Truques para aprender qualquer idioma em casa!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Saber falar mais de um idioma é importante para quebrar barreiras culturais e, principalmente, para valorizar os seu currículo. Mas, se você não tem facilidade de compreensão e não se adapta a nenhum método de ensino, a melhor opção é tentar estudar sozinho no seu doce lar. Você pode sentir muitas dificuldades no começo, mas isso não é motivo para desistência, você precisa tentar e nunca desistir. E uma dica é você ter alguns elementos e etiquetas em cada ambiente da sua casa para memorizar as palavras.

Se você está procurando um jeito de aprender melhor – e mais rapidamente, outras línguas, há alguns truques que podem ajudar. Fazer um curso em uma escola de idiomas, ou mesmo online, é sempre uma boa opção. Mas se você não tem muito tempo ou precisa de algo mais acessível e barato, sempre há maneiras de resolver. Um exemplo, você pode comprar itens decorativos para sua casa em outro idioma, colocar um quadro negro na parede da cozinha, entre outras coisas.  

Uma das dicas mais importantes que vamos dar ao longo deste artigo é: mergulhe de cabeça no idioma que você quer aprender. É fundamental absorver a língua o tempo todo que for possível para que ela fique cada vez mais “natural” para você. Por isso, ouça músicas no idioma e tente distinguir as palavras cantadas, com a tradução da letra em mãos. Assista a filmes e seriados, com ou sem legenda, também fazendo o mesmo exercício: atenção a cada palavra – e sua correspondente em português – e construção da frase. É uma excelente maneira de treinar a compreensão de texto, sua habilidade de ouvir e de pronunciar.

Respire o novo idioma em todos os cantos

Casa ReFit: Cozinhas rústicas por Ferraro Habitat

Isto é o aspecto mais importante que você precisa saber antes de começar a aprender um idioma. Todo mundo aprende de um modo diferente, principalmente ao aprender uma nova língua. Você terá que descobrir se aprende melhor usando a repetição, escrevendo, ou ouvindo um nativo falar. Descubra se você tem memória visual, auditiva ou sinestésica. E ter uma lousa na sua cozinha ou em qualquer outro ambiente ajudará você no processo de aprendizado. 

Segue uma dica para descobrir qual tipo você tem: Escolha duas palavras do seu idioma e leia algumas vezes. Se você conseguir lembrar as palavras no dia seguinte, você provavelmente tem uma memória visual. Se não lembrou, peça a alguém para ler as palavras em voz alta várias vezes, sem que você as leia. Se você conseguir lembrar as palavras no dia seguinte, você tem uma memória auditiva. Se isso não funcionar, leia e escreva as duas palavras, fale em voz alta, escute alguém falando estas palavras em voz alta, associe memórias e sentimentos com estas palavras. Se você conseguir lembrar no dia seguinte, você tem uma memória sinestésica.

Monte uma programação regular de estudo

Banheiro  por Zinniadeco
Zinniadeco

Caja de madera Bathroom Patinada

Zinniadeco

Aprender um idioma novo não é tarefa das mais fáceis, então é fundamental ficar em contato regular com a língua. Marque, todos os dias, um período de estudo, mesmo que seja pouco tempo: 15 minutos, meia hora, uma hora. Vale de tudo: se você fizer aulas em uma escola de idiomas, considere treinar também nos outros dias. Se estudar por conta própria, intensifique a prática escrevendo tudo no idioma em sua casa, assim como no exemplo da foto. 

Se você já aprendeu outro idioma, lembre-se de como aprendeu, experimente e descubra o que funcionou melhor para você. O que ajudou você a aprender? O que atrapalhou? Quando você descobrir estes detalhes, estará pronto para começar a aprender o idioma que desejar ou que precisa.

Assista filmes e seriados

Assim como recomendamos com músicas, filmes e seriados, ler textos ou livros inteiros no idioma desejado não pode ficar de fora. Dá para começar com textos curtos, retirados de sites, por exemplo, e depois passar para livros mais curtos até os mais volumosos. A vantagem desta tática é que o texto já está todo ali, e você pode ver como se escreve cada palavra ou anotá-la, caso não tenha entendido, para procurar depois no dicionário. E assista tudo novamente, mas sem o uso a legenda!

Escreva na parede

Escritórios  por IK-architects
IK-architects

KEFIR HOME

IK-architects

Memorize 15 palavras e frases por dia. Depois de uns dias, você terá memorizado cerca de 60% do idioma. Comece pelas palavras mais usadas. A memorização é metade do caminho e há muitas formar de memorizar. Você pode praticar escrevendo cada palavra 10 vezes, para se acostumar a usá-las.

Experimente usar estas palavras em várias frases. Isto ajudará a praticar as palavras e lembrar-se delas quando precisar. Não se esqueça de continuar praticando estas palavras, mesmo enquanto estiver memorizando outras. É fácil de esquecer sem a prática constante.

Leia textos

Leia textos no idioma desejado. Comece com livros mais simples ou revistas. Conforme você evolui no aprendizado, leia livros cada vez mais difíceis. Desafie-se: leia sem a ajuda de um dicionário e tente descobrir os significados. Os livros infantis são ótimos para começar, pois eles foram feitos para ensinar crianças a lerem e entenderem o idioma. Como você está começando, é melhor começar com um livro fácil.

Encontre livros que você gostou na sua língua materna e leia-os no idioma que você quer aprender. O fato de você ter lido o livro ajudará a fazer a relação entre as palavras dos dois idiomas e prenderá sua atenção ao livro. O projeto da foto foi idealizado por Carla Almeida, localizada em Passo Fundo.

Pratique!

Pratique. Não hesite em falar o idioma em público e com nativos. Isto lhe ajudará a dominar o idioma. Além disso, não fique com vergonha de pedir que outras pessoas corrijam você no caso de pronunciar alguma palavra da forma errada. Ninguém sabe tudo – esteja aberto a críticas construtivas. Teste o seu conhecimento em todos os eventos sociais. Como mencionamos, assista filmes e programas de televisão. Exemplo: se você gosta de futebol e estiver aprendendo inglês, assista jogos nesse idioma para estimular sua memória. Reaja ao jogo e construa frases no idioma escolhido. Esforce-se para pensar no idioma que estiver aprendendo e decore a parede do seu quarto de uma forma divertida. 

Informações de aprendizado: wikihow

E aí?! Pronto para aprender um novo idioma? Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!