Projecto de interiores de escritórios na Expo (Lisboa)

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Escritórios Expo , Rita Salgueiro Rita Salgueiro Espaços comerciais
Loading admin actions …

Na homify, não lhe damos apenas a conhecer projectos de casas particulares. Hoje, por exemplo, levamo-lo à capital para lhe mostrar o projecto de interiores de um escritório numa das zonas nobres da cidade de Lisboa: a Expo.

Decorar um escritório é, naturalmente, muito diferente de decorar uma casa. É importante considerar todos os detalhes que promovam a produtividade, que façam os funcionários sentir-se confortáveis e que agradem aos clientes. Uma empresa com um espaço físico desleixado tem, na verdade, muito a perder.

O projecto que nos preparamos para conhecer é da autoria do atelier Rita Salgueiro – Full Ideias. O atelier presta um serviço completo de consultoria, tendo experiência adquirida nas áreas do urbanismo, da arquitectura, da reabilitação e do design de interiores, nas diferentes vertentes de habitação e espaços públicos e empresariais.

Sem mais delongas, passamos às imagens.

1. Antes: um espaço em bruto, mas com muito potencial

Iniciamos o nosso livro de ideias com uma imagem do espaço, antes de ser intervencionado. Desta forma, será mais fácil perceber a actuação dos profissionais. A área estava em bruto. Não tinha revestimentos, tampouco mobiliário e objectos de decoração. No entanto, era ampla e o potencial evidente. As inúmeras janelas possibilitavam a entrada de luz natural que é, desde logo, um ponto importante.

Vamos ver como ficou.

2. Entrada

O espaço, com 100 m², integra escritórios e uma sala de estar privada para o CEO. O projecto, executado em parceria com a arquitecta Andreia O'Connor Shirley, foi desenvolvido para um cliente com cinco nacionalidades e uma forte influência religiosa.

A entrada está muito bem organizada. Do lado direito, vemos o balcão de atendimento e, do lado esquerdo, as entradas para os diferentes departamentos da empresa: showroom, marketing, comunicação, e assim por diante. Os departamentos estão devidamente identificados, o que passa uma imagem de ordem e de brio.

O estilo industrial define o espaço, onde sobressaem materiais cuja crueza é mitigada pela sensação calorosa, conferida pela madeira e pelos pontos de luz.

3. Zona de espera

Ainda na entrada, existe uma sala de espera onde os pormenores de decoração não foram descurados. A confortável cadeira aparece acompanhada por uma mesa de apoio e uma jarra com flores frescas que revelam atenção ao detalhe. Há, ainda, uma mesa alta, tipo bar, ladeada por dois bancos com pés metálicos.

No chão, colocou-se um tapete de relva sintética, uma escolha que parece inusitada, mas que está relacionada com a área em que a empresa opera: o futebol. Um bom projecto de decoração tem que contar uma história e dar-nos conta da identidade, função e utilização do espaço. Com o tapete de relva, os profissionais alcançaram esse propósito.

4. Organização

Num escritório, não podem faltar boas áreas de arrumação, sob pena de se instalar o caos. Uma das paredes da zona de entrada foi totalmente aproveitada para o efeito. Os nichos podem servir, por exemplo, para se colocarem livros e revistas para os clientes ou parceiros folhearem, enquanto aguardam.

5. Escritórios

Na imagem, vemos um dos escritórios da empresa. O espaço desenha-se em linhas modernas e assenta numa paleta cromática neutra, na qual o branco e o cinza claro são protagonistas. As cadeiras têm um formato ergonómico e extremamente sofisticado. A parede com nichos permitiu a colocação de alguns objectos de decoração misturados com outros, associados ao futebol.

6. Sala de reuniões

A sala de reuniões segue a linha decorativa do escritório. O branco volta a ser a cor preponderante. É, no entanto, o candeeiro de tecto, sob a mesa rectangular, que funciona como ponto focal no ambiente e como peça statement. Os posters e a planta trazem cor à decoração e a carpete garante o conforto térmico e acústico da sala.

7. A sala do CEO

Terminamos com a sala privada do CEO que, à semelhança do que acontece noutras empresas, cumpre várias funções em simultâneo. É um ambiente de trabalho e, por vezes, também de lazer e de celebração, é onde se tratam dos assuntos mais privados, onde se tomam decisões e onde se fazem as reuniões de negócios mais intimistas e importantes.

Como é o caso neste projecto, o espaço deve reflectir os seus diferentes usos através da criação de zonas com finalidades distintas. A sala do CEO acomoda sofás elegantes de linhas clean, que surgem complementados por poltronas e otomanas. O conjunto está orientado para uma grande televisão embutida.

Não foi esquecida uma bandeja com bebidas e máquina de café, para oferecer aos clientes e a quem quer que visite o espaço.

A sala tem vários elementos personalizados, como a skyline sobre o sofá e a fotografia da icónica Mesquita Azul, em Istambul no recanto dedicado ao minigolfe. A emoldurar os panos envidraçados estão duas estantes embutidas, com nichos de fundo cinza, que funcionam como expositor para livros e objectos de decoração e de colecção. Como tratamento para as janelas, optou-se por estores de rolo modernos e práticos.

É, sem dúvida, um espaço com uma identidade forte, tanto a nível empresarial como pessoal.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista