Preto na decoração: insira o tom no seu quarto!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Muitos identificam a tonalidade preta como sinônimo de negatividade, mas, na verdade, quando aplicada na medida certa, transmite elegância, sofisticação e personalidade. O preto sempre esteve e está na moda e também na decoração de interiores. É o contraste absoluto entre luz e sombra, e serve de pano de fundo para os mais diversos estilos de arquitetura e décor. 

Quer apostar na ideia? Pois, saiba que o equilíbrio dependerá apenas de você! Em áreas de pouca permanência, como halls e lavabos, pode predominar o preto. Para áreas de convivência, é melhor o branco para aproveitar os reflexos da luz do dia, mas você pode transformar o seu quarto em um ambiente aconchegante usando um pouco do preto.

Na hora de compor o visual, tenha em mente um ponto de partida. Por exemplo, piso preto com paredes brancas. Nesse caso, coloque tapetes claros e pode voltar a repetir o preto nos objetos decorativos. O importante é não colocar preto sobre preto e nem branco sobre branco, pois fica sem vida. 

É preciso ter personalidade para ousar com o preto em paredes e móveis, pois a cor deixará o ambiente muito chique se dosada corretamente. A dica para o resultado não ficar austero demais ou sem graça é misturar elementos de diferentes estilos e tons neutros.

Se você quiser um toque de cor com alguma peça, fique à vontade. Veja as nossas dicas e insira a cor preta no seu quarto!

Cortinas e roupas de cama

Quartos  por homify

Usar o preto em um interior significa dar espaço para cores claras complementarem o ambiente, já que um local inteiramente preto pode não ser confortável visualmente. Assim, o preto ajudará a criar um contraste com as cores mais claras, o que gera um espaço onde os olhos ficam mais abertos, e isso fará com que a pressão arterial aumente. 

Nesse caso é recomendado, então, que se use o preto em locais de maior socialização, como a sala de estar ou de jantar, enquanto o banheiro, por exemplo, fica por conta de cores mais claras e relaxantes. E no quarto você pode optar em colocar a cor preta nas roupas de cama e nas cortinas, pois o efeito é maravilhoso!

​Preto para chamar a atenção

Apartamento: Quartos  por Spengler Decor
Spengler Decor

Apartamento

Spengler Decor

Use o preto em pontos estratégicos de um quarto que você gostaria que fosse notado, como delineando ao redor da cabeceira e a parede mais trabalhado e sofisticada numa tonalidade clara. Para atingir esse objetivo com perfeição, tenda a usar um preto puro com acabamento de alto brilho nos abajures. 

Apesar de combinar com qualquer cor, o preto deve ser inserido em um cenário neutro – branco, bege ou nude – para criar harmonia no quarto. E, além da segura combinação minimalista do preto com branco, acessórios em um tom mais claro dão um contraste no visual que permite um ambiente confortável.

Preto: parede e detalhe da janela na mesma tonalidade

Se você quer restaurar uma casa ou apenas reformá-la e não quer abrir mão de estruturas e detalhes que já estão desgastados, pintar de preto é uma forma certa para ajudar a esconder imperfeições. Ainda mais porque pintar uma cor escura por cima de uma clara acaba sendo mais fácil, gerando um ótimo resultado.

Quem está usando o preto pela primeira vez deve ir com calma e investir nos detalhes para se acostumar com a novidade. Ao contrário do que muitos pensam, quando usado na proporção certa, o preto alonga o ambiente e oferece maior profundidade. Porém, quando o quarto é compacto, o correto é pintar uma parede pequena para não reduzir o espaço. Mas se ele é maior, fique à vontade para aplicar em mais de uma parede. Abuse do preto em outros detalhes do seu quarto, assim, como na lateral da janela e na cortina. 

Móveis negro

Suíte Master: Quartos  por Atelier Par Deux
Atelier Par Deux

Suíte Master

Atelier Par Deux

Se o seu quarto possui uma arquitetura incrível, molduras brancas já são o suficiente para completar os ambientes. Mas se seu caso for o contrário usar o preto para contornos, linhas e movimentos é o ideal para criar uma ilusão de uma aparência mais interessante e trabalhada.

Na hora de escolher o tipo de decoração é fundamental fazer uma conexão entre os espaços e deixá-los harmoniosos. Não esqueça que no quarto, tons claros devem ser predominantes para não dar a sensação de que o espaço é menor, mas para demonstrar um visual aconchegante aposte na cabeceira e roupa de cama neutras. 

Planejar uma composição usando como elemento principal a cor preta depende apenas de um bom projeto decorativo para dar certo, assim você terá um quarto maravilhoso.

Cama com dossel

Quem disse que só papéis de parede podem ser os elementos gráficos de um interior? O preto pode ser usado a fim de se criar esse visual também. Assim, é interessante apostar no preto em todos os contornos de um ambiente, criando um visual duro que define as formas e as torna mais ousadas.

Bom, conforme você sentir confiança, aumente a dose e explore outras alternativas. O dossel preto é ideal para quem busca dar um toque de charme e personalidade ao quarto. O uso de dossel nas camas é uma ideia antiga que atualmente possuem traços modernos criando um ar romântico que lembram o passado levando beleza aos quartos. Inspire-se!

Preto e branco

Para chamar a atenção dos olhos dos visitantes para uma vista maravilhosa da janela é só usar o preto em suas esquadrias. A única desvantagem disso é perder o aspecto natural da sua textura e estrutura durante a noite, já que o contorno preto irá se misturar com o escuro da vista.

Mas seja cauteloso ao escolher reproduzir isso no seu quarto. Escolha ambientes que durante o dia recebam luz natural. O projeto do quarto foi idealizado por Lia Sakamoto Arquitetura, localizada em São Bernardo do Campo/São Paulo. 

E aí? Gostou do artigo sobre a cor preta para décor? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!