Decoração de banheiro: conheça 6 boxes incríveis

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

O box do banheiro, certamente, é uma parte indispensável em muitas casas . Peça perfeita para o banheiro charmoso e sempre seco, os boxes estão cada vez mais ao alcance de todos. Se em outros tempos a compra desta peça pedia um alto valor de investimento, atualmente isto pode ser feito com menor custo, especialmente por conta do grande número de peças disponíveis no mercado.

Muitos boxes oferecem segurança, já que são feitos em vidros temperados do tipo blindex, que não estilhaçam caso quebrem. O preço médio atual para estas peças gira em torno de R$ 300 o metro quadrado, já com a instalação. Sabendo que dificilmente será necessária a compra de outro box, o custo-benefício do produto é perfeitamente vantajoso. Quanto mais transparentes, mais baratos, já que peças coloridas e de grande opacidade têm maior valor final. Para que esta escolha seja bem feita, deve-se ter em mente principalmente a decoração já presente no banheiro.

Decorativamente falando, os boxes devem combinar com os metais no espaço. Ou seja, para os metais estruturais das peças funcionarem bem juntos, leve em conta torneiras e outros acessórios de metal já utilizados no ambiente. Isto será fundamental para que a escolha seja a melhor possível. 

Assim como texturas e cores variadas, os boxes podem também ser encontrados em formatos diversos. Eles variam principalmente quanto ao tipo de abertura e fechamento da porta. Banheiros em tamanho pequeno pedem portas de correr, enquanto que, para espaços maiores, as portas com abertura para dentro ou fora, podem ser tranquilamente utilizadas. Chuveiros instalados nos cantos pedem a utilização de um box em formato de 90º. Quando instalados entre paredes estreitas, o box de duas peças com porta de correr poderá ser a melhor solução.

Quanto a manutenção, o principal cuidado é verificar constantemente o silicone aplicado para a instalação das portas. Fique sempre atento ao possível desgaste, para que a instalação seja reforçada. A limpeza dos boxes é prática e fácil. Basta a utilização de uma pequena buchinha macia e detergente neutro para que as peças fiquem perfeitamente limpas. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como escolher o modelo e tipo de box, convidamos que se junte a nós para conferir as imagens abaixo que contarão ainda mais sobre os detalhes essenciais a serem atentados no momento de escolher a peça para o seu banheiro. Por isso, siga conosco, confira estas ótimas dicas e faça a escolha certa para a decoração do seu banheiro!

1. Considere o espaço do banheiro

Esta é a primeira e primordial informação que você deve ter em mãos no momento de escolher o box para seu banheiro. O tamanho do banheiro é o que determinará qual o modelo correto para a instalação do box no espaço. Lembre-se de nossa dica no início do artigo: chuveiros mais ao canto dos banheiros são boas opções para box em 90º, enquanto que, chuveiros instalados entre paredes com proximidade paralela, deverão direcionar a escolha para modelos com porta de correr. O A altura dos vidros também deverá ser levada em consideração. Modelos de box que cobrem todo o espaço entre o piso e o teto oferecem beleza e estilo para a decoração, no entanto, para esta escolha a presença de um vitrô próximo ao chuveiro ou na extremidade do próprio box é fundamental para que a fumaça e a umidade possam ter áreas de escape. 

Na imagem, um projeto da arquiteta Emmilia Cardoso, do Rio de Janeiro (RJ), que compôs uma decoração belíssima no pequeno banheiro. A soma com o gabinete de granito, os azulejos criativos na área interna do box e da cor mostarda, deixarão o pequeno espaço incrível!

2. O formato do box

O tipo de abertura do box dependerá diretamente do tamanho disponível para a instalação da estrutura no banheiro. Banheiros com maior amplitude, em formato de quadrados, poderão contar com a presença de box em formatos de 90º, o que possibilita a utilização de uma peça com abertura para dentro ou fora. Já se o seu banheiro é em formato de corredor, a melhor escolha é pela utilização do box com duas peças, onde uma delas é uma porta deslizante. 

Na imagem, o projeto também da arquiteta Emmília Cardoso, do Rio de Janeiro (RJ), aproveitou o espaço com paredes paralelas para a instalação de um box com portas deslizantes, o que ofereceu uma excelente otimização para o espaço. A combinação de peças que lembram texturas de madeira traz muita elegância ao ambiente.

3. A contenção da água

Uma das principais funções do box é manter o espaço do banheiro seco e limpo. Evitar que a água do banho escoe para os espaços do lavabo é tornar mais fácil o momento de limpeza no ambiente. Para isto, procure boxes onde as peças que mantenham uma boa vedação nas extremidades inferiores das peças, como, por exemplo, base de metal com boa altura para evitar que a água escoe para outros espaços. 

Na imagem, um lindo projeto com a presença do pequeno box de vidro fumê ao lado da banheira em formato arredondado. A escolha por um revestimento no tipo canjiquinha trouxe um acolhimento perfeito ao ambiente. 

4. Facilidade para a secagem

Banho social: Banheiros rústicos por Flaviane Pereira
Flaviane Pereira

Banho social

Flaviane Pereira

Para que o ambiente do banho esteja sempre seco e evite a presença constante de umidade, o ideal é que o box esteja estruturado em um espaço quadrado , onde o ralo fique centralizado e o piso declinado para direcionar o escoamento. Desta maneira, o banheiro ficará naturalmente seco em pouco tempo. Desta forma, o ideal é a escolha por um box que contenha ferragem para melhor adaptação ao piso, evitando que a água transpasse para a área de banho, já que apenas as peças em vidro poderão oferecer vãos pequenos junto ao piso. 

Na imagem, o pequeno e moderno banheiro projetado pela decoradora de interiores, Flaviane Pereira, de Belo Horizonte (MG).

5. Transparente ou opaco?

Entre a escolha de transparência ou opacidade, a definição poderá ser por peças lisas para um ambiente mais simples ou opacas com desenhos texturizados, que poderão dar um incremento a mais na decoração. Para isto, deixe sua criatividade solta para escolher o estilo do seu banheiro.

6. O estilo do banheiro

Banheiros coloridos, brancos ou com detalhes artísticos: escolha o box ideal do espaço conforme as características decorativas do ambiente. Não exclua da lista de opções as cortinas plásticas, que podem dar o toque rústico perfeito para banheiros, como neste lindo projeto do escritório Piloni Arquitetura, de São José do Rio Preto (SP).

Qual destes modelos você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!