Como deixar a casa moderna com design japonês?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Uma palavra resume tudo: zen. Sim, a simplicidade pacífica rodeia os projetos modestos e modernos da cultura japonesa. Milhares de anos mergulhados na tradição influenciaram a arquitetura e o design de interiores vindo do Japão, resultando em um design de interiores sereno e muito moderno.

Como estes tempos instáveis e estressantes tornam cada vez mais difícil ter uma vida tranquila e relaxante, uma das poucas opções é criar um refúgio de paz no conforto da nossa própria casa. Esta é a razão principal pela qual os princípios orientais aplicados no design de interiores têm aumentado sua popularidade atualmente. O design de interiores moderno japonês reflete equilíbrio, harmonia e relaxamento.

Embora o design moderno japonês não seja um estilo que vem com um livro de regras estritas, é frequentemente associado com o minimalismo, simplicidade e pureza nas linhas. Antes de mais nada, é uma forma de organizar a sua casa, criando uma atmosfera que compensa o estresse e problemas de sua rotina diária. 

Deixe sua casa moderna e pacífica seguindo nossas dicas e ideias para ter um design japonês. Confira para se inspirar!

Doma

Terraços  por Daifuku Designs
Daifuku Designs

Japón en BCN – La terraza; creación de un jardín japones

Daifuku Designs

Ter uma varanda, doma ou janela grande vai ajudar a trazer o exterior da sua casa para dentro. Um toque de verde, natureza e ar puro só têm acrescentar coisas boas na sua residência. Além disso, o frescor da área externa pode proporcionar um toque ainda mais oriental para o seu lar. Ter uma doma com um jardim japonês ou plantas típicas, como bambo, vai deixar o modelo de décor da sua casa impecável!

Tenha bonsais

Varanda, alpendre e terraço  por TEKNIA ESTUDIO
TEKNIA ESTUDIO

Verde y relax…

TEKNIA ESTUDIO

Para aqueles que trabalham o dia inteiro ou amam a natureza, ter réplicas miniaturas de árvores em casa é a melhor das opções! Os bonsais podem oferecer este privilégio, deixando sua rotina mais calma e cheia de harmonia. As plantas podem oferecer um efeito calmante através de seus tons de verde e por fornecerem um toque leve de oxigénio. No entanto, evitar flores que precisem de manutenção especial ou que possam emanar aromas fortes é uma boa ideia. Bonsais de árvores ou pequenas plantas suspensas na parede, por exemplo, são muitas vezes uma boa escolha e aparecem com frequência na decoração zen. Nesta sala ao lado projetada pelo estúdio Teknia, os bonsais aparecem em um mini jardim japonês.

Luminária de papel

Casa  por Navarro valera cortinas y hogar
Navarro valera cortinas y hogar

LIMPIEZA DE ESTORES ENROLLABLES, LAMAS VERTICALES, PANEL JAPONES. ETC…

Navarro valera cortinas y hogar

Para uma sala de estar totalmente relaxante, você pode substituir as lâmpadas fluorescentes pelas tradicionais luminárias de papel ou pelas luzes calmantes das velas.  As luminárias de papel possuem uma luz mais natural e agradável. Além disso, elas oferecem um design artesanal e leve. Coloque diferentes fontes de luz que lhe permitirá controlar a intensidade e as áreas a ser iluminado. Aproveite todas as possibilidades para misturar uma luminária de chão, um conjunto de lâmpadas com uma luz indireta.

Para a área da cama, luminárias para leitura na parede são muito práticas. Afinal elas podem ser orientadas para enfatizar a respectiva área, ao contrário das luminárias de cabeceira que são raramente flexíveis. 

Minimalista

Salas de jantar minimalistas por Daifuku Designs
Daifuku Designs

Japón en BCN – El comedor

Daifuku Designs

Como você já leu anteriormente, o design japonês é básico e minimalista. A desordem não está presente nas casas que possuem este estilo moderno. O mobiliário costuma ser moderno, alinhado e produzido de madeira mais artesanal. A iluminação costuma seguir um modelo angular e menos clássico. No geral, é interessante prestar atenção em projetos de design modernos para replicar esse estilo simples e reto. Tudo deve ter um propósito e um lugar certo. Nada deve ficar fora de ordem ou não ter uma função clara. Estudar a arte do Feng Shui também pode ajudá-lo a projetar seu interior minimalista.

Cama de tatame

Quartos  por NEUMARK
NEUMARK

Интерьеры апартаментов отеля Sabah Al-Ahmad Khiran Сhalet, Кувейт

NEUMARK

O termo em si significa colchão ou esteira de tecido, palha de arroz bem compacto, forrado com tecido ou fita de veludo. A cama de tatame é conhecida por ser confortável para dormir e descansar. Além disso, ela é suave e silenciosa. As dimensões do tatame podem variar dependendo da região em que se originou. Estes modelos de cama contam normalmente com um formato regular. Porém, podem podem ser ajustados e funcionam bem em diferentes estilos de ambientes. Hoje eles representam a fonte inesgotável de inspiração para os arquitetos, designers, historiadores de arte e todos os fãs dos valores tradicionais do Japão.

Jardim japonês

Jardins de inverno modernos por Le Verande srls
Le Verande srls

Tutto vetro

Le Verande srls

Os jardins orientais ou japoneses são um espaço na natureza muitas vezes direcionados para a meditação. Os povos do ocidente enxergam os jardins como espaços para exercitar a harmonia, calma e a busca espiritual. Por essa razão tudo nos jardins japoneses é colocado seguindo o Feng Shui, de forma a espalhar energias positivas pelo recinto. Neles, normalmente se encontra algum foco de água, pedras e o bambu, onde cada um têm uma simbologia própria. Os jardins japoneses são compactos e podem ser feitos até mesmo dentro de casa ou nas varandas. Para mais dicas sobre jardim, confira Modelos de jardim inusitados.

Você decoraria sua casa no estilo japonês?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!