Decoração com cobre é linda e está na moda!

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Decoração com cobre é linda e está na moda!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
  por Deknudt Mirrors
Loading admin actions …

Apesar da sua beleza ímpar e da sua antiguidade, o cobre nunca foi muito utilizado na decoração dos tempos modernos. Por isso mesmo, este metal  avermelhado de alta condutividade elétrica e térmica, que passou praticamente longe dos projetos decorativos durante séculos, agora está ganhando um novo status: atualmente, ele é símbolo de originalidade e modernidade, tornando-se uma alternativa ao ouro e à prata..

Mas o cobre tem uma longa história com a humanidade: ele foi provavelmente o primeiro metal minerado e trabalhado pelos seres humanos. A sua descoberta se deu por volta de 9.000 a.C. no Oriente Médio, 5.000 antes dos primeiros indícios de utilização do ouro. Ele é tão antigo e já foi tão importante que nomeou duas eras: a do Cobre e a do Bronze. Isso porque os egípcios descobriram que a adição de pequenas quantidades de estanho facilitava a fusão do cobre, o que os levou a obter o bronze. Ao perceberem a durabilidade do cobre, esse povo representou o metal como Ankh, o símbolo da vida eterna.

A incrível durabilidade do cobre pode ser atestada pela descoberta de moedas, armas e utensílios domésticos, entre outros objetos, na Suméria e no Egito, datando de 3.000 a.C., e na Anatólia, com data de 6.000 a. C. Na China, ele é conhecido pelo menos desde 2.000 anos antes da nossa era, tendo essa região se tornado 800 anos mais tarde um lugar de fabricação de bronze de excelente qualidade, incomparável com o do Ocidente. Essa resistência do cobre pode ser confirmada recentemente, quando um homem de 5.300 anos foi achado no gelo na Itália em 1991, acompanhado de um machado em bronze com pureza de 99,7% que ele provavelmente fabricou.

Assim, com um histórico desses, o cobre merece o renascimento que ele está tendo agora, em especial na decoração de interiores. Ele tem sido usado fortemente em luminárias, mas é possível encontrar panelas e utensílios de cozinha, cubas de pias, torneiras, tubos, canos, mobiliário, camas e cabeceiras de camas, placas para revestimento de paredes, molduras de espelhos, portas, banheiras, pernas para mesas e cadeiras, frisos, apliques, maçanetas, puxadores, esculturas e toda uma infinidade de objetos. O cobre, que tem uma afinidade com o brilho do fogo e passa a sensação de aconchego, ainda se apresenta em duas formas: polido, que é mais indicado aos estilos modernos, e opaco, perfeito para os estilos mais rústicos. 

Conheça mais sobre objetos decorativos feitos em cobre e faça a sua casa brilhar de maneira única e original!

Cobre na sala de jantar

A sala de jantar ou a cozinha pode ganhar modernidade ou rusticidade com o cobre, dependendo de qual tipo você vai escolher, o polido ou o opaco, respectivamente. Uma forma linda de fazer isso é usar cobre nas luminárias pendentes sobre a mesa de refeições, como as da imagem acima. Essas luminárias combinam perfeitamente com outros materiais naturais, como a madeira e o vidro, que também estão presentes nesta sala de jantar. Luminárias em cobre, aliás, fazem muito sucesso na decoração de salas de jantar, salas de estar ou cozinhas, pois acrescentam um toque vibrante mas delicado aos ambientes. Os modelos dessas luminárias também são os mais variados, portanto sempre haverá um que caia feito uma luva no espaço que você quer decorar. A imagem é de Henrique Queiroga.

Cobre na sala de estar ou jantar

A criatividade despertada pelo cobre mostra toda a sua grandeza nas portas de correr das salas de estar e jantar do projeto de Denise Barretto Arquitetura. As portas que separam esses dois ambientes são feitas com a mistura original e sofisticada da madeira, do cristal e do cobre. O efeito em qualquer um dos cômodos é de elegância com um toque de vitalidade. Lembre-se de que é possível usar cobre nos pequenos detalhes das salas como maçanetas, puxadores, frisos, apliques em móveis, estrutura de mesas e cadeiras, pés de sofás e poltronas, esculturas, esculturas de parede, pequenos objetos decorativos, pés de abajures, bandejas, tigelas, pratos, pratos decorativos, ornamentos, varões de cortina e toda uma infinidade de objetos. Mas, é claro, o cobre é um metal bastante chamativo, portanto seja comedido no seu uso nos ambientes. Assim, o metal vai ter o destaque que merece e você, o toque aconchegante que espera!

Cobre no corredor

apto cobre/blue: Salas de jantar  por Casa100 Arquitetura
Casa100 Arquitetura

apto cobre/blue

Casa100 Arquitetura

Este studio recebeu brilho e cor com a instalação de uma divisória em tubos de cobre na passagem que dá acesso à escada que leva ao quarto no mezanino. Simples e elegante, a divisória traz também modernidade, assim como as luminárias pendentes sobre a mesa que demarca a área de refeições junto à cozinha americana, que se apresenta em azul. A combinação das duas cores, cobre e azul, é muito original e se destaca pelo equilíbrio do toque frio e sereno do azul e o quente e caloroso do cobre. A divisória em tubos de cobre, por sua vez, imprime no ambiente um pouco do estilo industrial, já que esses tubos são geralmente utilizados em instalações hidráulicas. A imagem é de Quadra 2 Fotografia.

