9 Ideias de Escadas Pré-moldadas: Veja Modelos e suas Características

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

9 Ideias de Escadas Pré-moldadas: Veja Modelos e suas Características

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Portfólio Escadas Millenium®: Escadas  por ESCADAS MILLENIUM®
Loading admin actions …

Toda edificação com dois ou mais pisos necessita de escadas de acesso entre um piso e outro. O que muita gente não sabe é que na hora de fazer as escadas, não necessariamente elas precisam ser construídas pelos pedreiros, na mesma alvenaria da construção. É muito comum apostar em modelos de escada pré-moldada, também chamada de escada pré-fabricada.

Essas escadas podem ser feitas de concreto, de madeira ou de ferro e oferecem um bom custo benefício quando uma empresa especializada experiente é contratada para o serviço. Conheça agora quais são os principais modelos de escadas pré-moldadas e as vantagens de escolher essa opção para sua obra de construção ou reforma.

Principais modelos de escadas-pré-moldadas

Na hora de desenhar as escadas internas ou externas que vão permitir o acesso entre os pisos de uma edificação, o arquiteto de interiores precisa levar em consideração fatores importantes. Ele vai pensar no desenho com base no espaço disponível para a instalação da escada, também se há vigas ou paredes para a sustentação dos degraus e quais são as necessidades dos usuários, garantindo segurança e praticidade no dia a dia. Assim, há modelos de escadas pré-moldadas para todos os gostos, sendo os mais comuns:

Escada caracol

Esse é um dos modelos mais conhecidos de escadas pré-moldadas que pode ser feito de vários materiais, como madeira e ferro, somente ferro ou mesmo de concreto. Também é conhecida por escada helicoidal. Esse modelo é mais utilizado em pequenos cômodos, pois é o que ocupa menos espaço para ser estruturado.   

Escada semi-caracol

Nem sempre é necessário fazer uma escada em caracol mais fechado. Se houver um pouco mais de espaço para a instalação, pode fazer uma escada semi-caracol que é a mistura entre o modelo reto e o caracol, com uma curva mais aberta. Esse tipo de escada pré-moldada permite um design mais arrojado.  

Escada em U

Escada Modelo Millenium: Escadas  por ESCADAS MILLENIUM®
ESCADAS MILLENIUM®

Escada Modelo Millenium

ESCADAS MILLENIUM®

A escada em U tem esse nome por causa do seu formato que começa e termina na mesma direção, fazendo uma curva no meio do trajeto, normalmente com um patamar para descanso. É o modelo usado em prédios. Esse tipo de escada pré-moldada pode ser fixado em uma viga central ou na parede, oferecendo uma variedade de tamanhos de degraus, conforme a necessidade e o estilo do projeto.  

Escada em L

Escada em concreto aparente: Corredores e halls de entrada  por House in Rio
House in Rio

Escada em concreto aparente

House in Rio

O modelo de escada pré-moldada em L é composto por duas sequências retas de degraus com uma curva ou patamar para descanso que pode ser central, no começo ou no fim da escada. Mas diferente do modelo em U, ela começa em uma direção e termina em outra. A parede é usada para fixação dos degraus, então é uma vantagem para ganhar mais espaço de circulação no ambiente.   

Escada pré-moldada reta

Esse é o mais comum modelo de escada pré-moldada, usado para oferecer mais agilidade para subir e descer. Pode ser usado em locais de grande circulação de pessoas e os modelos de desenho são bem variados, geralmente respeitando a medida de até 1 metro de largura por degrau. Para que seja necessária uma estrutura mais simples, os degraus podem ser chumbados em uma parede. Se for uma escada central, sem apoio em paredes, então é necessária uma estrutura extra para garantir a resistência da escada.  

Modelos diferenciados

Se o projeto for inovador, na intenção de criar uma atmosfera mais futurista, a escada pré-moldada pode ganhar um desenho exclusivo, conforme o pedido do cliente. Naturalmente, o custo é mais elevado, devido ao trabalho extra para a confecção de moldes novos. Os modelos de escadas modernas, como as flutuantes, são um exemplo dos mais pedidos em projetos de arquitetura contemporâneos.  

