6 banheiros pequenos incríveis para se inspirar!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Decorar um banheiro pequeno é um grande desafio. Com a necessidade de aplicar as melhores combinações quanto a cor e objetos decorativos que valorizem o espaço, é preciso ter o cuidado para que cada peça seja bem escolhida, evitando a poluição visual que poderá trazer incômodos ao ambiente.

O banheiro é, em geral, o lugar de maior relaxamento no lar. É lá que vamos ao acordar, seja para lavar bem o rosto ou tomar um bom banho gelado para despertar melhor. Assim, como é lá também que relaxamos após um longo dia de trabalho ou atividades cotidianas. Portanto, ter no banheiro um ambiente agradável é fundamental para que a sua rotina seja melhor e mais saudável. 

Um dos principais desafios do banheiro é a decoração está na escolha de pequenos elementos que irão compor o espaço. É preciso estar atento para a escolha de elementos que, além de decorar esteticamente, ofereçam uma boa soma quanto aos demais elementos que, obrigatoriamente, devem estar presentes no pequeno cômodo, como o vaso, pia e local para banho. Desta maneira também devem ser pensadas as cores que irão decorar o banheiro. Embora o espaço seja o ideal para a aplicação da cor branca, já que esta funciona como uma forma de dar mais amplitude e iluminação a pequenos ambientes, é sempre interessante pensar em alternativas criativas que quebrem a sensação de monotonia. Afinal, a importância deste cômodo está muito além da obrigatoriedade estrutural de tê-lo no lar. 

Para que estas e outras dicas possam ser aproveitadas da melhor forma na decoração do seu banheiro em tamanho pequeno, convidamos você a seguir conosco por algumas ótimas dicas que podem fazer toda a diferença no seu espaço. Dicas, estas, que podem trabalhar de formas muito interessantes, sempre valorizando cada pequeno detalhe deste ambiente. Por isso, atente-se às imagens abaixo e fique totalmente à vontade para utilizá-las como ponto de inspiração para o seu lar. Aproveite!

1. Pequeno e infinito

A criatividade é uma ferramenta que sempre pode oferecer soluções incríveis, ao ser aliada com as ótimas experiências de bons profissionais. Quando o assunto é o desafio de decorar um pequeno banheiro, então esta soma poderá trazer resultados ainda mais extraordinários. Um exemplo gracioso e muito inteligente está neste projeto do escritório Piratininga Arquitetura Associados, de São Paulo (SP), que utilizou perfeitamente os reflexos do espaço para dar uma sensação perfeita de amplitude no pequeno espaço. As paredes no tom alaranjado, refletem com profundidade a excelente iluminação do espaço, assim como o espelho atrás da pia foi instalado para reforçar o incrível efeito visual de profundidade reforçado pelas linhas em paralelo no teto. O toque branco na presença da pia oferece o contraste perfeito ao ambiente. O resultado final do projeto foi uma verdade fonte de inspiração. 

2. O toque especial

Como dissemos no início deste artigo, os detalhes em um pequeno ambiente fazem muita diferença. Seja com o toque de pequenas peças ou a presença de elementos que trazem mais vida ao espaço, aproveitar as possibilidades de embelezar o ambiente com pequenas ideias, é sempre essencial, especialmente pelo custo baixo com o qual isto poderá ser feito. 

Neste ótimo projeto da arquiteta Deborah Basso, de Santo André, por exemplo, o toque especial do tapete vibrante na cor laranja transformou completamente o ambiente, do pequeno banheiro decorado com pastilhas e cores em tons neutros. Para esta escolha, é preciso lembrar sempre do cuidado especial com a umidade no tapete, já que o mesmo pode ser fonte de proliferação de fungos. Por isto, uma ótima dica é a escolha por peças que sejam de material impermeável e de fácil secagem.

3. Contraste perfeito

 A presença do branco sempre faz toda a diferença em ambientes pequenos. Isto porque a escolha deste tom possibilita a sensação de amplitude nos locais onde está presente. Além disto, o tom branco é perfeito para valorizar a presença da iluminação no ambiente e trazer a sensação de limpeza. Com esta escolha, uma forma perfeita de trabalhar o contraste no ambiente é utilizando a cor preta como contraste no espaço – contraste este, que sempre trabalha de maneira atemporal e elegância, onde quer que tenha sido empregado.

Na imagem, por exemplo, o projeto do escritório Pura! Arquitetura, de Porto Alegre (RS), traz a composição do preto e branco na utilização de peças que decoram o banheiro pequeno de maneira perfeita com a presença dos pequenos quadros nas paredes, além da pia ser também na cor preta.

4. Vibração sim!

É claro que a presença do branco sempre trabalha de maneira perfeita no ambiente, mas, nem por isso devemos abrir mão de cores vibrantes nos banheiros – mesmo que sejam pequenos. Esta escolha, quando feita de maneira equilibrada, pode trazer ótimas sensações ao ambiente. 

Como exemplo, está este projeto da arquiteta Lina Eleutério, de Fortaleza (CE), que optou pela aplicação de cerâmicas em tom de verde abacate na parede da área de lavabo, contrastando perfeitamente com a escolha da cor branca dos conjuntos entre pia e vaso. A escolha do grande espelho de moldura em madeira trouxe o toque de elegância e rusticidade ao espaço.

5. Pastilhas são mágicas

Apartamento Bom Retiro - 100m²: Banheiros minimalistas por Raphael Civille Arquitetura
Raphael Civille Arquitetura

Apartamento Bom Retiro – 100m²

Raphael Civille Arquitetura

Acabamento muito comum nos banheiros, as pastilhas oferecem beleza, praticidade e variedade para suas composições. Em diferentes tamanhos, as pastilhas podem conferir um cenário perfeito ao banheiro, com a vantagem de serem encontradas a um custo baixo e de fácil aplicação. A personalização é outra vantagem que merece ser destacada com esta escolha para que o banheiro, ainda que pequeno, esteja perfeitamente decorado conforme as suas preferências. 

Neste projeto do escritório Arquilab, de São Paulo (SP), a composição com pastilhas foi a escolha para embelezar tanto a parede quanto para dividir o piso do espaço. Contando com variações de azul e a presença elegante do verde, o projeto final proporcionou uma transformação incrível ao banheiro em tamanho pequeno.

6. Praticidade com nichos

Um dos objetos mais práticos e funcionais para a decoração, são os nichos. Encontrados em diversos tamanhos e perfeitos para oferecem mais espaços a pequenos ambientes, a opção por nichos cai como uma luva para a composição do banheiro em tamanho pequeno.

Neste projeto da decoradora de interiores, Macy Ricciardi, de São Bernardo do Campo (SP), os nichos em tom neutro ficaram perfeitamente combinados com a bela parede de pastilhas em tons verdes. A escolha de objetos coloridos sobre a pia deu o toque de vibração perfeito ao ambiente.

Qual destes projetos teve a melhor ideia?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!