Como decorar uma pequena sala de estar

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Depois de uma semana de agenda apertadíssima, o fim de semana chegou. Você acabou de mudar para um novo apartamento e, apesar de os espaços menores, está com um grande entusiasmo para mostrá-lo aos amigos. Marca então, uma reunião animada com o pessoal para que venham conhecer a nova moradia. Os poucos móveis disponíveis para a mudança já foram espalhados nos pequenos espaços. A configuração da sala de estar não convenceu muito, mas, pelo pouco espaço de tempo até a chegada das visitas, não dará tempo de mexer em muita coisa. Neste segundo você deseja que um manual mágico de decoração para a pequena sala de estar caísse do céu e pudesse dar as melhores acomodações a todos os seus amigos, além, claro, de poder mostrar quais as cores, detalhes e ideias poderiam ficar perfeitas para o seu lar. Como forma de buscar soluções, você acessa o portal homify e aí, então, acontece o encontro com as boas ideias. 

A solução para os grandes desafios de decoração que você procura para ambientes de menor ou maior tamanho, estão aqui, no homify. Sempre buscando alternativas para resolver pequenos problemas decorativos em seu lar, dispomos de um time fantástico de profissionais de arquitetura e decoração espalhados no mundo. E isto, sem dúvidas, poderá solucionar as pequenas dúvidas que ficam nas decisões sobre as melhores alternativas de decoração. 

Por isso, hoje, trouxemos dicas para uma configuração especialmente importante para o seu lar: a sala de estar. É neste local que reunimos nossos amigos e familiares para horas prazerosas de bate papo e diversão, onde a principal preocupação é a de que todos estejam confortáveis pelo tempo em que estiverem juntos. É na sala de estar também que, muitas vezes, aconchegamos um pequeno espaço para que as visitas distantes possam se acomodar de uma forma mais à vontade para longos períodos de visita.

Para que as melhores alternativas em decoração em sua pequena sala de estar, convidamos você a seguir conosco e atentar-se a boas dicas de decoração em pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Temos a certeza de que com estas dicas, a sua sala de estar poderá ser aproveitada da melhor forma, com detalhes que a deixarão ainda mais especial. Por isso, siga conosco e confira as dicas especialmente separadas para deixar o seu lar ainda mais incrível. Temos a certeza de que, no final, você ficará plenamente feliz com as ótimas possibilidades decorativas para o seu lar. Venha conosco e aproveite!

Favoreça-se do branco!

Algumas dicas funcionam perfeitamente para diversos ambientes diferentes. Para locais pequenos, por exemplo, a decoração com o branco sempre funcionará muito bem. Perfeito para dar a sensação de amplitude em pequenos ambientes, a cor branca é a opção perfeita para paredes, teto e até mesmo o piso da sala de estar em tamanho pequeno. Com ela, qualquer outra cor poderá ser utilizada de forma secundária, em pequenos detalhes, dando o toque perfeito à decoração.

Um ótimo exemplo de boa utilização da cor branca está neste projeto do escritório MJ Projetos e Consultoria, de Salvador (BA). Utilizando perfeitamente os conjuntos de móveis no tom branco e trabalhando com cuidado o posicionamento dos móveis, a solução para a sala de estar em pequeno tamanho foi usar e abusar dos tons claros que favorecem a iluminação, dando assim, uma sensação de acolhimento perfeito no agradável projeto. A presença do painel em madeira deu o contraste suave ao espaço, da mesma forma que a pequena mesa de centro foi escolhida para a decoração com pequenos elementos também brancos, dando uma uniformidade perfeita na escolha do branco para o ambiente.

Tapetes felpudos são perfeitos

O acolhimento e conforto são as principais combinações que caracterizam uma sala de estar pequena, mas, perfeitamente agradável. Neste caso, a opção por pequenos detalhes pode fazer muita diferença. Entre estes detalhes, um que funciona muito bem para dar sensação de conforto é o tapete felpudo. Disponível em uma grande variedade de cores e formatos, você certamente encontrará a opção ideal para combinar com os demais componentes de sua sala de estar. 

Na imagem, podemos notar o quanto o tapete funcionou muito bem como complemento decorativo nesta sala de estar pequena em formato de corredor. Utilizando uma cor suave em meio a combinações também suaves de elementos, como o painel branco sobre o papel de parede em tom de madeira e o sofá macio bege, a presença do tapete felpudo fez toda a diferença para dar a sensação perfeita de acolhimento no espaço decorado pelo escritório Mendonça Pinheiro Interiores, de Florianópolis (SC).

A elegância das imitações de couro

Opções em couro sempre são perfeitas quando a intenção é trazer ao ambiente a presença de detalhes elegantes para a decoração do ambiente. É claro que, quando mencionamos a decoração com a presença do couro, direcionamos a escolha para o couro sintético, ou seja, confeccionado a partir de tecidos que imitam a textura do couro, já que, a utilização de couro de animais é um péssimo hábito e traz má impressão para a decoração do lar.

Neste projeto da arquiteta Bruna Figueiredo, de Belo Horizonte (MG), por exemplo, a sala de estar com teto, paredes e piso em tom claro, traz a composição com o longo sofá em formato de L e do conjunto de peças que imitam couro. A ótima soma, além de aparentar um conforto perfeito ao ambiente, trouxe muita personalidade à decoração do espaço.

Detalhes perfeitos

Apartamento decorado Ecco Villagio Canoas: Salas de estar modernas por carolina lisot arquitetura
carolina lisot arquitetura

Apartamento decorado Ecco Villagio Canoas

carolina lisot arquitetura

Uma sala em pequeno tamanho, como esta da imagem, projetada pela arquiteta Carolina Lisot, de Porto Alegre (RS), ficará perfeitamente decorada com a presença de elementos que se destaquem visualmente no espaço. Neste projeto, por exemplo, a presença do tapete listrado trabalha perfeitamente a amplitude do espaço em formato de corredor. O toque criativo com a escolha das almofadas sobre o sofá de tecido em cor clara, funcionou perfeitamente para o contraste entre as paredes e teto na cor branca do espaço.

Diga sim ao ambiente natural

Apto. João: Salas de estar minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. João

RSRG Arquitetos

Flores, plantas ornamentais e outras formas de valorizar a presença do verde sempre funcionam muito bem em pequenos espaços. Para isto, basta posicionar os vasos ou as plantas de forma que melhor fiquem na decoração, lembrando-se sempre da importância em preferir locais bem iluminados para que as plantas estejam sempre saudáveis. Neste projeto de muita cor e personalidade, o escritório RSRG Arquitetos, de São Paulo (SP), optou por cores vibrantes no sofá e tapetes, decorando as paredes da sala integrada com a presença de plantas trepadeiras, que deram um toque perfeitamente natural ao visual do ambiente.

Jogue com os tons

Sempre que possível, escolha tons que somem bons contrastes ao ambiente. Seja no painel da TV, tapetes ou paredes, são as cores que determinarão a melhor composição para oferecer a sensação perfeita à sua sala de estar. Um ótimo exemplo de combinação está neste projeto do escritório Mandril Arquitetura e Interiores, de São Paulo (SP), que optou pela cor azul em tom escuro com a presença do toque amadeirado no painel da TV, o que conferiu uma ótima personalidade à pequena sala de estar.

E você, tem boas dicas para a decoração de uma pequena sala de estar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!