8 elementos para deixar o ambiente mais estiloso

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Ás vezes, a gente olha para algum ambiente da casa e acha que alguma coisa está faltando. Alguma coisa que dê personalidade ao espaço. A solução para isso pode muitas vezes ser um objeto ou outro elemento decorativo que torna o ambiente mais estiloso.

As possibilidades vão desde papel de parede ou uma cor diferente até telas modernas, gravuras, estatuetas ou cerâmicas. Plantas sempre são um meio de conferir mais vida a qualquer lugar da casa e, no quarto de dormir, uma bela luminária ao lado da cama traz aconchego e brilho.

Então, que tal sair à caça de alguns objetos especiais nas lojas de móveis,  nos antiquários  e outros estabelecimentos e levar para casa peças que proporcionem aos ambientes uma atmosfera especial, às vezes exótica, às vezes ousada, às vezes vibrante, às vezes sofisticada?

Nessa sequência de imagens, apresentamos alguns elementos decorativos que transformam os espaços em lugares com personalidade e estilo. Inspire-se nas nossas propostas e tenha uma casa charmosa e muito especial! 

Papel de parede ou pintura

Uma forma interessante de transformar a sua sala de estar, por exemplo, é ter uma única parede coberta por papel decorado, que dá uma textura diferente ao ambiente. Leve em conta o estilo da sala e escolha cores que façam uma boa composição com seus móveis e objetos decorativos. Outra possibilidade é pintar em uma cor diferente ou vibrante uma única parede da sala, de modo que ela seja o ponto focal e, ao mesmo tempo, não seja excessiva. Mais uma sugestão: uma pintura mural em toda uma parede com desenhos geométricos ou figuras como mandalas pode criar um ambiente moderno ou exótico. Mas lembre-se: nunca aplique esses elementos em todas as paredes, pois ficaria carregado e até opressivo. Seja comedido e procure o equilíbrio, de modo a não errar a mão.

Tapete com design estiloso

Um tapete com design estiloso pode mudar toda a cara da sua sala, como o tapete colorido e com formas geométricas do projeto de Isadora Cabral Arquitetura. No caso desse projeto, o tapete complementa vibrantemente a decoração moderna e colorida da sala de estar. Outros ambientes podem pedir tapetes em preto e branco e desenhos geométricos, que dão um toque modernista e sofisticado. As opções são as mais variadas: basta procurar nas lojas especializadas. Também pode-se escolher tapetes com fibras naturais com desenhos delicados e quase rústicos, se você tem uma sala nesse estilo, embora esses tapetes podem decorar muito bem ambientes em estilos diferentes. Outros tapetes que podem criar um efeito simpático e artístico são aqueles que se inspiram nas marcas registradas de artistas famosos, como as figuras de Mirò ou as bandeirinhas de Volpi.

Estatuetas

Um objeto que pode dar um ar especial à sua sala de estar, sala de jantar ou quarto é uma estatueta. Elas podem ser exóticas, como estatuetas de mestres e deuses indianos e chineses, ou figuras de arte popular, com suas cores, ingenuidade e simpatia. Essas estatuetas podem ser em pedra, cerâmica ou metal, dependendo do estilo artístico. Estatuetas modernas e abstratas também dão um efeito sofisticado no aparador ou na mesa de centro. Outras alternativas são estatuetas que reproduzem figuras ou obras da cultura pop, perfeitas para um ambiente mais descolado e moderno. Há quem goste de fazer coleções de figuras humanas ou animais e essas estatuetas podem enfeitar um aparador ou estante, com muita graça e bom-humor.

Composição de quadros

detalhe da parede com quadros: Salas de estar modernas por acr arquitetura
acr arquitetura

detalhe da parede com quadros

acr arquitetura

Uma bela maneira de dar um toque especial na sua sala de estar ou então naquele corredor pelado é fazer uma composição de quadros. Podem ser pinturas, gravuras, pôsteres ou fotografias: cada um desses objetos tem o dom de dar personalidade à casa. No caso de pinturas, escolha telas que se harmonizem entre si, de preferência em um mesmo estilo, também compatível com o estilo da sua sala. É claro que você pode ousar e misturar estilos, mas isso demanda grande sensibilidade artística. Se puder, peça ajuda a um amigo artista. Já as gravuras, litogravuras e litografias podem ser agrupadas em tamanhos diversos, sempre com um olho na harmonia da composição. Pôsteres geralmente são mais modernos e têm relação com a cultura pop. Só não exagere nos cartazes de filmes ou de peças teatrais, procure misturar obras gráficas diferentes. Por fim, as fotografias podem ser de arte, o que imprime um toque sofisticado ao ambiente, ou de família, que têm um objetivo mais afetivo e intimista. As fotografias de família em preto e branco têm mais sofisticação, graças ao seu ar atemporal.

Composição de quadros e objetos

Nessa sala de estar, uma das paredes recebeu uma composição simétrica de quadros e objetos. As duas telas modernas se destacam em um ambiente onde cada lado da parede exibe vasos, quadros menores, vasos de flores em pedestais e cadeiras clássicas. No centro, uma mesa coberta de objetos decorativos e abajures de cúpula preta de cada lado. O resultado é uma mistura de estilos que se complementam e tornam o espaço vibrante e até mesmo impressionante. Você não precisa carregar tanto na decoração, mas pode criar uma parede com quadros e objetos mais clean, mas com o mesmo objetivo de reunir em um único lugar elementos que dialogam entre si e resultam em uma composição original.

Cerâmicas e porcelanas

Apartamento: Cozinhas modernas por Spengler Decor
Spengler Decor

Apartamento

Spengler Decor

Cerâmicas e porcelanas sempre dão um ar elegante, artístico ou mesmo rústico ao ambiente. Porcelanas pretas na mesa dessa sala de jantar, por exemplo, se harmonizam com as luminárias pendentes e com o tecido decorado em preto e branco da cadeira na ponta da mesa. Vasos de porcelana modernos ou clássicos, como os chineses, enfeitam com graça um belo aparador ou mesa lateral na sala de estar. Já as cerâmicas podem ser artísticas, produzidas com exclusividade por ceramistas, ou rústicas, feitas de argila por artesãos populares. Escolha aquelas que combinam mais com o estilo da sua sala de estar ou cozinha. Qualquer que seja a escolha, elas trazem personalidade para a sua casa. 

Luminária ao lado da cama

Uma coisa que não pode faltar no seu quarto é a luminária ao lado da cama. Ou duas, uma de cada lado da cama de casal. Além de ser útil para ler antes de dormir, a luminária deixa o ambiente mais suave e sereno, dando um ar aconchegante e acolhedor para o quarto. Existem vários modelos de luminária que você pode utilizar, desde o clássico abajur até a luminária de mesa ajustável, como esta da imagem acima. Você também pode encontrar modelos com design arrojado e original que vão dar um toque diferente e único ao espaço.

Plantas suspensas no teto

Uma área como uma varanda ou terraço ou até mesmo o banheiro pode ganhar vida com plantas suspensas no teto. As mais comuns são as samambaias, mas existem outros tipos de planta que crescem para baixo e preenchem um canto com verde. Procure a opinião de um jardineiro, florista ou paisagista para descobrir as plantas que mais se adequam ao espaço que você quer enfeitar. Plantas exóticas como suculentas e cactos também podem proporcionar um ambiente diferente e original. Para outras dicas sobre plantas para a casa, leia este artigo.

Que objeto traz personalidade a uma casa ou ambiente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!