Cobre na cozinha

A cozinha rústica, em que predomina o uso da madeira maciça tanto nos móveis quanto na estrutura, como o forro, ganha charme inegável com a exibição de panelas, frigideiras e outros utensílios sobre a bancada central com cooktop. A lista de itens de cozinha que podem ser feitos em cobre é extensa, como, por exemplo, coifas, torneiras, cubas, jarras, tachos, panelas, frigideiras, conchas, escumadeiras, talheres, travessas, baldes, puxadores, maçanetas, pequenos eletrodomésticos e muito mais. Novamente, não exagere na aplicação do cobre no ambiente para que o metal possa realmente se fazer notar de maneira discreta. 

Cobre no banheiro

E não é a coisa mais linda esta banheira em cobre em um ambiente rústico? A combinação de metal prateado com o metal avermelhado dá a banheira um lugar de destaque no banheiro marcado pela rusticidade do tijolo à vista e do piso em madeira.Quem prefere decorar o banheiro com mais discrição pode usar o cobre apenas na cuba e na torneira da bancada da pia. A cuba em questão pode ser até mesmo um tacho de cozinha em cobre, o que reforça ainda mais o estilo rústico do banheiro.

Cobre no jardim

Jardins  por Space Alchemy Ltd
Space Alchemy Ltd

Terrace with decorative copper panels containing lighting and architectural planting.

Space Alchemy Ltd

Você acredita que o cobre pode ser utilizado até no jardim e outras áreas externas? Na imagem acima, o jardim apresenta três painéis em cobre com projeto de iluminação especialmente pensado para destacar as plantas ornamentais em torno da área de convívio. Repare que o cobre usado aqui é o opaco, mais rústico, que proporciona um toque diferente do polido. Resistentes às intempéries, os painéis de cobre vão ganhando marcas e manchas que os tornam integrados à natureza circundante. 

Quer mais? Lá vai: cobre no mobiliário,…

Muitas peças de mobiliário podem ganhar detalhes em cobre. Este é o caso dessa cômoda papeleira, que tem escaninhos totalmente feitos nesse metal, tornando o móvel exuberante. Também os puxadores dessa cômoda branca em estilo clássico são em cobre, mas o conjunto é muito delicado e único. Outros móveis que podem ser confeccionados em cobre são as camas, as cabeceiras de camas, os pés de sofás, poltronas, cadeiras e mesas, as bancadas de cozinhas abertas para a sala de jantar ou estar, as bancadas dos gabinetes de banheiros, os tampos de mesas laterais ou de centro, entre outros.

… cobre no suporte do coador de café… .

Cozinha  por COPPER COFFEE
COPPER COFFEE

COPPER COFFEE – Dripper – Pour Over Coffee Stand, Drip Coffee Stand

COPPER COFFEE

Veja só, o suporte para coador de café todo em cobre, charmosíssimo!

… cobre na cuba da pia…

Linda e sofisticada, essa cuba de banheiro marca presença! Como já foi dito antes, outros gostam de usar um tacho de cozinha em cobre na bancada do banheiro, aumentando a rusticidade do ambiente.

… . cobre na luminária de parede…

Luminária cobre: Sala de estar  por Casa 2 Arquitetos
Casa 2 Arquitetos

Luminária cobre

Casa 2 Arquitetos

Com um ar moderníssimo, essa luminária de parede em cobre vai muito bem em um ambiente em estilo contemporâneo, minimalista ou industrial.

… . cobre na luminária de piso…

Salas de estar  por rigby & mac
rigby & mac

Copper Collection

rigby & mac

Moderna e brilhante, esta luminária de pé, no entanto, pode ficar maravilhosa em um ambiente mais clássico e romântico!

… e cobre na moldura do espelho!

Sala de estar  por Deknudt Mirrors
Deknudt Mirrors

GROOVE COPPER

Deknudt Mirrors

Mas linda mesmo é a moldura desse espelho que contrasta com o negro da parede! O curioso que a relação do cobre com o espelho não data de hoje e tem uma origem mítica, intrigantemente ligada à figura da mulher. Conta a História que Chipre, a meio caminho entre Grécia e Egito, foi por muito tempo o país do cobre por excelência, ao ponto de os romanos chamarem o metal de aes cyprium ou simplesmente cyprium cuprum, de onde provém o nome do metal. Nessa região, o cobre foi representado com o mesmo signo de Vênus (a Afrodite grega), pois Chipre estava consagrada à deusa da beleza e os espelhos eram fabricados com este metal. O símbolo (♀), espelho de Vênus da mitologia e da alquimia, modificação do egípcio Ankh, foi posteriormente adotado pelo botânico, zoólogo e médico sueco Carl von Linné para simbolizar o gênero feminino. Assim, mulheres de todos os gêneros, vocês precisam ter um espelho com moldura em cobre! Já para dicas sobre gesso na decoração, leiam este artigo.

Que itens da decoração da sua casa você teria em cobre?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!