estejam combinando, as cortinas, tapetes, jogo de cama, seja da personagem favorita, ou de cores que elas adoram, sendo estas na maioria das vezes o lilás ou o rosa.

A decoração infantil necessita deixar de lado o esteriótipo: quarto de menina decorado em rosa, pois ressaltamos que vale a pena criar um ambiente harmonioso, agradável e útil, onde a criança possa brincar, dormir e passar momentos com segurança e tranquilidade. Além de sentir uma verdadeira princesa!

Confira diferentes ideias para decorar o quarto da sua filha!

Espaço para lição de casa

A decoração do quarto deve ser feita levando-se em conta o dia a dia da menina, além de pensar no gosto e nas características dela. O quarto deve ser seu cantinho, onde brinque, receba seus amiguinhos e estude com sossego e, ao mesmo tempo, um lugar organizado que facilite na hora da arrumação.

Além disso, o incentivo à leitura é um tema diretamente ligado à infância. Por esse motivo, criar um cantinho de leitura que contenha gibis, livros ilustrados e um espaço confortável para leitura – pufes, cadeiras, mesinha, bancadas – é uma forma legal de facilitar o desenvolvimento do hábito de leitura da sua filha.

Cama real

Móveis no tamanho adequado à idade e tapetes também ajudam a tornar o espaço mais atrativo. Assim como espelhos posicionados em lugares estratégicos, como portas de armários ou paredes, que dão asas à fantasia e à vaidade feminina. Invista ainda em um bom projeto de iluminação, tomando cuidado para não deixar muitas sombras que atrapalhem as brincadeiras.

​Área de brincar

Projeto Morro das Pedras - Lise Longo: Quarto infantil  por Ronald T. Pimentel Fotografia
Ronald T. Pimentel Fotografia

Projeto Morro das Pedras – Lise Longo

Ronald T. Pimentel Fotografia

Apesar de ser essencial planejar uma cama confortável, preferencialmente com bicama, um espaço para estudos, nichos para os brinquedos e um guarda-roupa prático, com área reservada às fantasias e acessórios, encher o quarto de móveis não é uma boa ideia. Lembre-se que as crianças precisam de área livre para brincar e receber as amigas.

Agora, caso o quarto seja pequeno convém trocar algumas coisas tradicionais e deixar somente as essências. Por exemplo, a cama em formato de casinha não é necessária, pois você pode instalar uma pequena área para brincar. A mobília branca prevalece em menor quantidade e uma penteadeira. Além de não ocupar muito espaço dá um charme especial.

Papel de parede

Projeto Casa Cor Alagoas - revestimento de parede: Quarto infantil  por Complementto D
Complementto D

Projeto Casa Cor Alagoas – revestimento de parede

Complementto D

Uma das formas mais simples de complementar a decoração de um quarto infantil é investir em adesivos de parede e a variedade de estilos e modelos é enorme. Em quartos infantis algumas opções recorrentes são os adesivos de desenhos animados ou filmes da preferência da criança, de ilustrações com elementos lúdicos. 

Além dos adesivos, adicionar cor ou estampas em uma das parede também contribui para decorar o ambiente. Isso pode ser feito tanto por meio de pinturas na parede, do combo tinta + adesivo ou através do uso de papéis de parede. A dica novamente é investir nos elementos lúdicos e em pinturas que não ocupem todas as paredes, para o ambiente não ficar carregado.

O uso de cores

É muito importante usar as cores a seu favor e uma forma de fazer isso é inseridas, sem exagero, em pontos estratégicos como os móveis. Um móvel colorido traz alegria ao ambiente e pode ser o ponto principal do quarto e a base para o restante da decoração. A desvantagem de se ter um móvel colorido é a diminuição da vida útil do mesmo, pois a criança pode enjoar da cor escolhida ou atrapalhar mudanças na linha decorativa do cômodo.

Hoje é possível comprar diretamente das lojas móveis de cores não tradicionais, no entanto o preço nem sempre é acessível. Para economizar, uma dica é investir em móveis brancos e depois tingi-los da cor de sua preferência.

​Mobília do quarto

Opte por móveis ao estilo romântico. Escolha uma cor clara, dê preferência ao branco. Invista em uma cama com dossel, claro, se for possível, pois ela dá um charme diferente para a decoração. Itens como penteadeira e cortina, também são indispensáveis nesse estilo de decoração.  O projeto do quarto foi criado por Erica Terossi Arabicano Decoradora, localizada em Campinas/São Paulo.

As cores indicadas para decorar o quarto de menina é o tradicional branco e rosa. Variações como lilás e roxo também podem ser usadas. A dica é deixar a mobília branca e os complementos variar com outras tonalidades. Se tiver espaço pode incrementar o quarto com um mini-sofá. Fica uma graça. Invista em almofadas para complementar o ar romântico do ambiente. Com certeza sua pequena princesa irá adorar!

Gostou do artigo sobre decoração de quarto para meninas? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!