Roupas: manter tudo no lugar é essencial!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Manter tudo no devido é essencial, além disso, faz bem para o seu espírito. Claro, apesar de dar pouco de trabalho, arrumar o guarda-roupa é uma tarefa necessária. Para liberar espaço no armário é preciso praticar o desapego daquelas peças que não são mais usadas. Para se livrar de vez da desorganização e deixar o lar mais bonito e agradável, é preciso ter um pouco de disciplina. Os bagunceiros de plantão – que não sabem como começar a organizar a casa, podem lançar mão de dicas infalíveis, que facilitam a arrumação dos ambientes e dos móveis.

Para organizar o guarda-roupa, por exemplo, comece se livrando do que não usa mais. Depois de selecionar as peças que ficam, é hora de colocar tudo em ordem, otimizando o espaço e facilitando sua rotina diária. Antes de começar a guardar as roupas, faça a limpeza do móvel com lustra móveis e pano úmido. Além de retirar a poeira, o produto ajuda a preservar a madeira e inibir o aparecimento de traças indesejadas. 

Na realidade, não existe segredo. Para manter a organização, basta devolver as roupas para o mesmo lugar em que estavam guardadas. Isso evita que a bagunça se acumule e faz com que a arrumação do guarda-roupa dure muito mais tempo. Confira as dicas para manter as suas roupas no lugar certo!

Lugar de roupa limpa é no armário!

Com a rotina maluca do dia a dia fica difícil manter e organizar o guarda roupa. Além disso, a falta de espaço é outro problema que ocorre com a maioria das pessoas. Por exemplo, quando o inverno acabar, junte todas as roupas e acessórios de frio, e guarde em outro compartimento do armário. Fazendo isso, o guarda roupa ganhará mais espaço e fácil para encontrar as outras peças.

Nada de jogar roupa limpa em cima da cama ou sofá. Lavou? Direto para o armário, além disso, organize a roupa de cama. Uma dica divina para organizar roupas de cama e toalhas, é separá-las por conjuntos. Dobre todas as peças juntas, uma sobre a outra, como se fosse um sanduíche. Na hora de usar, não será preciso ficar procurando cada parte do conjunto pela gaveta. 

Guarde suas roupas no closet

Um closet organizado e com tudo no devido lugar é o que você precisa ter. Primeiro, separe as roupas que ficarão guardadas em gavetas e as que deverão ser penduradas no cabideiro. Peças feitas com lã e linha, por exemplo, devem ficar dobradas dentro das gavetas, ou em prateleiras, pois podem perder a forma se forem colocadas em cabides. 

Pendure peças que amassam com facilidade, como camisas, vestidos, ternos e casacos pesados de inverno. Para guardar as calças em guarda roupas pequenos, use cabides com várias bases, que permitam colocar diversas peças juntas, mas sem sobrepô-las. Isso economiza espaço e deixa o visual mais clean.

Cesto de roupa no banheiro

O lugar ideal para o cesto de roupa é no banheiro, mas, digamos, que você mora em um apartamento ou casa com outras pessoas, ou seja, o cesto de roupa ficará no seu quarto. É regra! Agora, manter o banheiro sempre limpo e organizado é importantíssimo. 

Não sabe onde colocar todos os produtos de beleza e higiene? Compre caixas organizadoras com divisórias para guardar as maquiagens, escovas de cabelo, secador e chapinha, assim você sempre terá um ambiente organizado e sem incomodar os demais. Cada coisa no seu devido lugar!

Lavagem: banheiro, lavanderia ou cozinha?

Depende! Se você mora fora do Brasil, por exemplo, é comum o uso da máquina de lavar na cozinha, pois, às vezes, não tem espaço no apartamento ou na casa. Além disso, é muito comum também o uso de pequeno varal no meio da sala de estar ou no próprio quarto do morador. 

É importante que você tenha cuidado ao lavar sua roupa, mas não importa o local que você irá instalar a sua máquina de lavar. Exemplo, roupas de uso pessoal devem ser lavadas separadamente de peças de cozinha, panos de limpeza, cobertores de animais. Toalhas de mesa e panos de prato normalmente tem restos de alimentos e resíduos de gordura e podem manchar outras peças. Já os panos de limpeza e mantas de animais carregam um tipo de sujeira mais resistente e precisam de um tipo de lavagem mais pesada, que pode danificar roupas comuns. Então, antes do processo de lavagem é fundamental separar as peças de roupas. 

Cabide para ternos

Bem, como dinheiro não dá em árvore e ninguém acha graça quando descobre que seu terno favorito ou aquele blazer ideal para a balada está imprestável por algum motivo, por exemplo, guarde-o em um guarda-roupas sempre no cabide para ternos, na posição vertical e de vez em quando deixo-o tomar um pouco de ar. 

Além disso, tome cuidado com as traças! Coloque no armário saquinhos de tecido com repelentes naturais, como cravo-da-índia, lavanda, cedro ou cascas de laranja e limão. Ah, não use um mesmo terno dois dias seguidos, dê um dia de descanso para seu traje, assim como os sapatos em couro, eles precisam de um dia de descanso, assim também evita chulé. O projeto da foto foi criado pelo Espaço do Traço Arquitetura, localizado em Florianópolis. 

Doação

Loft do Mirante: Closets modernos por Neoarch
Neoarch

Loft do Mirante

Neoarch

A primeira dica da especialista é separar aquelas roupas que não servem mais, principalmente aquelas com um número menor do que a pessoa usa atualmente. Se bater a dúvida, experimente a peça e lembre-se que era sua roupa favorita quando vestia perfeitamente e valorizava o corpo.

Outra dica é doar peças que demandam tanto cuidado que acabam ficando guardadas no armário. O casaco branco que raramente é usado e que vive mais na lavanderia do que no corpo deve ser tirado do guarda-roupa. Por exemplo, peças que dão muito trabalho ocupam espaço e são pouco úteis.

E aí? Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!