Arte e vida: Dicas para armazenar corretamente o vinho!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Apreciar um bom vinho é uma das sensações mais prazerosas que podemos sentir na vida, pois é uma arte desde o tempo passado. No entanto, para que essa experiência seja agradável são necessários alguns cuidados, que iniciam na escolha do rótulo. Porém, há um cuidado que muitas vezes passa despercebido, que é a forma como armazenamos as garrafas de vinho em casa ou apartamento antes do consumo.

Desfrutar de um boa garrafa de vinho não depende apenas da escolha acertada da marca ou do ano de colheita, mas também depende, e muito, da forma como se armazena o vinho. O local, a posição e a temperatura são todos elementos que se devem ter em conta na hora de armazenar corretamente as suas garrafas de vinho, mas isso, não significa que você precisa construir uma adega na sua casa, porém você pode usufruir da tecnologia e algumas dicas para armazenar corretamente o seu vinho.

O vinho tem sido consumido por milhares de anos. Desde a Roma Antiga à Era Moderna, esta fabulosa bebida tem sido apreciada no mundo inteiro. Hoje em dia, a maioria das pessoas simplesmente compra vinhos em supermercados, ignorando a maneira correta de armazená-los para certificar-se de que eles durem o maior tempo possível.

A garrafa de vidro tornou-se o mais eficiente vasilhame e superou todos os demais, tanto na preservação do vinho, quanto na questão do transporte. Pois, dentro dos outros vasilhames a bebida rapidamente era prejudicada e logo entrava em processo de oxidação. Apesar de há séculos ter inúmeras aplicações, o uso da cortiça como vedante de vinho é recente, aproximadamente a partir do século XVII. O que torna a rolha de cortiça um vedante perfeito é a sua composição leve, flexível, elástica e impermeável.

O mais importante é manter o vinho sempre bem vedado para evitar o contato com o oxigênio e com fungos. Rolhas de cortiça, sintéticas e screwcap desempenham muito bem o papel de vedantes. Todos que se apaixonam e descobrem o prazer proporcionado pelo vinho logo têm uma grande dúvida: como conservar bem a bebida em casa? Confira algumas dicas de como armazenar corretamente as suas garrafas de vinho dentro do seu lar!

Local escuro e tempo de guarda

Apartamento Bela Vista 2: Adegas modernas por Mundstock Arquitetura
Mundstock Arquitetura

Apartamento Bela Vista 2

Mundstock Arquitetura

Nem todos os vinhos melhoram com o tempo. Vinhos tintos jovens devem ser consumidos em no máximo 2 a 3 anos, enquanto os de guarda podem ser armazenados por 5 a 10 anos. Já os vinhos brancos leves são vinho para serem consumidos jovens, portanto não é indicado armazená-los por um longo período. O projeto da foto foi idealizada pelo escritório Mundstock Arquitetura, localizado em Porto Alegre.

Além de todos esses fatores, há outros que devem ser considerados no armazenamento do vinho, como, por exemplo, – evite vibrações, movimentar o vinho, além disso, evite também deixar o vinho próximo a produtos que exalem odores, pois podem penetrar na rolha e interferir no vinho.

Posição da Garrafa

Adega - Detalhe: Adegas ecléticas por ArkDek
ArkDek

Adega – Detalhe

ArkDek

A posição da garrafa é muito importante – o mais indicado é manter a garrafa na posição horizontal, pois assim as rolhas estarão em contato com o vinho, que as mantem úmidas e intactas, impedindo a entrada de oxigênio para dentro da garrafa. 

Além disso, a umidade pode influenciar negativamente a qualidade do vinho. Umidades muito baixas podem ressecar a rolha e permitir a entrada de oxigênio, degradando completamente o vinho. A condição ideal de umidade é entre 65% a 75%.

O ideal é que o vinho seja armazenado em local escuro, protegido da iluminação solar e até da artificial. A exposição contínua da luz pode alterar os sabores e aromas do vinho. Os raios ultravioletas desenvolvem radicais livres, que contribuem para uma rápida e prejudicial oxidação.

Vinho na cozinha

Infelizmente nem todo mundo tem espaço para construir uma adega, mas você pode armazenar de forma segura o seu vinho na cozinha, mas, claro, que você precisa ficar atenta aos cuidados, como: a temperatura, a iluminação, a posição que a garrafa será armazenada, a umidade do ar e o tempo de armazenamento.

Por ser um “organismo vivo”, o vinho está sujeito a transformações, pois com o passar do tempo, se não for bem armazenado, acabará se deteriorando. Porém, um vinho guardado em boas condições irá evoluir de forma desejada, além de ganhar características organolépticas. Mas é importante ressaltar, até os melhores vinhos se armazenados inadequadamente vão deteriorar.

O melhor local da casa para colocar a adega é em um espaço onde não haja luz direta e trepidação, longe do calor e da umidade. Opte por modelos com prateleiras reguláveis para não ter problemas com espessura da garrafa. Se a porta for de vidro, escolha uma com vidro escuro e proteção contra raios ultravioletas e evite adegas com compressores de geladeiras.

Adega climatizada

Cozinhas clássicas por Harvey Jones Kitchens
Harvey Jones Kitchens

Shaker kitchen by Harvey Jones

Harvey Jones Kitchens

Apesar de combinar com pratos de inverno, o vinho está em almoços e jantares em todas as estações. A melhor maneira de conservar a bebida é em uma adega, espaço dedicado ao armazenamento de vinhos, mas nem sempre é possível ter uma adega, então invista numa adega climatizada.

Esses aparelhos geralmente mantêm a temperatura constante, desde que você não abra e fecha a porta constantemente. Além disso, um nível ideal de umidade também é mantido. Alguns têm diferentes zonas de temperatura para diferentes vinhos.

Adega improvisada

Apartamento Cobertura Duplex: Adegas modernas por Luine Ardigó Arquitetura
Luine Ardigó Arquitetura

Apartamento Cobertura Duplex

Luine Ardigó Arquitetura

Para inserir uma adega dentro de casa é preciso verificar o ambiente em que será projetado, devido à temperatura e incidência da luz e sempre armazenando de modo que ele fique deitado. A escada é uma área que está sendo muito utilizado para construir esse espaço por preencher todos os requisitos.

Agora, para quem prefere um estilo clássico o ideal é optar por um painel de madeira com ganchos ou algum móvel que dê para deitar as garrafas. O mercado oferece uma variedade de adegas para você armazenar as suas garrafas de vinho. Você apenas precisa buscar conhecimento e pesquisar qual a melhor forma de armazená-los, afinal você não vai querer perder o seu vinho. 

Armazenar seu vinho à vista de todos!

Aparador Bar JB 4030: Adega  por Móveis JB Bechara
Móveis JB Bechara

Aparador Bar JB 4030

Móveis JB Bechara

E por se tratar de uma adega, também fica bacana colocar um aparador ou uma pequena mesa para suportar taças e relaxar nesse espaço com amigos. Outra opção para apartamentos ou casas pequenas é ter uma adega climatizada, assim, como já foi mencionado no artigo. Mas é bom certificar o tamanho do espaço interno, tal como se as prateleiras podem ser alteradas ou removidas para que ganhe espaço e altura para garrafas especiais. 

*Vale lembrar que não somos, digo, não sou especialista, mas sua opinião é sem bem vinda!

Informações técnicas: Sommelierwine e Douglas Würz

E aí?! Gostou do artigo sobre como armazenar corretamente as suas garrafas de vinho? Comente. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!