Vantagens das escadas pré-moldadas em concreto

Por serem feitas de concreto, muitas pessoas pensam que esses modelos de escadas pré-moldadas são feitos na própria obra, mas não necessariamente. Os degraus são produzidos em uma fábrica e depois levados para o local da obra para serem montados com suas devidas peças de sustentação. A instalação é feitas pelos profissionais da fábrica.

Na hora de desenhar o projeto, o arquiteto faz a escada com as medidas exatas que deverá ter e, se necessário, conversa com o fabricante para ter certeza de que ele poderá produzir o modelo desenhado com todos os detalhes.

Outra vantagem é que as escadas pré-moldadas em concreto são mais práticas, leves e rápidas de instalar, quando o serviço é feito por profissionais especializados. Então, ganha-se mais tempo na obra e economia com a mão de obra, além da garantia de qualidade, pois não há risco de erro de cálculo na quantidade de materiais e os degraus são testados na fábrica antes da instalação.

Se for necessária alguma manutenção, também é mais simples, já que os blocos dos degraus costumam ser padronizados, com design estável, sendo possível realizar ajustes de forma independente, sem mexer no restante da estrutura. Ainda assim, a manutenção desse tipo de escada é menor, já que não apresenta a mesma quantidade de rachaduras e fendas comuns das escadas de concreto que não são pré-moldadas.

O que precisa ter em mente na hora de optar por escadas pré-moldadas em concreto é que, assim como acontece em uma construção de alvenaria, o cimento necessita de um período de cura, que pode ser de até 1 mês. Então, a menos que a fábrica já tenha os modelos prontos que sejam condizentes com a escada do seu projeto, pode demorar esse tempo desde que é feito o pedido até a instalação da escada na obra.

Veja também: pisos para escadas mais indicados para áreas internas e externas  

Escadas pré-moldadas em madeira ou ferro

Sala de estar / escada: Escadas  por Stúdio Márcio Verza
Stúdio Márcio Verza

Sala de estar / escada

Stúdio Márcio Verza

Além das escadas pré-moldadas em concreto, há também as opções em madeira e ferro. Elas podem ser combinadas com outros materiais como vidro, alumínio, aço e inox para oferecer uma estética mais atraente e conferir um visual mais sofisticado ao ambiente.

Na hora de optar por uma escada em um desses materiais, o arquiteto ou projetista deverá levar em consideração a qualidade da madeira escolhida, que deve ser altamente resistente e estar dentro do orçamento do cliente, pois quanto mais nobre, mais cara.

Também deverá ter os demais cuidados com o modelo escolhido, assim como feito com a escada de concreto, visando as medidas do espaço a ser utilizado para instalação, bem como as necessidades dos usuários.

Tanto as escadas pré-moldadas em madeira quanto em ferro podem ser feitas nos modelos já mencionados, desde que o espaço atenda às necessidades estruturais para instalação. Mas essa preocupação fica por conta do arquiteto ou do projetista.

Uma vantagem desses modelos para as escadas de concreto pré-moldadas é que não há necessidade de esperar a cura do material. Logo, elas podem ser instaladas e utilizadas mais rapidamente.

A desvantagem em relação ao concreto é que o ferro não é recomendado para escadas externas e a madeira até pode ser usada, mas precisa de tratamento especial. Já o concreto não tem essa restrição.

Agora que conhece as principais características de cada modelo de escada pré-moldada, só falta contratar um arquiteto ou projetista para analisar o espaço em que deseja incluir uma escada e fazer um orçamento. Os preços variam muito, seja de acordo com o material utilizado ou pelo modelo escolhido, com mais ou menos detalhes. Então, não há como prever um preço sem que seja feito um estudo do local e das necessidades que o projeto vai demandar.  

Qual modelo de escada pré-moldada gostaria para sua casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!